
Os melhores surfistas do mundo aproveitam os últimos dias de treinos livres para a abertura do ASP World Championship Tour 2009 na Austrália. O Quiksilver Pro e o Roxy Pro, ambos apresentados por LG Mobile, inauguram a temporada de caça aos títulos mundiais masculino e feminino nos dias 28 de fevereiro a 11 de março. Os eventos são móveis pela Gold Coast, com suas sedes principais instaladas em Snapper Rocks.
Neste ano, o Brasil terá o mesmo número de três representantes nas duas categorias. O paulista Adriano de Souza (foto) foi o sétimo melhor surfista do mundo em 2008 e vai estrear junto com o cearense Heitor Alves na quarta bateria. O paranaense Jihad Khodr completa o trio no grupo dos top-45. Já no feminino, tem a vice-campeã mundial Silvana Lima (CE), a experiente Jacqueline Silva (SC) e a novata Bruna Schmitz (PR) entre as top-17.
Mas, todas as expectativas estão voltadas para o eneacampeão Kelly Slater, 36 anos, que inicia a caminhada do décimo título na primeira das dez etapas do ASP Men´s Tour 2009. Será ele contra 44 surfistas, com os australianos Mick Fanning, Joel Parkinson e Taj Burrow também já sendo apontados como fortes candidatos.
Aos 30 anos de idade, Taj Burrow já foi vice-campeão mundial algumas vezes e no ano passado terminou em terceiro lugar no ranking, atrás de outro australiano, Bede Durbidge. No entanto, ele é sempre um dos favoritos nas direitas de Snapper Rocks, palco principal do Quiksilver Pro Gold Coast na Austrália.
“As duas primeiras semanas do ano fiquei só curtindo o verão, mas depois disso venho treinando direto para tentar começar bem a temporada”, contou Taj Burrow. “Agora estou trabalhando com o Johnny Gannon e ele vai viajar comigo esse ano. Temos treinado bastante vários aspectos, como minha flexibilidade e confiança nas manobras. É o início de um novo trabalho e já sentimos que meu surfe está bem melhor do que antes”.
Ele também comenta sobre ser apontado com um dos favoritos ao título na Gold Coast. “Acho que meu surfe se adapta bem em pointbreaks de direitas, então sempre participo com muito entusiasmo desta primeira etapa da temporada. Além disso, surfar em Snapper Rocks com apenas um ou dois caras dentro d´água é realmente especial. Só espero que tenhamos boas ondas”.
Burrow ainda falou sobre a busca do seu primeiro título mundial: “Eu não planejo mudar muito em termos de planejamento para esta temporada. Eu senti que surfei bem no ano passado e cometi poucos erros. O Slater é que viveu um ano brilhante e não deu chances para ninguém, então vamos ver o que acontece esse ano”.
O também australiano Joel Parkinson, 27 anos, é outro que corre atrás do título mundial há anos e mostra-se excitado para começar bem a temporada 2009. “Não vejo a hora para que comece logo”, disse Parkinson. “Estou confiante para fazer um grande ano e já torcendo para que tenhamos boas ondas nos eventos. Para mim, é gratificante começar a temporada em casa, onde estou familiarizado com tudo e por conhecer bem as praias daqui da Gold Coast”.
Desde que entrou na divisão de elite do esporte, Parkinson é sempre apontado como um dos candidatos ao título mundial, mas o máximo que conseguiu foi ser vice-campeão nas temporadas de 2002 e 2004. “Eu tenho surfado muito e treinado bastante também, tudo com objetivo de começar bem a temporada. Para superar o Kelly (Slater), eu realmente terei que surfar mais forte, mais rápido e mais determinado”, acredita Joel, que vai enfrentar o norte-americano Dane Reynolds e o espanhol Aritz Aranburu, ambos com 23 anos de idade, em sua estréia no Quiksilver Pro Gold Coast.
Mais jovem do que eles, o francês Jeremy Flores, 20, inicia sua terceira temporada no ASP World Tour com o status de ter sido o décimo melhor surfista do mundo no ano passado. Ele é uma das grandes forças da nova geração, junto com o brasileiro Adriano de Souza, que foi o sétimo colocado no ranking final de 2008.
“Estou muito contente com minha participação nas duas primeiras temporadas na elite”, confessa Flores. “Tenho só 20 anos e já consegui um lugar entre os top-10, então quero continuar evoluindo, ganhando experiência e treinando bastante sempre. Talvez, em alguns anos eu estarei brigando pelo título mundial, mas no momento estou só vivendo o privilégio de estar no Dream Tour”, falou o namorado de Bruna Schmitz, uma das novidades do ASP Tour 2009. Jeremy está na primeira bateria do masculino e Bruninha na última do feminino.
A paranaense faz sua estréia na elite no Roxy Pro, que acontece junto com o Quiksilver Pro no mesmo período que começa neste sábado e vai até 11 de março na Austrália. Os dois eventos são móveis, com suas bases principais instaladas em Snapper Rocks. Mas, dependendo das condições do mar, a competição pode rolar em Duranbah Beach, Greenmount, Kirra, Burleigh Heads e até na locação mais distante, a Ilha de Stradbroke.
QUIKSILVER PRO GOLD COAST – Primeira fase classificatória:
01: Jeremy Flores (FRA), Roy Powers (HAV), Tim Boal (FRA)
02: Bobby Martinez (EUA), Ben Dunn (AUS), Dustin Barca (HAV)
03: Mick Fanning (AUS), Jordy Smith (AFR), Tiago Pires (PRT)
04: Adriano de Souza (BRA), Heitor Alves (BRA), Phillip MacDonald (AUS)
05: Adrian Buchan (AUS), Damien Hobgood (AUS), Drew Courtney (AUS)
06: C. J. Hobgood (EUA), Taylor Knox (EUA), Marlon Lipke (ALE)
07: Joel Parkinson (AUS), Dane Reynolds (EUA), Aritz Aranburu (ESP)
08: Kelly Slater (EUA), Kieren Perrow (AUS) + 1 das triagens
09: Bede Durbidge (AUS), Dayyan Neve (AUS) + 1 das triagens
10: Taj Burrow (AUS), Mikael Picon (FRA) + 1 das triagens
11: Luke Stedman (AUS), Dean Morrison (AUS), Greg Emslie (AFR)
12: Fredrick Patacchia (HAV), Mick Campbell (AUS), Kekoa Bacalso (HAV)
13: Chris Ward (EUA), Nathaniel Curran (EUA), Nic Muscroft (AUS)
14: Kai Otton (AUS), Chris Davidson (AUS), Josh Kerr (AUS)
15: Tim Reyes (EUA), Michel Bourez (TAH), David Weare (AFR)
16: Tom Whitaker (AUS), Gabe Kling (EUA), Jihad Khodr (BRA)
ROXY PRO GOLD COAST – primeira fase classificatória:
1.a: Samantha Cornish (AUS), Jessi Miley-Dyer (AUS), Paige Hareb (NZL)
2.a: Amee Donohoe (AUS), Jacqueline Silva (BRA), Alana Blanchard (HAV)
3.a: Stephanie Gilmore (AUS), Rosanne Hodge (AFR) + vencedora das triagens
4.a: Silvana Lima (BRA), Sally Fitzgibbons (AUS), Megan Abubo (HAV)
5.a: Sofia Mulanovich (PER), Chelsea Hedges (AUS), Coco Ho (HAV)
6.a: Melanie Bartels (HAV), Rebecca Woods (AUS), Bruna Schmitz (BRA)