
Tradição no início de cada temporada, o ‘Rip Curl Grom Search’ terá a sua 10ª edição consecutiva em 2009, novamente com três etapas. A abertura será nos dias 24 e 25, num dos principais palcos do surf nacional, a Praia da Joaquina, em Florianópolis, no litoral catarinense.
Voltado aos surfistas com até 16 anos de idade de qualquer parte do País, o circuito tem como proposta a revelação de novos valores, com surf de qualidade, aliada ao espírito de camaradagem, de confraternização e a diversão, sempre criando uma atmosfera positiva. Grandes talentos já passaram pelo evento, com destaque para nomes hoje consagrados no WCT, como Adriano de Souza, o Mineirinho, Jihad Kohdr e Bruna Schmitz, estreante na elite mundial em 2009 e dona de dois títulos no Rip Curl Grom Search.
Este ano o evento contemplará Santa Catarina, que retorna ao Tour, Rio de Janeiro, nos dias 7 e 8 de março, na também famosa Praia da Barra da Tijuca; e, como sempre, a decisão no litoral paulista, nos dias 21 e 22 de março, na Praia de Pitangueiras ou do Tombo, em Guarujá, cidade onde fica a sede da Rip Curl no Brasil.
Serão quatro categorias em disputa, a mirim e a feminina, para atletas com até 16 anos de idade, a iniciantes, com limite de 14 anos, e a grommets, aos caçulas, com 12 anos para baixo. Além das disputas no mar, os participantes contarão com diversas brincadeiras na areia, para manter a animação total, e a esperada confraternização ao final de cada etapa, ratificando o slogan do evento: “Muito mais que um campeonato de surf”.
Os campeões gerais da mirim e feminina estarão classificados a representar o Brasil na grande final internacional de 2010. Eles enfrentarão os melhores surfistas sub-16 do Mundo, durante o WCT Rip Curl Pro, em Bells Beach, na Austrália, a etapa de mais tradição do Circuito Mundial Profissional. Os dois atletas ganharão as passagens aéreas, além de toda a logística para competir no ‘Rip Curl Grom Search International’.
Também receberão uma bolsa de estudos completa, com intercâmbio cultural, incluindo estadia e alimentação, na ‘The Milton College Centre’, uma das instituições mais respeitadas daquele país, oferecida pela Study Way. Dessa forma, os dois campeões do Brasil poderão competir, conviver com os maiores nomes do Mundo, já que o evento é realizado simultaneamente ao WCT, e ainda aprender, evoluir culturalmente, além de surfarem em ondas perfeitas.
40 ANOS - O presidente da Rip Curl no Brasil, Felipe Silveira, destacou que a marca completa 40 anos em 2009 e o que começou com “A Busca” de dois surfistas pela onda perfeita acabou se firmando como identidade e filosofia da empresa. “Hoje a frase The Ultimate Surfing Company não é só o slogan, mas uma declaração que transmite e reforça a visão da empresa. O Rip Curl Grom Search busca difundir cada vez mais a mensagem do The Search”, destacou Felipe.
RETORNO - A edição de 2009 também marca um momento de retorno a dois grandes e importantes picos do surf nacional, as praias da Joaquina e da Barra. “Este é o décimo ano do evento e também estamos comemorando quatro décadas da marca, portanto escolhemos sedes emblemáticas. Desde 2005 a Barra não recebia o Rip Curl Grom Search. E também teremos a já tradicional final em Guarujá, onde fica a nossa sede”, explicou Carolina Pissato, do marketing da Rip Curl.
AO VIVO - Todas as etapas terão transmissão ao vivo pela internet, com o som da locução do palanque, imagens em tempo real dos surfistas nas ondas e as notas dadas pelos juízes. Serão declarados campeões do Rip Curl Grom Search 2009 os surfistas com maior pontuação na soma de duas, das três etapas. No caso de empate no ranking, o campeão será o surfista com o melhor resultado na competição decisiva.
Informações sobre o campeonato no site www.br.ripcurl.com/?gromsearch09. Mais detalhes pelo telefone (13) 2101.0525 ou pelo e-mail: marketing@ripcurl.com.br, com Caio Umehara e Carolina Pissato.
O Rip Curl Grom Search 2009 tem os patrocínios de Rip Curl, J’Bay, Jamf e Overboard. Apoio: Cadernos Jandaia, Study Way Cursos no exterior, The Milton College Centre, Grupo Skygraf do Brasil e Sticle Malharia. Divulgação: Fluir e Waves. Supervisão: Confederação Brasileira de Surf, Fecasurf, Feserj e Fpsurf.
Paulistas levaram mais títulos
O Rip Curl Grom Search foi criado em 1998 na Austrália e a 1ª edição foi disputada na praia de JunJac. O evento vem ganhando força a cada ano e já conta com disputas nos Estados Unidos, África do Sul, Indonésia, Nova Zelândia e Europa (com etapas na Inglaterra, França, Irlanda, Itália, Portugal e Espanha). O Brasil começou a realizar o evento em 2000 e já reuniu mais de 2 mil surfistas por toda a costa.
Desde 2004, o evento ganhou status de Circuito (antes eram feitas etapas isoladas). Em cinco anos de disputas, os paulistas levaram 11 dos 20 títulos, criando uma hegemonia na grommets. O maior vencedor é Filipe Toledo, de Ubatuba, filho do bicampeão brasileiro pro, Ricardo Toledo, com dois canecos entre os mais novos e um na iniciantes, em três anos consecutivos.
Na edição inicial do novo formato os campeões foram o catarinense Giancarlo Zampieri, na mirim; o paranaense Rafael Teixeira, na iniciantes; o paulista Nathan Brandi, na grommets; e outro destaque do Paraná, Bruna Schmitz, na feminina. No ano seguinte, Bruninha repetiu a dose entre as meninas e nas três categorias masculinas os títulos ficaram com paulistas. Wesley Moraes faturou a mirim, Miguel Pupo a iniciantes e Sidney Guimarães a grommets.
Em 2006, o paranaense Peterson Crisanto, o Urso, fez bonito levando a mirim e a iniciantes de uma só vez. A paraibana Diana Cristina, uma das maiores revelações da categoria, comemorou entre as meninas, e Filipe Toledo iniciou a seqüência de títulos com 100% de aproveitamento na grommets.
O circuito de 2007 teve Filipinho faturando o bicampeonato entre os mais novos. Na mirim, o campeão foi o também paulista Miguel Pupo, filho de outro grande nome do surf nacional, Wagner Pupo. Na feminina, a catarinense Gabriela Leite foi imbatível, enquanto que na iniciantes, mais um paulista ergueu a taça. Jessé Mendes ficou com o título no desempate contra Gabriel Medina, outro grande valor do Estado.
No ano passado, o paranaense Victor Valentim foi campeão mirim, numa disputa acirrada contra o paulista Nathan Brandi, para garantir a vaga para a final mundial que será realizada este ano. Na feminina, quem levou a melhor foi a paulista Juliana Meneghel, também numa decisão emocionante contra Kaena Brandi (irmã de Nathan), para se classificar à disputa na Austrália. Filipe Toledo festejou pelo terceiro ano seguido no Rip Curl Grom Search, desta vez na iniciantes, enquanto que na grommets, mais um título para São Paulo, com Edgard Groggia.
Marca sempre investiu forte no surf
Uma das gigantes da surfwear mundial, a Rip Curl sempre investiu forte no surf. Possui a etapa mais tradicional do Circuito Mundial Profissional, o WCT Rip Curl Pro, em Bells Beach, realizado desde 1973, e também a “The Search”, inovando a cada temporada. No feminino também são duas disputas na elite mundial.
O time de atletas impõe respeito com destaque para Mick Fanning, campeão mundial de 2007, e Stephanie Gilmore, atual bicampeã e consolidada em 2008, com cinco vitórias em oito etapas disputadas. Ainda no WCT, o Brasil é representado pela catarinense Jacqueline Silva, bicampeã do WQS e uma das mais experientes do Tour.
A equipe brasileira também tem o carioca Bruno Santos, que em 2008 fez história com a vitória nas poderosas ondas de Teahupoo, e o catarinense Jean da Silva. Já a nova geração brasileira é muito bem representada pelos paulistas e campeões brasileiros Camila Cássia e Jessé Mendes e pelo carioca Filipe Braz. No exterior, a atração fica para a a francesa Pauline Ado e a havaiana Bethany Hamilton, que acabam de garantir o título e o vice mundial pro-júnior, na Austrália.
RANKING FINAL DO RIP CURL GROM SEARCH 2008
CATEGORIA MIRIM (ATÉ 16 ANOS)
1 Victor Valentim – Ilha do Mel (PR) – 1.900
2 Nathan Brandi – Guarujá (SP) – 1.810
3 Ian Gouveia – Porto de Galinhas (PE)/Florianópolis (SC) – 1.629
4 Kristian Kimmerson – Vila Velha (ES) – 1.385
4 Caio Ibelli – Guarujá (SP) – 1.385
CATEGORIA FEMININA (ATÉ 16 ANOS)
1 Juliana Meneghel – Guarujá (SP) – 1.900
1 Kaena Brandi – Guarujá (SP) – 1.900
3 Bárbara Segatto – Vila Velha (ES) – 1.729
4 Isabela Lima – Rio de Janeiro (RJ) – 1.539
CATEGORIA INICIANTES (ATÉ 14 ANOS)
1 Filipe Toledo – Ubatuba (SP) – 1.810
2 Wesley Dantas – Peruíbe (SP) – 1.800
3 Deivid Silva – Guarujá (SP) – 1.629
4 Matheus Navarro – Itajaí (SC) – 1.531
4 Cainã Barletta – Florianópolis (SC) – 1.531
CATEGORIA GROMMETS (ATÉ 12 ANOS)
1 Edgard Groggia – Guarujá (SP) – 2.000
2 Lucas Silveira – Rio de Janeiro (RJ) – 1.800
3 Luan Wood – Florianópolis (SC) – 1.710
4 Victor Bernardo – Guarujá (SP) – 1.466