
A Selecção Portuguesa Júnior terminou a participação no EuroJúnior 2008 em segundo lugar, conquistando o vice título, atrás da sua congénere Francesa que, com a presença de alguns nomes bem sonantes do panorama do Surf, confirmou o seu estatuto de favorita e levou para casa mais um título de Campeã europeia.
A única vitória alcançada em termos individuais foi no Bodyboard Feminino onde Mariana Machado levou a melhor sobre as suas adversárias.
Portugal cometeu a proeza de colocar um atleta em cada uma das finais, em todas as categorias e escalões etários, mas apenas a jovem bodyboarder conseguiu a subida ao lugar mais alto do pódium.
Assim, no Surf Sub 18, Filipe Jervis Pereira ficou-se pelo bronze (3º lugar), atrás dos franceses Marc Lacomare e Charles Martin, campeão e vice campeão, respectivamente. Lacomare, já com alguma experiência ao nível de WQS, realizou uma onda de 10 pontos na grande final, deixando a combinação todos os restantes adversários.
No Surf Sub 16, Frederico Morais imitou o seu colega do escalão acima e repetiu o terceiro posto, com Dimitri Ouvre a sagrare-se vencedor e o campeão europeu Pro Júnior, Maxime Huscenot a conquistar o segundo lugar. “Kikas” ficou à frente do marroquino Ramzi Boukhiam, 4º classificado.
No Surf Sub 14, Vasco Ribeiro liderou a final mas na sua última onda, o francês Tom Cloarec realizou um 8.50 (num máximo de 10 pontos) e alcançou o título no escalão mais jovem em disputa. Vasquinho havia vencido Cloarec duas rondas antes mas não foi capaz de se superiorizar novamente ao francês e teve que se contentar com o título de vice campeão europeu.
No Surf feminino, Maria Abecassis alcançou um brilhante 3º lugar, atrás das francesas Pauline Ado (campeã) e Alizee Arnaud (vice campeã) mas à frente da espanhola Garazi Sanchez, todas elas atletas com muito mais experiência internacional que a jovem portuguesa da Praia da Poça.
No Longboard, João Veríssimo foi 3º classificado, numa prova onde o francês Edouard Delpero não deu qualquer hipótese aos demais adversários, deixando a combinação Cole Jouanny (2º), João Veríssimo (3º) e Ewan Rogers (4º).
No Bodyboard masculino, em Sub 18, Tiago Silva foi vice campeão e nos Sub 16, António Lopes foi 3º classificado. Como já referimos Mariana Machado foi Campeã europeia na categoria feminina.
No final das contas, como já havíamos referido, França sagrou-se Campeã por selecções, Portugal foi 2º, Espanha 3º e Marrocos, o país organizador ficou no 4º lugar.