
Depois de dois dias de folga geral na Austrália, o Rip Curl Pro Bells Beach retornou no sábado com a categoria feminina. As ondas não subiram o bastante para a estréia dos cabeças-de-chave do masculino, mas as séries de meio metro de altura estavam boas para as meninas competirem. Entre as oito classificadas para as quartas-de-final, estão as brasileiras Silvana Lima e Jacqueline Silva e a peruana Sofia Mulanovich, vice-campeã desta segunda etapa do ASP Women´s World Tour em Bells Beach no ano passado.
Já o grande destaque do dia foi a australiana Stephanie Gilmore. Ela estabeleceu um novo recorde de 17,83 pontos de 20 possíveis com as notas 9,00 e 8,83 que recebeu na vitória sobre Nikki Van Djik, de apenas 14 anos de idade que competia na vaga de convidada. A bicampeã mundial segue na busca pelo tricampeonato do Rip Curl Pro e agora vai reeditar com a neozelandesa Paige Hareb, a semifinal da primeira etapa na Gold Coast.
As duas disputam a segunda bateria das quartas-de-final, que serão inauguradas pela catarinense Jacqueline Silva contra outra novata da elite, Sally Fitzgibbons, um duelo das últimas campeãs mundiais do WQS. A australiana já ganhou um confronto de gerações contra a heptacampeã Layne Beachley e pega a outra surfista mais experiente entre as dezessete integrantes do ASP Women´s Tour 2009.
Jacque Silva conseguiu quebrar um tabú no sábado. Ela foi uma verdadeira freguesa de Amee Donohoe na Austrália no ano passado, sendo barrada pela australiana nesta mesma fase na Gold Coast e também no Rip Curl Pro. A bateria foi fraca de ondas e a brasileira avançou com notas 5,50 e 5,33 no placar de 10,83 x 8,17 pontos.
“Finalmente eu consegui ganhar uma dela né, pois no ano passado perdi para ela duas vezes aqui na Austrália. Foi difícil e tive que manter a tranquilidade para controlar a bateria. Estou feliz, porque este é o evento do meu patrocinador e gosto muito de Bells, mas hoje não é um dos melhores dias aqui”, contou a catarinense.
A cearense Silvana Lima abriu a chave-de-baixo, com a primeira onda boa sendo surfada pela havaiana Alana Blanchard, que rendeu uma nota 8,5 e a liderança na bateria. A brasileira correu atrás e conseguiu a virada em duas ondas seguidas. Na primeira, ganhou nota 7,33 para diminuir a diferença para 6,85 pontos. Logo pega uma direita abrindo uma parede mais longa e ataca com fortes manobras a onda inteira, até sair vibrando depois da finalização com um floater na junção. Os juízes deram 8,20 e o placar terminou em 15,53 x 14,17 pontos.
“Estou muito feliz porque eu nunca tinha ido bem aqui, é a primeira vez que passo para as quartas-de-final”, conta Silvana Lima. “É um sonho para todas nós vencer este evento, bater o sino do troféu. Já esperava bateria difícil, porque essas garotas novas estão vindo com tudo, surfando bem, mas eu estava confiante. Eu sabia que precisava de uma onda boa e ela veio, dei duas manobras fortes logo de saída, ela abriu, finalizei bem também e a nota saiu. Vamos prá próxima agora, mas já estou feliz pela minha primeira vez nas quartas-de-final aqui”.
A única baixa do Brasil foi a paranaense Bruna Schmitz, justamente a única que chegou nas quartas-de-final na etapa de abertura do ASP Women´s Tour 2009 na Gold Coast. Bruninha foi derrotada pela australiana Samantha Cornish e ficou em nono lugar no Rip Curl Pro, não conseguindo surfar bem nas direitas difíceis de Bells Beach. Já no último confronto do dia, a peruana Sofia Mulanovich bateu fácil a sul-africana Rosanne Hodge.
A expectativa é de fechar a categoria feminina no Domingo de Páscoa, com a primeira chamada marcada para as 7:30 horas na Austrália. Já os cabeças-de-chave que ainda nem estrearam na segunda fase masculina, deverão aguardar mais alguns dias pela chegada de um swell mais consistente na região sul da Austrália. O prazo do campeonato vai até o dia 18 e pode ser encerrado em apenas dois ou três dias de boas ondas em Bells Beach.
QUARTAS-DE-FINAL DO RIP CURL PRO BELLS BEACH:
1.a: Jacqueline Silva (BRA) x Sally Fitzgibbons (AUS)
2.a: Stephanie Gilmore (AUS) x Paige Hareb (NZL)
3.a: Silvana Lima (BRA) x Rebecca Woods (AUS)
4.a: Sofia Mulanovich (PER) x Samantha Cornish (AUS)
OITAVAS-DE-FINAL - 9.o lugar – US$ 4.000 e 360 pontos:
1.a: Sally Fitzgibbons (AUS) 16.50 x 9.56 Layne Beachley (AUS)
2.a: Jacqueline Silva (BRA) 10.83 x 8.17 Amee Donohoe (AUS)
3.a: Paige Hareb (NZL) 14.17 x 9.83 Coco Ho (HAV)
4.a: Stephanie Gilmore (AUS) 17.83 x 7.60 Nikki Van Djik (AUS)
5.a: Silvana Lima (BRA) 15.53 x 14.17 Alana Blanchard (HAV)
6.a: Rebecca Woods (AUS) 15.00 x 13.84 Chelsea Hedges (AUS)
7.a: Samantha Cornish (AUS) 11.16 x 6.33 Bruna Schmitz (BRA)
8.a: Sofia Mulanovich (BRA) 10.00 x 7.57 Rosanne Hodge (AFR)
REPESCAGEM FEMININA – 3.a=17.o lugar – US$ 3.500 e 180 pontos:
1.a: 15.66=Coco Ho (HAW), 12.50=Nikki Van Djik (AUS), 11.70=Melanie Bartels (HAW)
2.a: 12.00=Rebecca Woods (AUS), 10.90=Paige Hareb (NZL), 10.44=Jessi Miley-Dyer (AUS)
RIP CURL PRO BELLS BEACH – SEGUNDA FASE:
1.a: C. J. Hobgood (EUA) x Mick Campbell (AUS)
2.a: Chris Ward (EUA) x Taylor Knox (EUA)
3.a: Kai Otton (AUS) x Dayyan Neve (AUS)
4.a: Joel Parkinson (AUS) x Michel Bourez (TAH)
5.a: Mick Fanning (AUS) x Tiago Pires (PRT)
6.a: Bobby Martinez (EUA) x Tim Boal (FRA)
7.a: Damien Hobgood (EUA) x Jordy Smith (AFR)
8.a: Kelly Slater (EUA) x Owen Wright (AUS)
9.a: Bede Durbidge (AUS) x Adam Robertson (AUS)
10: Tom Whitaker (AUS) x Jihad Khodr (BRA)
11: Adriano de Souza (BRA) x Drew Courtney (AUS)
12: Jeremy Flores (FRA) x Kekoa Bacalso (HAW)
13: Taj Burrow (AUS) x Jay Thompson (AUS)
14: Tim Reyes (EUA) x Kieren Perrow (AUS)
15: Adrian Buchan (AUS) x Dean Morrison (AUS)
16: Fredrick Patacchia (HAW) x David Weare (AFR)