
A etapa brasileira do ASP World Tour, única realizada na América Latina e no Brasil, já tem uma nova marca para o campeonato deste ano. O lançamento da nova identidade visual e logomarca do Hang Loose SC Pro 2009, realizado pela Gate Eventos e pelo Grupo RBS, dá início ao trabalho divulgação e comercialização do evento, que acontece na Praia da Vila, em Imbituba (SC), de 27 de junho a 05 de julho.
Criada pela equipe de marketing da Hang Loose, a identidade visual retoma conceitos dos anos 80, utilizando cores sobrepostas e a fragmentação como linguagem. Essa década representa um momento importante para o surfe brasileiro, caracterizado pela expansão do esporte no país. A nova identidade visual da etapa brasileira do WCT também vai estampar a coleção de roupas da Hang Loose que será lançada em junho, com camisetas, bonés, bermudas e jaquetas no estilo surf wear.
- Fizemos uma fusão da linguagem 80's, mais colorida, com cores mais fortes e vibrantes, com o tempo atual, em que somos bombardeados por informação todos os dias. Hoje temos um mundo mais fragmentado, por isto da falta de foco e registro como linguagem nesta identidade visual, explica Tom Toledo, gerente de marketing da Hang Loose.
Além da Hang Loose, detentora da cota que nomeia o evento, outras empresas poderão ter suas marcas associadas ao campeonato. O Grupo RBS disponibiliza para o mercado o projeto com a cota de apresentação e outras quatro cotas de patrocínio, o qual garante ampla visibilidade em uma plataforma de comunicação integrada associada ao evento.
Etapa brasileira antecipada
Neste ano, a data do evento que traz para o país a elite do surfe mundial foi antecipada e a disputa acontece no primeiro semestre, diferente do que ocorreu nas últimas edições. O Hang Loose SC Pro passa a ser a quarta etapa do mundial, que possui 10 no total. A mudança no calendário visa garantir melhores ondas e uma maior participação dos surfistas da elite, já que os principais atletas ainda estarão em busca de pontos importantes na disputa do título mundial.
Com um portfólio que inclui grandes eventos como o Planeta Atlântida, a Oktoberfest de Blumenau e o Ironman, o Grupo RBS é responsável pela comercialização do projeto e pelas ações de mídia e produto do Hang Loose SC pro. A parceria com a Gate Eventos na operação do campeonato vem desde o ano passado. O Governo do Estado de Santa Catarina é parceiro do evento desde 2003 e já garantiu seu apoio em 2009 através do Fundesporte.
O Hang Loose SC Pro 2009 é uma realização da Gate Eventos e do Grupo RBS, com apoio do Governo do Estado através da Fundesporte e da Prefeitura de Imbituba.