quinta-feira, 23 de julho de 2009

Segunda etapa do Circuito ASN 2009 acontece com boas ondas em Itacoatiara

Fonte: Diretoria ASN / Por: Renato Mundongo Bastos – presidente e realizador

Disputa pela passagem aérea para o Peru fica embolada e só será definida na última etapa da temporada.

Aconteceu no final de semana dos dias 18 e 19 de julho, na praia de Itacoatiara, em Niterói (RJ), a segunda etapa do Circuito da Associação de Surfe de Niterói (ASN) 2009, que tem o patrocínio principal da Hot Buttered (HB) e da Universidade Federal Fluminense (UFF). O sábado (18) começou com sol, praia cheia e boas ondas de meio a um metro de altura, no meio da praia, próximo ao canto do Costão. No início da tarde entrou o vento sudoeste deixando as ondas mexidas, dificultando um pouco a vida dos competidores. No domingo (19), como esperado, o vento sudoeste se manteve, as ondas subiram e a competição se concentrou no canto do Costão, com ondas fortes, para a esquerda, que passavam de um metro de altura, proporcionando boas condições de surfe.

Iniciante
Todas as categorias foram decididas no domingo. A primeira final do dia foi a da divisão Iniciante, que contava com a participação da jovem promessa niteroiense, Matheus Rodrigues. Matheuzinho confirmou o favoritismo e comemorou a vitória, deixando o carioca Pedro Neves em segundo. Na disputa por pontos, Dávio Figueiredo, filho do lendário surfista profissional Dadá Figueiredo, terminou logo atrás em terceiro. Eduardo Salgado completou a final ficando em quarto. Ranking Iniciante – Matheus soma uma vitória e um vice e assume a ponta do ranking na Iniciante. Dávio Figueiredo acumula duas terceiras colocações e ocupa a segunda posição na lista. Pedro Neves é o terceiro classificado.

Mirim
Na Mirim, vitória do cearense Anderson Rodrigues, com o paraibano Samuel Igo em segundo, por uma diferença de 0,3 pontos. O local de Búzios, João Paulo Zampier, remou forte, mas terminou com a terceira colocação. Matheus Rodrigues, em sua segunda final, ficou para trás, em quarto. Ranking Mirim - Samuel se aproveita da constância e passa a liderar o ranking da Mirim. Anderson Rodrigues pulou várias posições com a vitória nesta etapa e aparece em segundo na disputa pelo título niteroiense. João Paulo Zampier vem em terceiro, seguido por Ângelo Bittar, todos ainda sonhando com o caneco.

Junior
A final da categoria Junior foi uma das mais disputadas, com três dos finalistas se revezando na liderança do confronto. João Paulo Zampier, que é atleta da HB, aplicou fortes manobras de backside para arrancar as melhores notas dos juizes e comemorar a vitória. Anderson Rodrigues, campeão da categoria Mirim, ficou pouco mais de um ponto atrás, terminando com a segunda colocação, feliz da vida com o seu desempenho em Itacoatiara. Samuel Igo (campeão da primeira prova do ano) terminou precisando de uma segunda onda boa para o seu somatório e teve que se contentar com o terceiro lugar. Pedro Neves, que é atleta da Iniciante, deu uma dura nos marmanjos conquistando a quarta colocação na grande final da Junior. Ranking Junior - A disputa pelo título da divisão Junior em 2009 está entre os dois surfistas que também lideram a disputa na categoria Mirim, Samuel Igo e João Paulo Zampier. Matheus Rodrigues, o Matheuzinho, vem em terceiro. Fiquem de olho nesse moleque!

Feminino
Depois foi a vez das meninas caírem na água. Um dos destaques do evento foi a niteroiense Rayza Silveira, que está com 100% de aproveitamento nas etapas da ASN em 2009. Ela venceu as duas etapas e foi a única atleta desta temporada a garantir o título por antecipação. Parabéns! Rayza mostrou que conhece as ondas de Itacoatiara, superando as três cariocas na grande final. Gabriela Maia foi quem chegou mais perto, conquistando a segunda colocação, pouco mais de 03 pontos atrás de Rayza. Bárbara Rrizetto terminou em terceiro, com Joziane Simão completando a decisão na quarta colocação. Ranking Feminino – Rayza Silveira é a campeã niteroiense de surfe em 2009! Só falta vencer a próxima e garantir a invencibilidade. Na disputa pelo vice-campeonato estão Mariana Alonso, em segundo, Thais Araújo, na terceira posição, e Raquel (sem sobrenome definido) a quarta classificada.

Senior
Os senhores com mais de 28 anos, grande contingente de surfistas que estão na ativa dropando do pico em Itacoatiara, travaram grandes disputas nesta segunda etapa. Luizinho Oberlander não confirmou o favoritismo sendo desclassificado na semifinal. Marsil Antunes aproveitou o espaço e levou a melhor nessa, ficando um ponto na frente do big rider niteroiense Gutemberg “Guto” Goulart, o vice. Luiz Menezes, carioca amante das competições, sempre presente nos eventos da ASN (ele teve o terceiro melhor somatório da etapa – 13,50 pontos, na primeira fase) terminou na terceira colocação. Beg Rosemberg, dono da loja de surfe TSN e um dos apoiadores do circuito da ASN em 2009, completou a decisão na quarta classificação. Ranking Senior – Luiz Oberlander lidera a corrida pelo título da Senior, que apenas se definirá na última etapa, prevista para outubro. Na cola dele, em segundo, vem Marsil Antunes. Rafael Mignani vem com tudo em terceiro, seguido de perto por Luiz Menezes, em quarto. Beg ocupa a quinta colocação na lista.

Master
Na final da Máster, Guto Goulart e Luiz Menezes voltaram pra água (permaneceram nela, já que a disputa aconteceu logo após a decisão da Senior). Nessa, Luiz Menezes encontrou as melhores ondas, não deixando dúvidas sobre a sua vitória. Fontenele Roberto, niteroiense radicado em Búzios, campeão da primeira etapa, ficou em segundo. Gutemberg Goulart foi o terceiro classificado, terminando na frente de Mitra Melo, que pegou boas ondas nas fases anteriores, sendo o quarto colocado na disputa final. Ranking Máster – Fontenelle “Fonte” Roberto e Luiz Menezes, ambos com um vice e uma vitória, estão empatados na cabeça da lista na Master. O escritor de livros infantis, Eduardo “Duca” Pantaleão, de volta às competições em boa forma é o terceiro classificado. Alex “Ligeiro” Linhares vem em quarto, seguido por Beg Rosemberg. Mais uma emocionante disputa reservada para a última etapa da temporada!

UFF
Na divisão Open UFF, categoria reservada aos alunos e ex-alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF), Erick Conde, o vice, liderava a bateria final até os últimos segundos, quando André Gianinni pegou a onda da virada, pulando da quarta posição para o lugar mais alto do pódio. Carlos “Casé” José ficou em terceiro, deixando Eduardo Berba em quarto. Ranking UFF - Com dois vices, Erick Conde assume a liderança do ranking. Breno Hebert, campeão da primeira etapa, vem em segundo, seguido pele médico Dr. Casé. Beto Guarino (mestre em Artes pela UFF), que faz parte da diretoria da ASN, além de ser o shaper das pranchas Bou é o quarto classificado.

Open Interno
A disputa pelo título da principal categoria da ASN, a Open Interno, mostrou que o nível dos atletas niteroienses está alto. Divisão reservada para os locais, que oferece ao campeão da temporada uma passagem aérea para o Peru, oferecida pela Tripping Tour e Taca Air Lines, a Open Interno promete muita emoção para o último confronto do ano, em outubro, já que o ranking vem embolado, com vários “favoritos”. A cobiçada premiação fez com que muitos atletas que não competiam há um bom tempo voltassem a disputar os campeonatos da ASN. Exemplo disso foram os terceiro e quarto colocados nesta etapa, respectivamente Felipe Perin e Bernard Broitman, que amargaram a última colocação, 19º, na primeira etapa, mas participaram da grande final nesta segunda prova. Rafael Guimarães, o grande campeão, surfista de Niterói que coloca a cidade em destaque no surfe fluminense, abriu a bateria com uma esquerda, fez duas manobras muito fortes e arrancou 09 pontos dos juizes, a maior nota do campeonato. Rafael liderou a bateria do início ao fim e para confirmar o resultado marcou o placar mais alto da competição, 14,25 pontos na soma das duas melhores ondas na bateria final. Rafael Mignani tentou, mas não conseguiu ameaçar a vitória do seu conterrâneo xará, terminando com a segunda colocação, o que é um ótimo resultado para esse constante e competitivo surfista e fisioterapeuta. Felipe Perin, terceiro colocado, e Bernard Broitman, o quarto, ficaram para trás na disputa pelo título. Ranking Open Interno – Rafael Guimarães e Luizinho Oberlander dividem a liderança do ranking, seguidos de perto por Ben Borges (100 pontos de diferença). Guimarães e Oberlander se alternaram em quinto e em primeiro nas duas etapas. Rafa Mignani vem atrás, na quarta classificação. Todos com chances de fazer uma viagem de graça para o Oceano Pacífico. No segundo pelotão estão, nessa ordem, Bruno Borges, Felipe Perin e Bernard Broitman. Emoção garantida para a terceira e última prova do Circuito ASN HB UFF de Surfe 2009!

Destaques
Para Zezão, videomaker responsável pelas matérias da ASN no Canal Woohoo e por detalhes especiais neste texto, o big rider niteroiense Gutemberg Goulart, que atualmente reside no Canadá, foi um dos destaques do campeonato. Guto participou do WQS de Saquarema na semana anterior, mas não foi tão bem. Já em sua terra natal demonstrou um surf sólido nas pesadas ondas de Itacoatiara. Guto fez duas finais, terminado em vice na Sênior e em terceiro na Master. Parabéns! João Paulo Zampier fez o segundo maior placar do evento, marcando 13,60 pontos com a soma de suas duas melhores ondas durante a final da Junior.

O fato mais marcante do evento foi o um minuto de silêncio que todos fizeram durante a entrega de prêmios, em homenagem a um dos melhores surfistas da cidade e eterno amigo José Rommel Amorim, o Rommel, que nos deixou, no dia do seu aniversário de 35 anos, no acidente aéreo da Air France.

Fechando o evento com chave de ouro aconteceu, mais uma vez, a bateria de exibição com os profissionais niteroienses, Bruno Santos e Guilherme Herdy, e os finalistas das categorias de base, a Mirim e a Junior, respectivamente, Anderson Rodrigues e João Paulo Zampier. Bruninho mostrou que é bom em qualquer condição, manobrando com força e completando manobras incríveis. Herdy também surfou uma ótima onda, aplicando um rasgadão bem no crítico e executando uma boa batida. Mas deixou a vitória escapar. João Paulo Zampier e Anderson Rodrigues completaram a exibição e mantiveram o nível da disputa. Eles não se intimidaram com a presença dos tops e surfaram como gente grande. Parabéns!

Esta segunda etapa contou com os patrocínios da Hot Buttered, Universidade Federal Fluminense, e apoios da Compão, Hanga Bay, André Cebola Surfboards, Bou Surfboards, Original Brasil, Burleighs, Girlie, Cobra d’Água, Código do Surf, Kaway, Bustle, Intato, TSN, ESP Corretagem de Seguros, S3 Boarders United, Bruno Santos Tube Rider Pro, Tripping e Taca Airlines.

Até a próxima etapa da ASN, prevista para rolar em 24 e 25 de outubro de 2009, lá mesmo, em Itacoatiara!

Visite-nos em www.asn.org

Postagens Relacionadas: