As incursões para dar andamento ao projeto ‘Praia Segura, Surfe Legal’ continuam acontecendo no litoral Norte gaúcho. Na segunda-feira (20) o prefeito de Tramandaí, Anderson Hoffmeister, recebeu uma comitiva de surfistas liderados pelo deputado estadual Sandro Boka. Foram avaliadas as demarcações para a prática de surfe e pesca no município e a divulgação do projeto para a comunidade local.
Para o Diretor de Segurança da Federação Gaúcha de Surfe (FGSurf), Virgílio Matos, “Tramandaí deverá dar maior atenção para esse grave problema, pois pela falta de sinalização, poderá resultar em mais mortes/tragédias...absurdas”, concluiu. O prefeito de Tramandaí informou que por determinação do IBAMA, as demarcações foram retiradas.
O gabinete do deputado Sandro Boka, em contato com o superintendente do IBAMA no RS, Fernando Costa Marques respondeu que não é da responsabilidade da instituição e sim das prefeituras a demarcação. Para Boka “é de extrema importância que o Executivo municipal retorne a ter uma demarcação dos locais adequada das suas áreas, e integre-se ao programa Praia Segura Surfe Legal”, reiterou Boka.
Uma das proposições apresentadas no encontro foi a utilização das guaritas de salva-vidas, através de uma pintura personalizada, para demarcar as áreas da prática de esportes náuticos e pesca. O prefeito de Tramandaí, Anderson Hoffmeister, sugeriu a realização de uma reunião com a Associação dos Municípios do Litoral Norte (AMILINORTE), para discutir com os prefeitos, ações integradas para solucionar definitivamente o impasse entre surfistas e pescadores. Para o presidente da FGSurf, Orlando Carvalho, “esperamos que esse impasse seja resolvido o mais rápido possível”.
Ministério Público Estadual irá cooperar nas negociações
O Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Luiz Carlos Ziomkowski, em reunião no MPE, nesta terça-feira (21), demonstrou interesse em cooperar nas negociações com as prefeituras dos municípios litorâneos e indicou Nilson de Oliveira Filho, Promotor de Justiça, para acompanhar pessoalmente as reuniões sobre as demarcações de áreas de surfe e pesca no litoral gaúcho. O deputado Boka, que também participou da reunião, relatou os trabalhos feitos até hoje para Ziomkowski e convidou o MPE para participar do encontro com a AMILINORTE.
A expectativa é de que nos próximos encontros já se tenha um mapeamento detalhado das áreas seguras para prática de esportes náuticos, o que na opinião de Boka “é essencial, tendo em vista que com este documento em mãos, poderemos fazer o lançamento oficial da campanha Praia Segura Surfe Legal”, estimou.