
O frio já chegou, mas as grandes ondulações do Inverno ainda não entraram prá valer no Sul do país. Quem sabe estão guardadas para o Hang Loose Santa Catarina Pro em Imbituba. A expectativa e torcida é para a Praia da Vila mostrar suas ondas poderosas atravessando as duas ilhas para os melhores surfistas do mundo. Esta é a primeira vez que a etapa brasileira do ASP Tour será realizada na melhor época de ondas em Santa Catarina e no início da temporada, de 27 de junho a 05 de julho.
Toda a elite estará presente, buscando se candidatar para a disputa do título de campeão mundial. A maioria não gostou do novo formato de competição sem repescagem que passou a ser usado esse ano. Duas das três etapas realizadas utilizaram este sistema, que agora poderá ser aplicado em caso de necessidade, se as ondas não apresentarem boas condições nos três primeiros dias do prazo. No Hang Loose Santa Catarina Pro será assim.
Ele começa no formato antigo, com os 48 participantes escalados em baterias de três na primeira fase, os vencedores seguindo direto para a terceira e os perdedores tendo nova chance na segunda fase. Só se o seu início for adiado três vezes, a comissão técnica muda para o novo formato, ganha tempo tirando os 16 duelos da repescagem e reorganiza as baterias. Os 16 melhores passam a entrar de cabeças-de-chave na segunda fase, que seria a terceira no formato antigo, com os outros 32 sendo divididos em confrontos homem-a-homem e eliminatórios na primeira fase.
A escolha do formato também interfere na briga pela ponta do ranking no Brasil. Se for o novo e Joel Parkinson entrar com 410 pontos garantidos na segunda fase, o único que poderá ultrapassá-lo é o vice-líder, Taj Burrow. Mas se Joel tiver que encarar os convidados desde a primeira fase, podendo terminar em 33.o lugar com 225 pontos, mais quatro ganham chances matemáticas, inclusive o brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho, quinto colocado no ranking 2009. Os outros são o sul-africano Jordy Smith (6.o), o americano C. J. Hobgood (4.o) e o australiano Mick Fanning (3.o), que foi bicampeão em Santa Catarina em 2006 e 2007, quando comemorou o título mundial antecipado em Imbituba.
“O objetivo da ASP foi buscar a qualidade dos eventos com este novo formato”, destaca Xandi Fontes, diretor de prova do Hang Loose Santa Catarina Pro e um dos organizadores da etapa brasileira do ASP Tour desde sua mudança para Santa Catarina. “Analisando o período de dias que duram um swell (ondulação), de 2 a 3, sem a repescagem você tem um dia a mais para os atletas poderem competir nas melhores condições de ondas possíveis. Só que é mais cruel, perdeu, tá fora! Isso também pode não ser legal. Muita gente passa o ano inteiro para ver seu ídolos ao vivo, como nosso caso no Brasil. Aí pode dar algo errado, o Kelly Slater, por exemplo, perder de cara como nas etapas de Bells Beach (AUS) e de Teahupoo (TAH), se apresentando só por 30 minutos no campeonato. Isso vale prá todos, claro!”.
Xandi Fontes prefere o formato antigo e só vai usar o novo por necessidade, para ganhar um dia a mais de prazo. Então está decidido que o Hang Loose Santa Catarina Pro começa com os 45 tops da elite e os três convidados da etapa brasileira do ASP World Tour, entrando juntos na primeira fase classificatória. Todos devem estar preparados para estrear no dia 27, com a primeira chamada marcada para as 7 horas na Praia da Vila.
WCT SURF MUSIC FESTIVAL – Também no primeiro dia acontece o WCT Surf Music Festival no novo espaço de shows do Mar del Rosa, na Praia do Rosa, em Imbituba. A idéia inicial de Teco Padaratz de fazer o campeonato junto com um festival de música está mais viva do que nunca. O baterista Teco agora vive mais intensamente a carreira artística e vai dividir o palco com convidados especiais, Armandinho e John Bala Jones. Mas, quem fechará a noite no Mar del Rosa é a banda australiana The Beatiful Girls, uma das melhores de surf music do mundo, que já fez show em algumas etapas e pela primeira vez se apresentará no Brasil. O instrumentista havaiano Jake Shimabukuro é mais uma novidade do WCT Surf Music Festival, dia 27 de junho, a partir das 16 horas no novo espaço para shows do Mar del Rosa.
O Hang Loose Santa Catarina Pro 2009 é uma realização da Gate e Quântica Promoções e Eventos em parceria com o Grupo RBS, com patrocínio da Hang Loose e Skol e apoio da Prefeitura de Imbituba e do Governo do Estado de Santa Catarina, através do Fundesporte - Fundo de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte.
Mais informações:
João Carvalho – Assessoria de Imprensa do Hang Loose Santa Catarina Pro
(48) 9988-2986 – joaocarvalho@matrix.com.br
Tatiana Lemos – Assessoria de Comunicação do Grupo RBS
(51) 9661-9939 – tatiana.lemos@gruporbs.com.br
Nancy Geringer – Comunicação da Hang Loose
(11) 8556-4168 – nancy@hangloose.com.br
GALERIA DOS CAMPEÕES DA ETAPA BRASILEIRA DO ASP TOUR EM SANTA CATARINA:
2008 – Bede Durbidge (AUS)
2007 – Mick Fanning (AUS)
2006 – Mick Fanning (AUS)
2005 – Damien Hobgood (EUA)
2004 – Taj Burrow (AUS)
2003 – Kelly Slater (EUA)
RANKING DO ASP WORLD TOUR 2009 – 3 ETAPAS:
01: Joel Parkinson (AUS) – 3.000 pontos
02: Taj Burrow (AUS) – 2.318
03: Mick Fanning (AUS) – 2.208
04: C. J. Hobgood (EUA) – 2.196
05: Adriano de Souza (BRA) – 2.174
06: Jordy Smith (AFR) – 2.076
07: Bobby Martinez (EUA) – 2.025
08: Tom Whitaker (AUS) – 1.932
09: Fredrick Patacchia (HAV) – 1.886
10: Kieren Perrow (AUS) – 1.742
10: Damien Hobgood (EUA) – 1.742
10: Taylor Knox (EUA) – 1.742
13: Jay Thompson (AUS) – 1.610
14: Bede Durbidge (AUS) – 1.552
14: Adrian Buchan (AUS) – 1.552
16: Michael Campbell (AUS) – 1.511
20: Jihad Khodr (BRA) – 1.235
30: Heitor Alves (BRA) – 1.045