
Após o termino do Bundi Pro Junior, começou também na Cordoama o O’Neill Pro, uma etapa do circuito mundial de surf de qualificação masculino (WQS), com 10.000 dólares de premiação, que contará como a décima oitava etapa desse circuito, mas também como a quarta prova a contar para o ranking europeu deste ano.
Com ondas de um metro foi para a água o round 1 deste evento e apesar do bom nível de surf demonstrado por João Guedes logo no primeiro heat, o melhor ficou mesmo para o fim. Nicolau Von Rupp que entrou no último heat do round inaugural realizou um sólido score de 15.67, destacando-se com uma onda de 8.50 em 10 pontos possíveis, ficando assim à frente do francês Pierre Valentin Laborde.
Dos portugueses presentes neste round apenas Filipe Jervis, João Mealha e Gonçalo Paula não seguiram caminho.
No round 2 onde se encontravam 40 surfistas surgiram boas prestações e consequentemente bons scores por parte de alguns dos melhores surfistas europeus da actualidade.
Pierre Valentin Laborde que esteve em grande evidencia no Buondi Pro Junior até ter sofrido uma eliminação precoce, realizou o melhor score do dia, 17.00, mas a melhor onda coube a Eduardo Fernandes que estava na mesma bateria que o francês e que conseguiu uma nota de 9,33 em 10 pontos possíveis.
Também neste round Nicolau voltou a estar em destaque ao realiza novamente um score na casa dos 15 pontos e garantindo assim a vitória no seu heat e a oportunidade de voltar a surfar no round seguinte.
No round 2 os portugueses eliminados foram: Vasco Ribeiro, Francisco Alves, César Rosa, Robertson Gonçalves e o algarvio Joachim Guichard.