
Valeu o esforço do renomado surfista peruano Chalo Espejo, que na última terça-feira promoveu uma prestigiada coletiva de imprensa para o lançamento oficial do Movistar Pro San Bartolo Peru 2009. Reuniu os principais representantes, patrocinadores e surfistas locais do mega evento que pretende realizar a partir do dia 23 em San Bartolo. O campeonato vai marcar a volta do Peru ao calendário do Circuito Mundial Profissional da ASP, depois de uma década de ausência.
O último WQS no país famoso pelas grandes ondas foi em 1999, mas Chalo Espejo agora conseguiu o apoio que vinha buscando nos últimos anos. Para começar, fará uma etapa masculina de 2 estrelas nos próximos dias 23 a 25 e uma também do mesmo nível que vai abrir o WQS 2009 feminino na semana seguinte, 31 de janeiro e 1.o de fevereiro, nas ondas de San Bartolo.
O presidente da Federação Peruana de Surf (FENTA – Federación Nacional Deportiva de Tabla), Eduardo Cáceres, falou do orgulho do Peru voltar ao cenário principal do surf com os campeonatos da ASP: “Este ano devemos ter três eventos mundiais, sendo um WQS masculino e um WQS feminino agora em San Bartolo e provavelmente também o WCT feminino pelo terceiro ano seguido em outubro”.
Já o prefeito de San Bartolo, Jorge Bearthelmess, ficou feliz pela escolha de San Bartolo para receber um evento tão importante: “Estou realmente muito contente por nossa cidade poder receber campeonatos de alto nível nacional e mundial”.
A expectativa é para uma grande participação de surfistas peruanos e também de vários países da América do Sul nas duas categorias, como Brasil, Argentina, Chile, Equador, além da Costa Rica, Porto Rico, México, Estados Unidos e Havaí. A disputa do título masculino começa na próxima sexta-feira, dia 23, em San Bartolo.
Além disso, o organizador Chalo Espejo também anunciou uma atração especial no sábado, dia 24, o SAMSUNG NIGHT SESSION a partir das 20 horas, com um prêmio de 1.500 dólares para o surfista que fizer a melhor manobra. A noite terminará com um espetáculo de fogos de artifício, além de um desfile de biquínis da Rip Curl.
A Teatrico Producciones e Peru Surf são as empresas encarregadas pela realização do evento e prometeram já estar tudo pronto para oferecer um espetáculo de qualidade com boa organização, segurança e diversão.
O Movistar Pro San Bartolo Peru 2009 oferece premiação total de 37.500 dólares, sendo 25.000 para o masculino e 12.500 para o feminino. As duas etapas valem 500 pontos no ranking e na categoria feminina serão os primeiros da temporada. A vitória no Peru também garante a liderança do WQS 2009 até a segunda etapa, que também terá nível 2 estrelas, nos dias 18 a 22 de março em Newcastle, Austrália.
Já no WQS masculino, a terceira etapa do ano é logo nos dias 09 a 15 de fevereiro e bem mais perto do Peru, o Hang Loose Pro Contest em Fernando de Noronha. Em 2009, comemora seu 23.o aniversário e a décima edição nos tubos da Cacimba do Padre no arquipélago pernambucano. Será o primeiro grande evento do ano, nível 5 estrelas com 120.000 dólares e 2.000 pontos que podem valer a liderança do WQS.