segunda-feira, 6 de abril de 2009

AUSTRÁLIA VENCE NO EQUADOR

Fonte: Surf Total

A Praia das FAE em Salinas, Equador, recebeu ontem o último dia de competição do Quiksilver ISA World Junior Championship 2009.

A selecção da Austrália, que há dois dias estava no sexto lugar de um ranking liderado pelo Havai, alcançou hoje um enorme feito ao conquistar pela quarta vez consecutiva o título de campeã do mundo neste World Junior Championship.

Na categoria de sub-18 masculino assistiu-se a uma final muito táctica por parte dos quatro surfistas que conseguiram chegar a este fase. Apesar da indiscutível qualidade dos quatro surfistas em prova, o australiano Dean Bowen acabou por se superiorizar, tendo realizado apenas três ondas sendo que as melhores foram a primeira e a terceira, um 8.50 e um 9.10, que lhe garantiram a vitória a o título mundial. Na segunda posição ficou o brasileiro Miguel Pupo que desde as primeiras fases da prova se afirmou como um dos favoritos à vitória, tendo conseguido sempre prestações muitos consistentes. Na terceira e quarta posição ficaram o francês Maxime Huscenot e o havaiano Dylan Goodale.

Na outra categoria masculina, os sub-16, assistiu-se a uma final verdadeiramente emocionante e renhida. Após muita luta, o havaiano Keanu Asing assegurou a vitória com um score de 17.54, enquanto o brasileiro Gabriel Medina ficou muito perto do primeiro lugar com um total combinado de 17.38. Também o terceiro e quarto lugar foram muito disputados, sendo que o sul-africano David Brand se superiorizou ao outro brasileiro que conseguiu um lugar nesta final, Jesse Mendes.

Na única categoria feminina, sub-18, a australiana Tyler Wright impôs-se claramente às outras surfistas que conquistaram os seus lugares nesta final, vencendo com um total combinado de 15.56, enquanto o segundo lugar, que foi altamente disputado, coube à jovem americana Courtney Conlogue. Na terceira posição ficou a havaiana Alessa Quizon, que consegui algumas das melhores ondas ao longo da competição, ficou na terceira posição, enquanto que a ex-campeã deste evento, a australiana Laura Enever, teve alguma dificuldade em apanhar as melhores ondas e ficou-se pela quarta posição com um score de 10.80 em 20 pontos possíveis.

Quanto aos resultados por selecções, como já se referiu, a Austrália conquistou mais um título nesta competição após uma extraordinária recuperação, sendo que o Havai, que liderava até ao início do dia de hoje, ficou na segunda posição seguido pelas selecções do Brasil e dos Estados Unidos da América, na terceira e quarta posição respectivamente. França, África do Sul, Nova Zelândia, Tahiti, Peru e Costa Rica, ficaram nos lugares seguintes.

A Aloha Cup, tag team especial deste evento, foi ganha pelo Brasil que ficou à frente das selecções da França, Equador e África do Sul.

Recorde-se que esta foi a primeira vez que um país de língua espanhola na América recebeu este evento e a organização e os atletas de todo o mundo estão certamente muito satisfeitos com os resultados alcançados, uma vez que os surfistas foram presenteados todos os dias com boas ondas e bom tempo, o que agradou também ao público que assistiu a momentos de verdadeiro espectáculo por parte de alguns dos melhores surfistas do mundo.
Classificação Geral
1° Australia - Ouro
2° Hawaii - Prata
3° Brasile - Bronze
4° EUA - Cobre
5° França
6° Africa do Sul
7° Nova Zelandia
8° Tahiti
8° Perù
10°Costa Rica

Postagens Relacionadas: