terça-feira, 7 de abril de 2009

Tudo pronto para inicar o Rip Curl Pro Bells Beach

Fonte: ASP South America / João Carvalho – Assessoria de Imprensa da ASP South America

Começa nesta terça-feira o prazo de realização do Rip Curl Pro Bells Beach em Victoria, na Austrália. O segundo desafio do ASP World Tour 2009 vai até o dia 18 e também terá a categoria feminina como na abertura da temporada na Gold Coast, no início de março.

O eneacampeão mundial Kelly Slater e a bicampeã Stephanie Gilmore são os defensores dos títulos de um dos eventos mais antigos do Circuito Mundial. A australiana manteve a liderança do ranking na primeira etapa e badalou o sino da vitória em Bells Beach nos dois últimos anos. Em toda a história do Rip Curl Pro, só os australianos Mark Richards e Michael Peterson conseguiram um tricampeonato consecutivo.

“Meu foco é sempre o título mundial e Bells tem sido uma boa etapa para mim”, disse Gilmore. “Certamente, é um motivador a mais tentar três vitórias seguidas para ser associada a esses surfistas incríveis. Vamos ver o que posso fazer, mas agora só espero que tenhamos ondas excelentes para um belo espetáculo para todo mundo”.

A primeira apresentação da bicampeã mundial e também do Rip Curl Pro em Bells Beach será na terceira bateria da fase classificatória, contra a estreante do Brasil no ASP Women´s Tour, Bruna Schmitz, e a australiana de apenas 14 anos de idade que ganhou a vaga de convidada (wildcard) nas triagens do domingo, Nikki Van Dijk.

“Eu nunca nem sonhei que estaria com alguém como a Steph (Gilmore) em uma bateria”, confessou a surfista que é de Phillip Island, também no estado de Victoria, na gelada região sul da Austrália. “Já estou muito feliz por isso e vou tentar fazer o meu melhor contra elas”, disse, timidamente, durante a coletiva de imprensa na segunda-feira.

No masculino, o destaque principal na mesa foi o campeão mundial de 2007, Mick Fanning, um dos atletas da equipe Rip Curl. Foi nesta etapa que ele conquistou sua primeira vitória no ASP World Tour competindo como convidado em 2001. Ele começou a temporada 2009 em terceiro lugar na Gold Coast, perdendo uma semifinal espetacular contra o campeão da primeira etapa, Joel Parkinson, que superou o brasileiro Adriano de Souza na decisão do primeiro título do ano.

“Meu objetivo é tentar ficar sempre entre os que estão brigando pelo título”, conta Fanning. “Sinto que estou mais competitivo esse ano, mas as coisas podem ficar bastantes difíceis quando você chega nas quartas, nas semifinais, aí tudo pode acontecer porque o nível fica altíssimo. Estou feliz por estar novamente aqui em Bells, que certamente é um lugar muito especial para mim”.

A previsão das ondas para a terça-feira em Bells Beach é que amanheçam pequenas, mas o swell vai ganhando força e aumentando durante o primeiro dia do prazo do Rip Curl Pro. A primeira chamada para as duas categorias está marcada para as 7 horas, com possível início as 7:30 horas. Acompanhe ao vivo pelo www.live.ripcurl.com

O Rip Curl Pro Bells Beach será a primeira etapa a utilizar o novo formato de competição do ASP World Tour, sem as dezesseis baterias da repescagem. Agora, todos os confrontos são homem-a-homem e eliminatórios. Os top-16 do ano passado só entram na segunda fase como cabeças-de-chave, com os demais 32 competidores sendo divididos na rodada inicial. Já o feminino continua com repescagem para as últimas das baterias da primeira fase.

RIP CURL PRO – PRIMEIRA FASE – 33.o lugar – 240 pontos:
01: David Weare (AFR) x Nathaniel Curran (EUA)
02: Roy Powers (HAW) x Michel Bourez (TAH)
03: Heitor Alves (BRA) x Jay Thompson (AUS)
04: Taylor Knox (EUA) x Phillip MacDonald (AUS)
05: Dayyan Neve (AUS) x Marlon Lipke (ALE)
06: Kieren Perrow (AUS) x Aritz Aranburu (ESP)
07: Jihad Khodr (BRA) x Patrick Gudauskas (EUA)
08: Dane Reynolds (EUA) x Owen Wright (AUS)
09: Jordy Smith (AFR) x Matt Wilkinson (AUS)
10: Chris Davidson (AUS) x Adam Robertson (AUS)
11: Josh Kerr (AUS) x Mick Campbell (AUS)
12: Nic Muscroft (AUS) x Dean Morrison (AUS)
13: Kekoa Bacalso (HAW) x Ben Dunn (AUS)
14: Greg Emslie (AFR) x Drew Courtney (AUS)
15: Tim Boal (FRA) x Mikael Picon (FRA)
16: Dustin Barca (HAW) x Tiago Pires (PRT)

CABEÇAS-DE-CHAVE DA SEGUNDA FASE - 17.o lugar - 410 pontos:
1.a bateria: C. J. Hobgood (EUA)
2.a: Chris Ward (EUA)
3.a: Kai Otton (AUS)
4.a: Joel Parkinson (AUS)
5.a: Mick Fanning (AUS)
6.a: Bobby Martinez (EUA)
7.a: Damien Hobgood (EUA)
8.a: Kelly Slater (EUA)
9.a: Bede Durbidge (AUS)
10: Tom Whitaker (AUS)
11: Adriano de Souza (BRA)
12: Jeremy Flores (FRA)
13: Taj Burrow (AUS)
14: Tim Reyes (EUA)
15: Adrian Buchan (AUS)
16: Fredrick Patacchia (HAW)

PRIMEIRA FASE CLASSIFICATÓRIA DO FEMININO – as duas primeiras avançam:
1.a: Amee Donohoe (AUS), Rebecca Woods (AUS), Sally Fitzgibbons (AUS)
2.a: Layne Beachley (AUS), Paige Hareb (NZL), Rosanne Hodge (AFR)
3.a: Stephanie Gilmore (AUS), Bruna Schmitz (BRA), Nikki Van Dijk (AUS)
4.a: Silvana Lima (BRA), Chelsea Hedges (AUS), Jessi Miley-Dyer (AUS)
5.a: Sofia Mulanovich (PER), Coco Ho (HAW), Alana Blanchard (HAW)
6.a: Samantha Cornish (AUS), Melanie Bartels (HAW), Jacqueline Silva (BRA)

Postagens Relacionadas: