sábado, 3 de janeiro de 2009

Brasil parte atrás de mais um título mundial Pro Junior da ASP

Fonte: ASP South America

O campeão sul-americano Alex Ribeiro encabeça o time 100% brasileiro da ASP South America

O Billabong ASP World Junior Championships, principal competição para surfistas com até 21 anos de idade do mundo, vai decidir os títulos de 2008 nos próximos dias 03 a 10 de janeiro na Austrália. Seis brasileiros vão representar a América do Sul junto com o peruano Andres Wurst, um dos convidados da ASP para a décima edição do Mundial Pro Junior, a sétima seguida na praia Narrabeen, em Sydney. Os sete escritórios regionais da ASP pelo mundo, realizaram seletivas para formarem seus times e alguns são convidados pelos organizadores.

O Brasil tem maioria de títulos, quatro dos nove disputados. No último, o cearense Pablo Paulino ganhou um convite e despediu-se da categoria conquistando o segundo dele. Da lista de campeões do Billabong World Junior Championships, fazem parte estrelas atuais do ASP World Championship Tour, como o tricampeão mundial Andy Irons, 30 anos, primeiro vencedor em 1998, o australiano Joel Parkinson, 27, campeão em 1999 e 2001, e o sul-africano Jordy Smith, 20, ganhou a final de 2006 tirando o bi de Adriano de Souza, 21, na Austrália.

O mais impressionante é no feminino. Desde que a categoria estreou no ASP World Junior Championships, todas as campeãs entraram na divisão de elite no mesmo ano do título. Foi assim com Jessi Miley-Dyer, 22 anos, campeã de 2005 que entrou no ASP Womens Tour pelo WQS de 2006, Nicola Atherton, 22, venceu o título de 2006 nos primeiros dias de 2007, e a atual Sally Fitzgibbons, 18, também foi campeã do WQS 2008.

BRASIL TETRACAMPEÃO - No masculino, o Brasil é o maior colecionador de títulos. O primeiro foi em 2000 com o carioca Pedro Henrique na última edição no Havaí. O paulista Adriano de Souza ganhou o de 2003. Depois, Pablo Paulino garantiu o bi seguido do Brasil levando o de 2004 e repetiu a dose com o troféu de 2007.

Ele não poderá defender o título por já ter estourado o limite de idade, mas a América do Sul estará muito bem representada novamente por um time 100% brasileiro. As principais estrelas são os últimos campeões mundiais da categoria sub-18, o catarinense Alejo Muniz em 2008 na França e o potiguar Jadson André em 2007 em Portugal. Já no feminino, a grande aposta de título é a paraibana Diana Cristina.

PERUANO CONVIDADO - Além do sexteto brasileiro, a América do Sul também terá a participação do peruano Andres Wurst no masculino, um dos quatro convidados da ASP que entram direto no evento principal. O time da ASP South America encabeçado pelo campeão sul-americano Alex Ribeiro, tem os dois acima e ainda Ricardo dos Santos, Alex Lima e Magno Pacheco. Já o paranaense Peterson Crisanto vai disputar as triagens que definem os dois últimos integrantes do quadro de 48 participantes do Billabong ASP World Junior Championships 2008.

CAMPEÕES MUNDIAIS SUB-21 DA ASP:
2007: Pablo Paulino (BRA-CE) e Sally Fitzgibbons (AUS) na Austrália
2006: Jordy Smith (AFR) e Nicola Atherton (AUS) na Austrália
2005: Kekoa Bacalso (HAV) e Jessi Miley-Dyer (AUS) na Austrália
2004: Pablo Paulino (BRA-CE) na Austrália
2003: Adriano de Souza (BRA-SP) na Austrália
2002: não foi realizado
2001: Joel Parkinson (AUS) na Austrália
2000: Pedro Henrique (BRA-RJ) no Havaí
1999: Joel Parkinson (AUS) no Havaí
1998: Andy Irons (HAV) no Havaí

RELAÇÃO DE CADA UMA DAS SETE REGIÕES DA ASP E DOS CONVIDADOS:

ASP SOUTH AMERICA - Alex Ribeiro (SP), Alejo Muniz (SC), Ricardo dos Santos (SC), Alex Lima (SC), Magno Pacheco (SP) e Jadson Andre (RN) no masculino e Diana Cristina (PB) e Gabriela Leite (SC) no feminino.

ASP NORTH AMERICA - Cory Arrambide, Nat Young, Andrew Doheny, Travis Beckmann, Blake Jones no masculino e Christa Alves e Courtney Conlogue no feminino, todos norte-americanos.

ASP HAWAII - Kai Barger, Kiron Jabour, Casey Brown, Sebastian Zietz, falta definir mais um no masculino e Coco Ho e Leila Hurst no feminino, todos havaianos.

ASP AUSTRALASIA - Stuart Kennedy (AUS), Heath Joske (AUS), Tamaroa McComb (TAH), Jayke Sharp (AUS), Lincoln Taylor (AUS) e Matt Wilkinson (AUS), além de Tyler Wright (AUS) e Laura Enever (AUS) no feminino.

ASP EUROPE - Maxime Huscenot (REU), Marc Lacomare (FRA), Medi Veminardi (REU), Jatyr Bersaluce (ESP), Pierre-Valentin Laborde (FRA) e Jules Thomet (FRA) no masculino e Alizee Arnaud (FRA) e Pauline Ado (FRA).

ASP AFRICA - Klee Strachan, Nick Godfrey, Shaun Joubert, Casey Grant e Rudy Palmboom Jr. no masculino e Sarah Baum e Nikita Robb no feminino, todos sul-africanos.

ASP JAPÃO - Shota Nakamura, Nobuyuki Osawa, Kaito Sekimoto, Keito Matsuoka e Koki Nakamura no masculino e Nao Ohmura e Sayuri Hashimoto no feminino, todos japoneses.

CONVIDADOS DA ASP - Andres Wurst (PER), Dusty Payne (HAV), Owen Wright (AUS) e Charley Martin (GLP) no masculino e Luciana Heremoana (TAH), Sage Erickson (EUA) e Bethany Hamilton (HAV) no feminino.

CONVIDADOS DA BILLABONG - Granger Larsen (HAV) no masculino e Airini Mason (NZL) e Paige Hareb (NZL) no feminino.

TRIALISTAS DA VON ZIPPER TRIALS – classifica dois atletas: Peterson Crisanto (BRA), Richard Christie (NZL), Nick Riley (AUS), Madison Williams (AUS), Mitch Crews (AUS), Julian Wilson (AUS), Nick Vasicek (AUS), Craig Anderson (AUS), Heifara-Peter Tahutini (TAH), Torrey Meister (HAV), Raditiya Rhondi (IDN), Kolohe Andino (EUA), Brent Savage (AUS), um surfista local de North Narrabeen e mais dois surfistas de Israel.