terça-feira, 21 de abril de 2009

Boas ondas na abertura do Jungle Beach ABC Surf 09

Fonte: Fama Assessoria

A transferência de data valeu a pena e permitiu que os atletas do ABC competissem em condições ideais

Perfeito. Esta foi a palavra mais dita entre os competidores na abertura do Circuito Jungle Beach ABC Surf 09, realizado neste sábado, dia 18 de abril, na praia do Tombo, Guarujá (SP). Depois de uma decisão difícil tomada pela organização do evento na data inicial da competição (5/4), provocando a transferência do campeonato em função da fraca ondulação; neste sábado, todos comemoraram as boas ondas de meio metro, mar liso e um dia ensolarado. Melhor ainda para quem saiu da praia com os primeiros títulos da temporada 2009.

As baterias mostraram a força e a evolução que o surf do Grande ABC vem ganhando a cada ano. Nas quatro categorias em jogo, a briga acirrada dentro d’água era dividida pela confraternização entre os atletas. E alguns títulos foram decididos na última onda, tornando ainda mais adrenalizante a disputa do primeiro lugar. “Estou muito contente. Tenho vários amigos aqui na praia e a final foi legal, principalmente pela vibe dentro do mar”, revelou Bruno Vaz, 24 anos, campeão Open ABC.

Ele se classificou para a final ao lado de Rafael Eyphanio, de Diadema; João Rodrigues, de São Bernardo e Oswaldo Domingues, de Santo André, atual campeão da categoria. Aliás, Domingues estava preste a começar com o pé direito na Open, depois de passar para primeiro na quinta onda surfada. Todavia, todos tinham condições de “roubar” a cena, já que as notas que separavam do líder eram medianas. Em uma esquerda surfada aos três minutos para o término da bateria, Vaz foi com tudo e com duas batidas de backside marcou 5,17, superando os 4,44 que precisava.

“Todos estavam vibrando com a onda de cada um, foi muito especial, e quem ganhasse, o titulo estaria em boas mãos, mas deu para mim”, comemorou o surfista de São Bernardo. “Também agradeço aos patrocinadores que apesar da crise econômica, continuamos com o nosso circuito”. Sobre a mudança de data, ele também elogiou. “Foi mérito da organização que procurou escolher as melhores condições e deu certo”, disse o projetista de tubulação industrial, que trabalha em uma empresa de engenharia e é universitário no curso de Tecnologia de Petróleo e Gás.

Com a virada de Bruno, Oswaldo Domingues caiu para a segunda colocação e parabenizou a vitória do companheiro. “A final só teve grandes surfistas, que estão sempre nas cabeças. Agora, confesso que me faltou um pouco de gás, pois eu estava com as pernas bambas, mesmo assim, deu para brigar pela liderança. O Bruno está de parabéns, ele surfa muito e mereceu”. Rafael Eyphanio, que venceu na primeira etapa da edição passada, ficou em terceiro, seguido de João Rodrigues.

A razão para Oswaldo estar cansado para brigar pelo titulo da Open foi porque ele disputou antes na categoria Master. E o resultado foi o mesmo do ano passado. Badú, como é conhecido, liderou a bateria e saiu do mar com a vitória garantida. “Comecei bem o ano fazendo duas finais. Ganhei na Master e fui vice na Open”, vibrou sem esconder a alegria de ter uma foto sua estampada no cartaz. “Ser o garoto propaganda do campeonato da minha região é motivo de orgulho”, disse o Super Campeão, titulo especial conquistado no ano passado em uma disputa com os melhores de cada categoria.

Sua alegria na Master foi estendida ao fazer dobradinha com o irmão mais velho, ambos de Santo André. “Ele virou no último minuto e foi para a vice-liderança. Parabéns para ele”, falou Badú, de 36 anos. Eduardo Domingues, 38, elogiou o campeão, mas prometeu que a disputa será acirrada. “Estou amarradão por ter ficado em segundo no último segundo e com meu irmão ganhando, mas aviso que vou incomodar. É a família Domingues representando”. Clóvis Magalhães, atual campeão da categoria e também de Santo André, ficou na terceira colocação e Sandro Reis, único representante de Rudge Ramos, em quarto.

No Longboard, o título da primeira etapa também não mudou de dono. Mas a vitória não chegou fácil. Daniel Jacques, de Diadema, repetiu o feito de 2008, após encontrar a onda salvadora e sair da terceira posição para o topo. “Decidi esperar por uma onda boa e tentar surfar para ganhar. Até que apareceu aquela direita, fiz boas manobras e deu tudo certo”.

Jacques ainda parabenizou a organização. “Sei que foi uma decisão muito difícil de ser tomada já que envolve diversos fatores em cancelar um evento, mas foi perfeito. Tivemos boas ondas em um dia maravilhoso. Eles acertaram na veia”. Glebson Siqueira, de Santo André, teve que se contentar em ser o vice-campeão. Eduardo Domingues, que competiu por distração, ficou em terceiro, seguido de Rodmilson Scheurer, de São Bernardo, atual tricampeão da modalidade.

Entre as meninas, a disputa ficou por conta de duas mães. Gabriela Rodrigues, de São Bernardo, detentora de três títulos do ABC, não conseguiu superar a conterrânea Roberta Costa, que teve mais sorte nas ondas e festejou ao lado do filho Flavio, de quatro anos. “Fiquei muito contente com a vitória. Eu amo competir, pois significa superação e força. Pena que algumas meninas não puderam vir”.

Na entrega da premiação, a alegria não ficou restrita aos finalistas. O marketing da Freestyle promoveu um sorteio de um relógio. Tanto os atletas como qualquer pessoa que esteve na praia pôde preencher um cupom e contar com a sorte. O paulistano Rafael Balderrama, de 16 anos, foi o sortudo e esbanjou felicidade ao ganhar. Na companhia de sua mãe e irmãos, ele estava no Guarujá para aproveitar o feriado.

A próxima etapa está agendada para o dia 12 de julho. Já a grande final acontece em 15 de novembro, sempre na praia do Tombo, Guarujá (SP). O Circuito Jungle Beach ABC Surf 09 é exclusivo para surfistas que residem nos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. A competição definirá o melhor do ano nas categorias: Open, Longboard, Feminino (sem limite de idade) e Master (a partir dos 35 anos).

Informações com Eduardo Nascimento: (11) 7837-6983 ou Carlos Pretto: (11) 7178-5050. E-mail: eventtools@hotmail.com

O Circuito Jungle Beach ABC Surf 09, homologado pela Federação Paulista de Surf, conta com patrocínio da rede de lojas Jungle Beach Surf and Street. Apoio: Mormaii, OkDok, DPR, Globe, Allmada Surfboards, Perfect Waves, Reef, Goofy, Freestyle, FreeSurf, Olas Surfboards, Bully’s, Deputado Federal William Woo e Prefeitura do Guarujá. Divulgação: Waves.Terra e Fama Assessoria. Realização e organização: Associação de Surf da Grande São Paulo, Associação de Surf do Guarujá, Federação Paulista de Surf, Event Tools Promoções e Eventos Ltda e Cultural B.

Resultados

Open ABC
1 – Bruno Vaz
2 – Oswaldo Domingues
3 – Rafael Eyphanio
4 – João Rodrigues
5 – Clóvis Magalhães
5 – Ricardo Gimenez
7 – Diógenes Marcorin
7 – Murilo Maesano

Longboard ABC
1 – Daniel Jacques
2 – Glebson Siqueira
3 – Eduardo Domingues
4 – Rodmilson Schuerer
5 – Carlos Renato
5 – Paulo Pipo
7 – Daniel Demarchi
7 – Ricardo Teixeira

Master ABC
1 – Oswaldo Domingues
2 – Eduardo Domingues
3 – Clóvis Magalhães
4 – Sandro Reis
5 – Antonio César
5 – Fabio Fortunato
7 – César Gentil

Feminino ABC
1 – Roberta Costa
2 – Gabriela Rodrigues

Postagens Relacionadas: