
Quando pensamos nos lugares mais generosos para a prática do surf nos vêem logo à memória Hawaii, Califórnia, México, Américas Central e do Sul, Austrália, África do Sul e Indonésia.
capa da 5a edição da revista extremeSão os picos mais divulgados pelos surfistas, pelas revistas especializadas, de onde surgiram os atletas que fizeram história no esporte.
No entanto, a imensidão azul do nosso planeta revela inimagináveis paraísos de ondas. Nesta quinta edição da Extreme, descobrimos que o litoral da Espanha é versátil em picos: beach breaks, point breaks, river breaks, reef breaks, bigwaves.
Nosso colaborador desta vez foi o fotógrafo brasileiro Cedric de Barros, radicado há dez anos naquele país. Além de belas fotos do seu portfólio, ele nos apresenta dicas muito práticas para quem pretende não somente dropar a famosa onda de Mundaka, mas desbravar a extensa costa espanhola, visitando locais como Cantábria, Gijon, Astúrias, Santander, San Sebastian, La Coruña, além das Ilhas Canárias, outro oásis de ondas perfeitas.
Trocamos uma idéia também com o fotógrafo baiano Diego Freire, que atua em outros segmentos da fotografia, mas clica o surf com muita devoção e vem colecionando imagens criativas em pouco tempo de carreira.
Os colegas da Federação de Bodyboarding do Rio de Janeiro nos narram como foi a volta este ano do Bodyboard Shorebreak Challenge, após longos seis anos de inatividade. A competição carioca tem como marca a onda que roda sobre o perigoso fundo de pedra na ponta do Forte de Copacabana.
Confira o resultado deste desafio que reuniu dezesseis especialistas neste tipo de onda. Nossa vocação para mostrar a beleza natural se confirma no ensaio da modelo baiana Juliana Caldas, candidata do Beach Girls do Super Surf, realizado neste mês de junho em Salvador.
Aos 19 anos, a dançarina Juliana mostra toda sua exuberância diante das lentes dos fotógrafos Davi Borges e Ede Marcos. Exuberância que ela mantém com muito surf, musculação, capoeira, boxe e futebol! A garota é energia de sobra, confiram na entrevista que acompanha as belas imagens do ensaio. Nesta edição, a Extreme edição ainda faz uma campanha pela votação do cantor Rub, representante do surf music nacional, para participar do quadro Garagem do Faustão, na Rede Globo.
Bem ao estilo Jack Johnson, Rub vem conquistando platéias de muitas cidades com baladas e músicas tranqüilas para “um mundo melhor”, como define o artista. Bastar clicar no videoclipe e ajudar a emplacar este som nas tardes de domingo na tevê. Até a próxima edição de Extreme, com mais registros do mundo dos esportes radicais de prancha. Boa leitura. http://www.revistaextreme.com.br/