
Terminou ontem a segunda etapa do Circuito Nacional de Surf Open e Feminino, o Rip Curl Pro, evento que decorreu no âmbito do Festival Ocean Spirit 2009 que tem lugar em Santa Cruz.
As finais decorreram na Praia de Santa Rita, em Torres Vedras, onde rolavam ondas de 0,5m a 1m de formação razoável e algum vento moderado de noroeste.
A final masculina foi extremamente interessante e renhida com João Guedes e David Luís a mostrarem muita vontade de conquistar o título de campeão nesta etapa. De facto, Guedes e David foram os dois atletas que apresentaram maior consistência ao longo dos três dias de prova, sendo esta uma final muito merecida para ambos os atletas.
No final foi mesmo o atleta do Porto, João Guedes, quem levou para casa o troféu de campeão tendo vencido com um score de 15.83 contra os próximos 14.03 de David Luís. Para esta vitória contribuiu, e muito, a onda inicial de Guedes que foi recompensada com 8 pontos, o que certamente deu muito ânimo ao portuense.
Para chegar à final e conquistar o título, durante o dia de hoje Guedes teve ainda que derrotar Leo Belime que realizou também ele um excelente campeonato, e o extremamente experiente João Antunes. Já o vice-campeão, David Luís, eliminou em heats muito renhidos dois surfista do Guincho Miguel Ximenez e posteriormente Alexandre “Xaninho” Ferreira.
No final Guedes afirmou que: "Acredito que tenha sido uma final emocionante para quem assistiu de fora, pois tanto eu como o David fizemos boas ondas e estivemos bastante concentrados. Felizmente consegui apanhar duas ondas com bastante potencial logo no início da bateria e isso deu-me confiança para vencer finalmente uma etapa;o que já não acontecia há seis anos. Andei muito perto de vencer etapas do nacional durante os três últimos anos, mas infelizmente isso nunca aconteceu. Agora que consegui, posso dizer que o meu objectivo é mesmo ser campeão nacional"
Guedes é o surfista nacional actualmente em melhor posição no ranking mundial do circuito de qualificação (WQS), ao vencer esta prova assumiu a liderança do ranking nacional, não escondendo o seu objectivo de vencer o título.
Quanto à prova feminina a grande vencedora foi Joana Rocha, que desta forma conta com duas vitórias em duas etapas do Nacional. Maria Abecasis, Carina Duarte e Joana Machado foram as restantes finalistas.
Alexandre Botelho, companheiro de treinos de Leo Belime, foi o vencedor da Take Off Expression Session, com um bonito reverse, uma manobra de elevado grau de dificuldade.
SURF FEMININO FINAL:
Joana Rocha (SCCS) 11.26 / 1ª
Maria Sepulveda Abecasis (SCCS) 9.94 / 3ª
Carina Duarte (ESC) 11 / 2ª
Joana Bon Machado (Lusurf) 6.13 / 4ª
SURF OPEN FINAL:
João Guedes ( SCV ) 15.83 1º
David Luis ( CSC ) 14.03 2º