
O Pier Agenor de Campos, em Mongaguá (SP), amanheceu neste domingo (28/06) com ondas maiores e quebrando atrás das pilastras do pier. O sol até tentou se firmar, mas foi com tempo nublado e uma leve garoa que a Zona Leste formou mais uma equipe da Grande São Paulo que disputará os títulos no Confronto Final, nos dias 24 e 25 de outubro, em Ubatuba. A liderança nos rankings da divisão de acesso mudou de nome.
Para esta edição, a Zona Leste ganhou um reforço que poderá fazer a diferença na última etapa do ano. Marco Tuba, da Vila Formosa, está acostumado com as competições, mas a vida adulta, casamento e filhos fizeram com que o empresário na área de informática se afastasse das baterias. Graças ao Circuito, exclusivo para surfistas da metrópole, ele está de volta. “Voltei para ficar”, avisa feliz com os resultados colhidos em Mongaguá.
Aos 36 anos, Tuba só não correu o SP Trials porque não podia, já que nas três categorias de sua região esteve presente. Na primeira decisão da Zona Leste, ele assumiu a liderança da Longboard ZL em sua segunda onda surfada, que até então, teve Jonathan Paiva e Artur Marquezi na frente. Surfando mais para a esquerda do palanque, Tuba saiu do mar assim que garantiu a colocação, aos 4 minutos para o término. Sem reação de seus oponentes, ele pôde comemorar.

“É a primeira vez que corro de longboard e só aceitei o desafio pelo fato das ondas estarem grandes e lá atrás. Vi que tinha chances e entrei para fazer o meu surf. Acabei surpreendendo todo mundo e levei um longboard pra casa”, disse sem esconder a alegria. Para as outras finais, ele traçou um plano. “Está difícil pra todo mundo, então tem que ter uma estratégia, isso é muito importante, principalmente na pranchinha”.

Na briga pelo título da Master ZL, Tuba repetiu o feito da final anterior e assegurou a liderança em sua segunda onda. Desta vez, seus concorrentes ficaram precisando de notas superiores a sete pontos. Mesmo com 20 minutos para a decisão, ninguém conseguiu superar o morador da Vila Matilde. “Essa é a minha categoria mesmo”, resumiu. Já na Open ZL, o cansaço foi mais forte e acabou na terceira colocação. “Faltou uma escolha melhor de ondas, mas está ótimo, curti pra caramba”.

Quem venceu foi seu companheiro de praia, Jonathan Paiva. Morador de Tatuapé, Paiva participa do Circuito desde a etapa laboratorial, realizada em 2001, com os surfistas da ZL. Antes da final, ele estudou as ondas para ser campeão. “Eu fiquei vendo a molecada local surfando e eles ficaram bem embaixo do píer, pegando as esquerdas para o canal, que facilitava para voltar”. E foi lá que ele se deu bem. “Achei uma esquerda muito boa de quatro manobras e tive a tranqüilidade de administrar a bateria, pegando depois uma direita que só complementou”.

Ao falar do amigo Marco, ele comemorou o seu retorno. “Conheço o Tuba há muito tempo, temos casa no mesmo condomínio em Maresias, surfamos juntos e treinamos bastante para este campeonato. Na final Open, ele estava cansado e ficou me dando a maior força”. Mesmo assim, Paiva avisa que é preciso abrir o olho. “Ele já competiu muito nas antigas e parou. Agora está de volta às competições. Eu sempre falei que ele tem um bom nível e está ai com tudo, dando trabalho. Um motivo a mais para nos preocuparmos”.
As disputas também foram acirradas na divisão de acesso. Campeão Open de sua seletiva deste ano, Pedro Oliveira, da Zona Sul, comemorou mais um título no SP Trials Open. “Eu sabia que tinha que fazer alguma coisa diferente porque as ondas estavam muito difíceis. E foi o que eu fiz. Achei uma onda e manobrei virando a rabeta para praia, conseguindo tirar uma nota alta de seis pontos’’. Com a vitória, Oliveira passou para a vice-liderança do ranking, com Pedro Regatieri, da Zona Oeste, nono colocado na etapa e campeão da seletiva anterior, no topo da lista.
Já no SP Trials Long, Glebson Siqueira, de Santo André (ABC), não teve muita dificuldade para vencer. Com a maior nota da bateria (5,75), ele soube administrar a liderança. “Eu escolhi umas ondas boas e desde o começo até o final fiquei liderando e deu certo”, comemorou. Sobre as condições das ondas, ele disse: “Foi muito difícil hoje, o mar não estava para brincadeira, tanto é que teve pranchas quebradas, então não estava fácil”, avaliou o atual campeão da categoria.
No ranking, Marcelo Lima, da Zona Oeste, assumiu a liderança, com Glebson Siqueira, em segundo. Alexandre Miranda, também da ZO, que participou da triagem do campeonato de tow in, em Maresias, não podendo competir em Mongaguá, está em terceiro, seguido do Marcelo Melo (ZO). A próxima etapa será realizada em Juquehy, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, nos dias 08 e 09 de agosto. A seletiva será destinada para a Zona Oeste.
Os rankings e resultados estão disponíveis no site da Federação Paulista de Surf: www.fpsurf.com.br. Informações com Eduardo Nascimento pelo telefone: (11) 9527-7280. E-mail: eventtools@hotmail.com
O Circuito Tent Beach Local Motion SP Contest 09 conta com o patrocínio da Tent Beach e da Local Motion. Apoio: BHS, Glasser Future Surfboards, Surf Team, Granolas Cróqui, Própainel, Gardel, Deputado Federal William Woo, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria do Esporte, Lazer e Turismo. Divulgação: Waves.Terra. Organização: Event Tools Promoções e Eventos Ltda. Realização: Associação de Surf da Grande São Paulo e Federação Paulista de Surf. Para esta etapa o evento teve o apoio da Prefeitura de Mongaguá e da Associação de Surf Pier de Mongaguá.
Resultados da terceira etapa do Tent Beach Local Motion SP Contest 09
Open Zona Leste
1 – Jonathan Paiva
2 – Everton Camilo
3 – Marco Tuba
4 – Higor Inaba
Longboard Zona Leste
1 – Marco Tuba
2 – Artur Marquezi
3 – David Roberto
4 – Jonathan Paiva
Master Zona Leste
1 – Marco Tuba
2 – Alessandro Ishimoto
3 – Hemerson Sabino
4 – Claudemir Colato
SP Trials Open
1 – Pedro Oliveira – Zona Sul
2 – Eduardo Maia – Zona Norte
3 - Marcelo Melo – Zona Oeste
4 – Eder Garcia – Zona Oeste
SP Trials Longboard
1 – Glebson Siqueira - ABC
2 – Leonardo Paioli – Zona Sul
3 – Paulo Giachetti – Zona Sul
4 – João Renato – Zona Oeste
Calendário:
4ª etapa – Seletiva Zona Oeste – 08 e 09 de agosto - Juquehy – São Sebastião
5ª etapa – Seletiva Grande ABC - 12 e 13 de setembro – Pitangueiras – Guarujá
6ª etapa – Confronto Final – 24 e 25 de outubro – Ubatuba