domingo, 22 de março de 2009

Sofia Mulanovich defende ponta do WQS na Austrália

Fonte: ASP South America / Por: João Carvalho – Assessoria de Imprensa da ASP South America

A peruana Sofia Mulanovich e a argentina Ornella Pellizzari vão brigar pela liderança do WQS neste domingo na Austrália. O campeonato em homenagem ao tetracampeão mundial Mark Richards em Newcastle abriu a perna australiana, mas sem o glamour dos anos passados. Isto porque as etapas masculina e feminina diminuíram a premiação e foram rebaixadas para nível 2 estrelas. Com isso, seus 500 pontos devem ser descartados dos resultados computados nos rankings classificatórios para o Dream Tour da ASP.

E, realmente, poucas estrelas compareceram em Newcastle, nem os campeões do ano passado, o paulista Adriano de Souza e Stephanie Gilmore. O brasileiro foi vice-campeão na abertura do ASP World Tour na Gold Coast, onde a australiana largou com vitória na corrida pelo tricampeonato mundial. O pequeno número de inscritos possibilitou até a mudança do formato de competição, para baterias de dois atletas desde a primeira fase.

O Mark Richards Pro e o Maitland Toyota Open definiram as quartas-de-final no sábado, não no palco principal em Merewether Beach, mas em South Bar, que apresentava melhores condições nas séries de meio metro de altura das praias de New South Wales, na Austrália. O único brasileiro era o catarinense Jefferson Duarte, que passou três fases até ser barrado em 17.o lugar pelo australiano Dale Lovelock.

Já no feminino, a América do Sul é representada pela peruana Sofia Mulanovich e pela argentina Ornella Pellizzari, que estão entre as oito finalistas na Austrália. Nenhuma brasileira foi tão longe só para disputar os mesmos 500 pontos da etapa que abriu o WQS em fevereiro no Peru. As duas também competiram em San Bartolo e a peruana confirmou o favoritismo em casa, com a argentina ficando em terceiro lugar nas semifinais.

Ornella Pellizzari vai abrir as quartas-de-final no domingo decisivo com a australiana Dimity Stoyle. Se passar, pode enfrentar na semifinal a líder do ranking WQS, Sofia Mulanovich, caso a peruana derrote a neozelandesa Airini Mason na segunda bateria. Na briga pela segunda vaga na final, a grande favorita é a também top do ASP Tour, Rebecca Woods, que pega a jovem Phillipa Anderson na disputa seguinte. Na chave-de-baixo, a japonesa Sayuri Hashimoto na última quarta-de-final é a única não-australiana.

No masculino, só o sul-africano Travis Logie impediu maioria absoluta dos donos-da-casa e vai disputar a primeira vaga nas semifinais com o desconhecido Nick Vasicek. Será uma atração da elite mundial abrindo e outra fechando as quartas-de-final do Mark Richards Pro, com Drew Courtney x Michael Spencer na última bateria.

PERNA AUSTRALIANA - O campeão será conhecido no domingo, mas ele não chegará nem perto do líder do WQS 2009, o brasileiro Bruno Santos, que ganhou 2.000 pontos com a vitória no Hang Loose Pro Contest nos tubos da Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha (PE). A lista dos 15 que se classificam para o Dream Tour só sofrerá mudanças na semana que vem, quando será realizado o primeiro 6 estrelas de 2.500 pontos do ano, o O´Neill Coldwater Classic, que marca a estréia da Tasmânia no circuito mundial.

Na sequência, a perna australiana já promove o primeiro 6 estrelas “prime location” de 3.500 pontos em Margaret River. O Drug Aware Pro também vai realizar o primeiro 5 estrelas feminino do WQS 2009 nos mesmos dias 31 de março a 05 de abril em West Australia. Depois, todas as atenções voltam-se ao ASP World Tour, pois o segundo desafio da temporada começa no dia 07 e vai até 18 de abril nas direitas de Bells Beach, palco do tradicional Rip Curl Pro em Torquay, Victoria, na gelada região sul da Austrália.

QUARTAS-DE-FINAL DO MARK RICHARDS PRO:
1.a: Travis Logie (AFR) x Nick Vasicek (AUS)
2.a: Luke Cheadle (AUS) x Sam Lendrum (AUS)
3.a: Jarrad Howse (AUS) x Clancy Dawson (AUS)
4.a: Drew Courtney (AUS) x Michael Spencer (AUS)

QUARTAS-DE-FINAL DO MAITLAND TOYOTA OPEN:
1.a: Ornella Pellizzari (ARG) x Dimity Stoyle (AUS)
2.a: Sofia Mulanovich (PER) x Airini Mason (NZL)
3.a: Rebecca Woods (AUS) x Phillipa Anderson (AUS)
4.a: Sayuri Hashimoto (JAP) x Ashley Smith (AUS)

Postagens Relacionadas: