
BELLS BEACH, Austrália (quarta-feira, 25 de março) – O Rip Curl Pro vai estrear o novo formato de competição do ASP World Tour em Bells Beach este ano. O segundo desafio da temporada começa no dia 07 e vai até 18 de abril em Victoria, no sul da Austrália, onde o brasileiro Adriano de Souza vai defender a segunda posição no ranking conquistada na Gold Coast em sua primeira final na divisão de elite do esporte.
O Rip Curl Pro Bells Beach 2009 é apresentado pela Snickers e vai utilizar um sistema mais dinâmico, com todas as baterias passando a ser homem-a-homem e eliminatórias, não existindo mais repescagem para a primeira fase. Os top-8 de 2008, grupo do qual Adriano faz parte, folgam nessa e estréiam direto na segunda fase.
Os outros oito cabeças-de-chave podem mudar durante a temporada, mas nesta segunda etapa eles serão os que ficaram do nono até o 16.o colocado no ranking final do ano passado. Os 32 surfistas que completam os 48 participantes, são divididos na primeira rodada de 16 baterias, com a novidade de que quem perder já está fora.
Este formato é opcional para esse ano e o Rip Curl Pro é o primeiro que vai utilizá-lo, pois na Gold Coast o sistema foi o normal, incluindo a repescagem para os que não vencem suas baterias na rodada de apresentação. Serão 16 baterias a menos e o objetivo da ASP é ganhar tempo para que os melhores surfistas do mundo possam competir nas melhores condições possíveis dentro do prazo do evento.
“Acredito que este formato vai contribuir bastante para o Dream Tour, permitindo capitalizar os ciclos de swell (ondulações) de três dias geralmente, para competirmos sempre em boas ondas, as melhores possíveis”, destaca Adriano, 22 anos, que subiu da sétima para a segunda posição no ranking na abertura do ASP Tour 2009.
“Minha dúvida é que entrar direto na segunda fase pode ter seu ponto positivo e negativo também. Não terei a preocupação de ficar em último lugar (já começa em 17.o), mas não terei outra chance de classificação como no formato antigo. Não dá para arriscar mais, é valendo tudo desde o começo”, ressalta Adriano de Souza.
Ele já foi campeão mundial Pro Junior da ASP em 2004, do WQS em 2005 e por muito tempo considerado como maior promessa de título mundial da América do Sul, mas o sucesso na elite não veio facilmente. Terminou em vigésimo lugar no seu ano de estréia, caiu para 28.o no segundo e só no terceiro, ano passado, conseguiu um lugar no seleto grupo dos top-10 da ASP.
“Eu nunca pensei que ia ser fácil e não foi”, admite Adriano. “Foi muito tempo de trabalho duro e ainda não cheguei lá. Ainda preciso trabalhar mais forte ainda para melhorar. Quando cheguei a elite, sabia que tinha de trabalhar meu surfe de onda grande e já melhorei, mas preciso mais ainda. Meus dois primeiros anos não foram fáceis e a maior inspiração para mim foi o Jeremy (Flores). Ele me mostrou que era possível alguém tão jovem se destacar e me motivou para alcançar o que tenho hoje”.
Depois do vice-campeonato na abertura do ASP Tour 2009 na Gold Coast, Adriano de Souza agora vai tentar melhorar o nono lugar do ano passado no Rip Curl Pro. “Bells não é uma onda fácil de surfar, mas gosto muito dessa onda. Um dia pode estar grande, em outro pequeno, um dia pode ser quente e o seguinte gelado. Vou até disputar o WQS de Margaret River antes para já ir acostumando surfar de wetsuit (roupa de neoprene), em um mar parecido”, contou Adriano, que chega em Bells com um inédito status de estrela do Dream Tour.
O australiano Joel Parkinson, 27 anos, que ganhou a final da primeira etapa na Gold Coast e lidera o ranking, já conquistou o Rip Curl Pro em 2004 e volta afiado depois das brilhantes apresentações nos tubos do último dia da vitória em Kirra Point. Seu amigo de Coolangata, Mick Fanning, 27, que perdeu para ele nas semifinais, também é forte candidato, assim como o atual campeão do evento e defensor do título mundial, Kelly Slater, 37 anos.
O Rip Curl Pro Bells Beach será transmitido ao vivo pelo www.live.ripcurl.com e também vai promover a segunda etapa do ASP Women´s Tour 2009 nos mesmos dias 07 a 18 de abril em Torquay, na gelada região de Victoria.
Contatos de Mídia: Dane Sharp - Rip Curl Internacional
dsharp@ripcurl.com.au
Texto e reportagens:
Dave Prodan – Diretor de Mídia da ASP Internacional
dave@aspworldtour.com
E.U.A.: +1 949 678 0987
AUS: +61 (0) 400 455 228
Fotografias:
Imagens em alta-resolução para jornais e sites de Internet estarão disponíveis na Getty Images, responsável pela distribuição de fotos do ASP World Tour. Acesse as imagens pelo
http://corporate.gettyimages.com/marketing/editorial_frontdoor/ASP/index.html