quarta-feira, 15 de julho de 2009

Coca-Cola Saquarema Pro inaugurado na terça-feira

Fonte: ASP South America / Por: João Carvalho- Assessoria de Imprensa da ASP South America

A terça-feira amanheceu com céu azul, mas com o vento sudoeste diminuindo as ondas na Praia de Itaúna. As poderosas esquerdas do Maracanã do surfe brasileiro não apareceram no primeiro dia do Coca-Cola Saquarema Pro, mas as ondas de 1 metro de altura apresentaram uma boa formação para o início do segundo 6 estrelas seguido do WQS no Brasil. O surfista local Yan Guimarães aproveitou o conhecimento do pico para estabelecer os primeiros recordes do campeonato que marca a volta de Saquarema ao Circuito Mundial da Association of Surfing Professionals. As disputas prosseguem até domingo na "Cidade do Surf" da Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

“Foi irado. Apesar do mar ter piorado bastante hoje, ficou menor, balançado, mas eu dei sorte de achar ondas boas para vencer a bateria”, falou Yan Guimarães, de apenas 18 anos de idade. “Eu estava muito doente hoje de manhã, com febre, pensei até em pedir para transferirem minha bateria. Mas dei uma melhorada e resolvi vir competir e foi bom que eu vim. Esse tipo de mar, pequeno, não é meu ponto forte, mas estou em casa e já conheço bem as valas daqui com qualquer tamanho. Espero que as ondas aumentem nos próximos dias para melhorar meu rendimento também”.

Yan Guimarães ganhou 8,33 na melhor onda que surfou e somou 15,50 pontos na melhor apresentação do Coca-Cola Saquarema Pro, apresentado pela Rip Curl. O saquaremense disputou a 11.a bateria da primeira fase e bateu até o atual líder do ranking brasileiro, Jano Belo, com o paraibano só confirmando a classificação na última onda que pegou. Com ela, conseguiu superar o cearense Michel Roque e o português Ruben Gonzalez.

Um total de 144 surfistas de 16 países se inscreveu para disputar os 145.000 dólares oferecidos nas etapas com nível 6 estrelas do WQS. A maioria é do Brasil e o maior esquadrão estrangeiro na Praia de Itaúna é da Austrália, com 17 atletas, seguido pelos Estados Unidos (14), África do Sul (5), França (4), Espanha (2), Tahiti (2), Nova Zelândia (2), Chile (2), México (2), Havaí (1), Japão (1), Portugal (1), Porto Rico (1), Argentina (1) e Uruguai (1). Alguns gringos já competiram no primeiro dia e a primeira vitória estrangeira foi conquistada pelo australiano Brent Dorrington.

“Quando chegamos ontem aqui o mar estava totalmente diferente, com ondas bem maiores e surfei com uma prancha maior. Hoje, quando acordei, vi o mar bem menor, mas mesmo assim peguei boas ondas na bateria”, contou Brent Dorrington, após a vitória sobre três brasileiros, o pernambucano Alan Donato (2.o), o maranhense Álvaro Bacana (3.o) e o carioca Marcelo Bispo (4.o). “É difícil enfrentar só brasileiros na casa deles, mas comecei com uma esquerda boa que tirei uma nota 7 e depois peguei uma direita regular que me ajudou a passar em primeiro lugar”.

Alegria de um e tristeza para outro australiano que entrou na disputa seguinte, a quarta do dia. Luke Munro é um dos poucos integrantes do grupo dos 15 primeiros do WQS que foi escalado na primeira fase do Rip Curl apresenta Coca-Cola Saquarema Pro. Ele defendia a 13.a posição no ranking e não conseguiu achar boas ondas, acabando em último na bateria vencida pelo carioca Hugo Bittencourt, com o potiguar Danilo Costa passando em segundo lugar.

“Ficou difícil hoje (terça-feira), as ondas estão demorando muito para entrar. Eu disputei as triagens até ontem, o mar estava maior, tinha altas ondas, mas competição é isso mesmo”, falou Hugo Bittencourt, segundo colocado na final das triagens vencida pelo cearense Pablo Paulino na segunda-feira. “Acabei virando no finalzinho numa onda que o Danilo (Costa) foi para um lado e eu para o outro. Deu tudo certo e acabei passando em primeiro. Estou feliz e acho que aqui é um lugar que tem que ter campeonatos importantes sempre. São poucos os lugares do Brasil que têm ondas como essas. Aqui em Saquarema sempre dá ondas grandes com potencial muito bom para altas manobras”, enalteceu.

Além dos surfistas do Rio de Janeiro, os catarinenses também começaram bem no Coca-Cola Saquarema Pro. Felipe Ximenes e Beto Mariano fizeram até uma dobradinha para despachar o tahitiano Alain Riou no quinto confronto do dia, mas a primeira vitória foi conquistada pelo florianopolitano Diego Rosa na segunda bateria da terça-feira na Praia de Itaúna. No primeiro dia, foram realizadas 16 das 24 baterias da primeira fase, que será encerrada na quarta-feira.

“Estamos aí aproveitando mais uma oportunidade para fazer um grande resultado”, disse Diego Rosa. “Pena que o mar hoje ficou bem difícil. Cheguei aqui no domingo e assisti as triagens em altas ondas, o mar estava bem maior e ficou bem fundo aqui. Então, como a ondulação baixou a onda ficou muito gorda, porque o fundo está preparado para receber swell (ondulação) grande. Dei sorte de achar uma regular que consegui acertar duas manobras bem definidas para passar a bateria. Agora é continuar concentrado nas variações do mar para ir avançando nas próximas”.

O Rip Curl apresenta Coca-Cola Saquarema Pro é uma realização da Adding Sports com patrocínio da Coca-Cola, Rip Curl e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, além do impor-tante apoio da Prefeitura de Saquarema, do Ministério do Turismo do Governo Federal e da Unimed Araruama. O evento homologado pela Association of Surfing Professionals (ASP) como 20.a etapa do WQS, também conta com apoio da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ) e Associação de Surf de Saquarema e será transmitido ao vivo pela ESPN Brasil.

PRIMEIRA FASE – 3.o=97.o lugar (375 pts) / 4.o=121.o lugar (313 pts):
01: 1-Robson Santos (SP), 2-Martins Bernardo (CE), 3-Flávio Costa (BA), 4-João Gutemberg (RJ)
02: 1-Diego Rosa (SC), 2-Nathan Brandi (SP), 3-Rodrigo Wazlawick (SC), 4-Antonio Bortoletto (AFR)
03: 1-Brent Dorrington (AUS), 2-Alan Donato (PE), 3-Alvaro Bacana (MA), 4-Marcelo Bispo (RJ)
04: 1-Hugo Bittencourt (RJ), 2-Danilo Costa (RN), 3-Flávio Nakagima (SP), 4-Luke Munro (AUS)
05: 1-Felipe Ximenes (SC), 2-Beto Mariano (SC), 3-Alain Riou (TAH), 4-Guilherme Ramalho (SC)
06: 1-Tomas Hermes (SC), 2-Richard Christie (NZL), 3-Marcos Pastro (SC), 4-Diego Salgado (RJ)
07: 1-David do Carmo (SP), 2-Manuel Selman (CHL), 3-Jensen Callaway (EUA), 4-Anselmo Correia (RJ)
08: 1-Lincoln Taylor (EUA), 2-Bruno Rodrigues (PE), 3-Crhistiano Spirro (BA), 4-Oscar Davo (MEX)
09: 1-Thiago de Sousa (CE), 2-Igor Morais (RJ), 3-Brad Ettinger (EUA), 4-Felipe Braz (RJ)
10: 1-Saulo Junior (SP), 2-Jeronimo Vargas (RJ), 3-Fábio Silva (CE), 4-Jorge Spanner (RJ)
11: 1-Yan Guimarães (RJ), 2-Jano Belo (PB), 3-Michel Roque (CE), 4-Ruben Gonzalez (PRT)
12: 1-Messias Félix (CE), 2-Royden Bryson (AFR), 3-Gilmar Silva (SP), 4-Patrick Reis (RJ)
13: 1-Bernardo Lopes (BA), 2-Romain Cloitre (FRA), 3-Ricardo Ferreira (SP), 4-Michel Angelo (RJ)
14: 1-Miguel Pupo (SP), 2-Marcelo Trekinho (RJ), 3-César Aguiar (PE), 4-Wilson Nora (BA)
15: 1-Marcio Farney (CE), 2-Diogo Leão (ES), 3-Halley Batista (PE), 4-Beto Fernandes (SP)
16: 1-Luke Campbell (AUS), 2-Adilton Mariano (CE), 3-Alexandre Miranda (RJ), 4-David Rutherford (MEX)
--------------------baterias que vão abrir a quarta-feira:
17: Cory Lopez (EUA), Dunga Neto (CE), Martin Passeri (ARG), Flávio Lima (BRA)
18: Hira Teriinatoofa (TAH), Gustavo Fernandes (RJ), David do Carmo (SP), Junior Lagosta (PE)
19: Charlie Brown (CE), Shaun Burrell (EUA), Krystian Kymerson (ES), Marcelo Demantova (SC)
20: Jack Perry (AUS), Peterson Crisanto (PR), Marco Fernandez (BA), Gutemberg da Cunha (RJ)
21: James Wood (AUS), Dean Randazzo (EUA), Leandro Bastos (RJ), Robson Gobbato (RS)
22: Daniel Redman (AFR), Luel Felipe (PE), Heitor Pereira (SP), Emerson Piai (SP)
23: Victor Ribas (RJ), Thiago Camarão (SP), Tony Adams (EUA), Gustavo Schlickmann (SC)
24: Jarrad Howse (AUS), Guillermo Satt (CHL), Guilherme Herdy (RJ), Tamae Bettero (SP)

Postagens Relacionadas: