A definição da etapa seis estrelas do WQS acontece, neste domingo, em Florianópolis. O potiguar Jadson André é o novo líder do ranking
Quatro brasileiros, um havaiano, dois norte-americanos e um australiano estão classificados para as quartas-de-final do Maresia Surf International WQS 6* 2009. Um deles será o melhor surfista entre os 144 inscritos – de 17 países – da 18ª etapa da série classificatória para o Dream Tour 2010 da Association of Surfing Professionals (ASP), que termina no início da tarde deste domingo, na praia Mole, em Florianópolis (SC). O campeão receberá um prêmio de US$ 20 mil (cerca de R$ 40 mil) e 2.500 pontos na ranking de acesso.
Os confrontos Dusty Payne (Havaí) x Miguel Pupo (SP), Gabriel Medina (SP) x Austin Ware, Petrick Gudauskas (EUA) x Matt Wilkinson (AUS) e Jadson André (RN) X Neco Padaratz (SC) definirão os semifinalistas. Mas, independente dos resultados destas baterias, o ranking do WQS já tem um novo líder. É o potiguar Jadson André, que assumiu o lugar que pertencia ao australiano Daniel Ross. "Preciso ficar focado, para aumentar a diferença na liderança”, afirmou o surfista do Rio Grande do Norte após derrotar o paranaense Peterson Crisanto nas oitavas-de-final, resultado que lhe assegurou a liderança.
Os surfistas da nova geração do surfe nacional voltaram a brilhar. Os paulistas de São Sebastião Miguel Pupo e Gabriel Medina driblaram com eficiência o forte vento sul e as ondas mexidas deste sábado na praia Mole e permanecem na disputa. Ambos avançaram para as quartas-de-final derrotando, respectivamente, o pernambucano Halley Batista e o norte-americano Brett Simpson. "Tenho que me manter relaxado. Estou bem encaixado nas ondas e, agora, é só manter este ritmo”, avisou Miguel, "local” da praia de Camburi.
Maresia, Rotary Club Florianópolis Lagoa, Hospital da Guarnição de Florianópolis do Exército Brasileiro, Governo do Estado de Santa Catarina, Prefeitura de Florianópolis, Federação Catarinense de Surf (Fecasurf) uniram-se para doar, na tarde deste sábado, no palanque do campeonato, dezenas óculos de grau para alunos da 1ª à 9ª séries do ensino fundamental de escolas municipais da região da Lagoa da Conceição, na capital de Santa Catarina.
Cerca de 250 crianças e adolescentes, a maioria filhos de pescadores e de famílias carentes da região, foram previamente examinadas por um corpo de médicos-oficiais do Exército Brasileiro e foi constatado que 40% deles precisavam usar óculos.
O Maresia Surf International 2009 é patrocinado pela marca de surfwear Maresia em conjunto com o Governo do Estado de Santa Catarina e Fundesporte, em parceria com a Secretaria de Estado e Turismo, Cultura e Esporte. A realização é da Prefeitura de Florianópolis, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, Fundação Municipal de Esportes, Fercasurf, Associação de Surf da Praia Mole.
O apoio é do Praia Mole Eco Village Resort, Jamaica Surf Shop, Tent Beach, Aloha, Fissura, Planeta Surf, Ecológica, Surf Trip, Sumatra, Bahamas, Bali, New Look, Mabuya, Tow Side e Movie Action. A cobertura oficial é da revista Fluir, Jornal Drop, sites Waves e O Solto e rádio Jovem Pan.
Oitavas-de-final
Dusty Payne (HAV) 12.57 x 8.27 Nathan Yeomans (EUA)
Miguel Pupo (SP) 14.87 x 5.53 Halley Batista (PE)
Gabriel Medina (SP) 11.53 x 9.00 Brett Simpson (EUA)
Austin Ware (EUA) 15.67 x 12.66 Willian Cardoso (SC)
Patrick Gudauskas (EUA) 14.83 x 13.76 Davi do Carmo (SP)
Matt Wilkinson (AUS) 12.33 x 11.94 Márcio Farney (CE)
Jadson André (RN) 16.13 x 8.50 Peterson Crisanto (PR)
Neco Padaratz (SC) x Luel Felipe (PE)