Juca de Barros divulga mais jovem seleção no ISA Games da história da Confederação Brasileira de Surf
Se o julgamento no surf tem critério, a definição de um selecionado nacional pelo Confederação Brasileira de Surf (CBS) também. Com base nesses critérios, ranking e técnico, está completa à seleção Brasileira que, entre 1 e 8 de Agosto, disputará o “ISA World Surfing Games“, os Jogos Mundiais de Surf, em Playa Hermosa, Jaco, Costa Rica.
Pelo ranking da CBS, estarão na Open masculina o capixaba Kristyan Kimerson, líder Júnior e Open, e seu vice baiano Marco Fernandez, completam e reforçam ao quarteto os convidados paulistas Miguel Pupo e Gabriel Medina, respectivamente vice campeões mundiais Sub-16 (Mirim) e Sub-18 (Júnior) da International Surfing Association (ISA), filiada ao Comitê Olimpíco International (COI), e através da qual o Brasil, há vinte e um anos, teve um atleta campeão do mundo, o paraibano Fábio Gouveia, então com dezoito anos.
Na Open feminina, a líder Open da CBS Estefany Freitas, do Ceará, tem companhia confirmada de Bárbara Muller, convidada catarinense de recente vitória na prova Open inaugural do Petrobras Surf Feminino 2009, torneio nacional novamente aberto em Natal, Rio Grande do Norte, terra da ex-campeã mundial da ISA Alcione Silva, em um galeria que tem Tita Tavares, que a exemplo do também cearense Fábio Silva, foi campeã do ISA Games 2000, ano de título da seleção brasileira em Pernambuco.
E é de Pernambuco, um do convidados na dupla do Longboard, Rafael Cavalcanti, campeão brasileiro júnior 2008 na categoria, o pernambucano terá ao seu lado Gabriel Nascimento, do Rio de Janeiro, ambos com experiência internacional. Rafael Cavalcanti iniciou-se no Longboard no Havaí, quando lá morava, enquanto o ainda Júnior Gabriel Nascimento já disputou Mundial na França e esteve na Califórnia e Havaí recentemente.
Otoney Xavier, técnico catarinense, ocupando ao mesmo cargo na seleção que próximo dia 29 ao ISA Games na Costa Rica, tendo Juca de Barros, presidente da CBS, na chefia da delegação e na busca de repetir ao difícil título por seleções alcançado uma única vez, em 2000, e no Brasil.
Uma característica da seleção brasileira de surf é o fato de, apesar das disputas não terem limite de idade, seus atletas representarem ao que há de melhor até vinte anos do surf nacional, não vai ser diferente em outros países, a França por exemplo já confirmou entre seus atletas Jeremy Flores, integrante do circuito da Association of Surfing Professional (ASP) o qual no último dia da etapa brasileira só foi barrado, nas oitavas de final por um atleta oriundo das categorias de base da CBS, o brasileiro Adriano de Sousa, o paulista “Mineirinho“.
Seleção ao ISA Games- Jogos Mundiais de Surf da Internacional Surfing Association
Open Masculino
– Kristyan Kymerson (ES), Marco Fernandez (BA), Miguel Pupo e Gabriel Medina (SP)
Open Feminino
– Estefany Freitas (CE), Bárbara Muller (SC)
Longboard
(Pranchão) – Gabriel Nascimento (RJ), Rafael Cavalcanti (PE)
Técnico
- Otoney Xavier (SC)
Chefe da delegação
- Juca de Barros (PR)
A Confederação Brasileira de Surf (CBS) terá como parceiros na disputa, Power Balance, Bad Boy, MGM Surf Trips, Classic Promoções e Movie Action, sendo o apoio institucional do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).