
Um domingo para ficar na história da evolução do trabalho que vem sendo realizado pela Associação de Surf de Paracuru (ASPA), que mais uma vez escolheu muito bem a data do evento. O Mar apresentou ondas clássicas, swell de nordeste, vento terral, séries de 04 a 05 ondas quebrando constantemente, algumas passavam de um metro, durante os dias de competição.
Marcaram presença grandes nomes do surf amador de nosso estado, na comissão técnica árbitros de nível internacional, uma excelente estrutura. A soma de tudo isso não poderia ter outro resultado, um verdadeiro show de surf para o público que sempre marca presença na paradisíaca Praia do Ronco do Mar em Paracuru.
Finais
Estudante
Categoria criada apenas para atletas locais. Que teve como destaque o pequeno, mas muito talentoso, Thiago Eduardo de apenas 06 anos de idade, mesmo não chegando a final Thiaguinho chamou a atenção com um surf “pra frente” e foi o sétimo melhor entre quarenta atletas. O grande campeão da categoria foi Jhone Fran, Luca Sanders foi o vice, Léo Sanders ficou em terceiro e Márcio Rodrigues em quarto.
Mirim
Mesmo com atletas de vários picos de nosso estado a galera local dominou a categoria mirim. E em uma final alucinante Jhone Fran que arrebentou durante todo o campeonato e sem dúvida foi o destaque do evento, somou 12.17 e garantiu mais um título em casa, fazendo a festa de toda sua torcida. Jhon Everson com uma somatória de 11.70 foi o vice-campeão. Márcio Rodrigues somou 11.03 e ficou com terceira colocação, deixando Luca Sanders em quarto.
Junior
O grande campeão da categoria junior foi o atleta da Leste Oeste Diego Mendes, Diego se posicionou bem, encontrou as melhores ondas da bateria, somou 10.84 e levou o título. Jhone Fran mesmo vindo de uma série de baterias seguidas não vendeu barato a derrota, somou 10.60 e foi o vice-campeão. José Paulo, atleta local, ficou em terceiro e Marcos Otávio que surfou bem durante todo o evento não se encontrou na final e ficou coma a quarta colocação.
Feminino
No dia internacional da mulher Rafaela Bahia que fez uma excelente semifinal não conseguiu o mesmo desempenho na final, mas mesmo assim garantiu o título da etapa. Deixando em segundo a campeã de 2008 Juliana Xerez, em terceiro a local Brena Bernardes e em quarto a atleta da Praia da Leste Oeste Islânia Venâncio.
Fraldinha
Na categoria que mais chama a atenção pelo nível de surf apresentado pela galerinha com idade até 10 anos, representando a Praia da Leste Oeste Wagner Filho não deu chances aos seus “adversários”, deu um show de surf e ficou com o título, a cada onda surfada Wagner de apenas 09 anos trazia com ele toda a vibração positiva do público. Na segunda colocação ficou o local João Ricardo que teve o privilégio de ter como Ked o atleta profissional Michel Adriano. Letícia Cavalcante única representante feminina, que havia feito uma excelente semifinal, não se encontrou e ficou com a terceira colocação. Deixando em quarto mais um representante local, o atleta João Felipe. A galera aplaudia de pé o bom desempenho dos pequenos que tem surf de gente grande.
Sênior
Essa foi mais uma categoria com boas disputas, e na final não foi diferente. Luciano Cavalcante campeão de 2008, na contagem regressiva de final pegou uma onda da série mandou várias pancadas de front side e pulou de quarto para primeiro colocado, garantindo assim o título da etapa, e por uma pequena diferença de pontos deixou o também local do Titanzinho André Caboim com a segunda colocação, Gilvan Lima Presidente da ASPA mesmo tendo que desempenhar várias funções para garantir o bom andamento do evento conseguiu uma terceira colocação, deixando em quarto o Professor Wagner Menezes.
Open
André Caboim, outro grande nome do evento. Desde a primeira fase mostrou a que veio, tendo feito a maior somatória (19.73) asism como a melhor nota do evento (9.73), levando para a casa o prêmio oferecido pelo patrocinador para “best wave”. Na final não foi tão fácil assim, André Caboim e Artur Silva revezavam-se na liderança da bateria a cada onda surfada. Mas Caboim estava mesmo inspirado e com muito estilo, executando manobras no critério somou 13.10 e garantiu o título da etapa. Artur Silva, representante da Praia do Futuro que sempre dá muito trabalho nas finais foi o vice-campeão somando 12.73. Ícaro Lopes único representante do Icaraí nas finais ficou com a terceira colocação e Fabiano Nox de volta as competições foi o quarto colocado.
Gilvan Lima Presidente da ASPA comenta:
“Eu e o Dizo, vice-presidente da Associação, estamos muito felizes com o resultado do trabalho que a Aspa vem desenvolvendo junto aos atletas, a prova do sucesso deste projeto é a quebra de recordes de inscritos nesta primeira etapa de 2009, bem como a grande evolução dos atletas locais. Não nos esquecemos dos primeiros passos dados, mas sem dúvida nenhuma este evento foi o melhor em todos os aspectos, altas ondas, só “fera” surfando, melhoramos a estrutura, trouxemos a grande novidade que foi o sistema de notas on line e estamos com grandes parcerias, a maior delas vem do meu amigo Marco Túlio, empresário e proprietário da marca Swell que estará patrocinando todo o circuito este ano. Devo lembrar também a grande ajuda dada desde o início por parte da comissão técnica, que nos ajudou a construir este circuito, somando com idéias e muita experiência, chegando inclusive a trabalhar conosco em sistema de parceria. Hoje temos um circuito forte e a tendência é que melhore cada vez mais. Fica aqui o convite para a próxima etapa, já conformada para os dias 01, 02 e 03 de Maio. Devido ao grande número de atletas inscritos nesta etapa, não haverá sistema de reserva de vagas para as etapas seguintes, a Aspa estará disponibilizando inscrições antecipadas que poderão ser confirmadas através de depósito bancário, aguardem maiores informações.”
Vale lembrar que este evento é homologado pela Federação Cearense de Surf.
Comissão Técnica do Evento:
Diretor de Prova e Head Judge: Pedro Viana.
Árbitros: Armando Júnior, Zuza, Valto e Dizo.