quinta-feira, 16 de julho de 2009

Victor Ribas é atração no Coca-Cola Saquarema Pro

Fonte: ASP South America / Por: João Carvalho- Assessoria de Imprensa da ASP South America

As principais estrelas do Coca-Cola Saquarema Pro 2009 começaram a se apresentar na Praia de Itaúna, que na quarta-feira também não apresentou as esquerdas poderosas apontadas como uma das melhores do Brasil. Foi mais um dia de ondas irregulares de 1 metro de altura, com a maioria fechando rápido demais para que os surfistas pudessem mostrar tudo o que sabem.

O novo líder do ranking WQS, Jadson André, abriu a segunda fase passando atrás do paulista Nathan Brandi, que já derrubou o primeiro cabeça-de-chave, Odirlei Coutinho. Uma das atrações do segundo dia também foi a participação do experiente Victor Ribas, que 12 anos atrás venceu a única etapa do WQS realizada em Saquarema.

“Tomei a poção da juventude né!”, brincou Vitinho, que entrou na penúltima bateria da primeira fase e avançou em segundo na disputa vencida pelo paulista Thiago Camarão. “O importante é que o surfe está me dando uma condição para continuar e acho que ainda tenho alguns anos de carreira no Brasil. Infelizmente não estou indo bem no WQS, mas estou querendo buscar alguns resultados para pelo menos entrar numa fase mais avançada nas etapas do ano que vem. É muito bom voltar a competir em Saquarema. Estou amarradão, indo todo dia pra casa (em Cabo Frio) e porque meus amigos estão vindo para cá ver as baterias. É bom demais estar em casa”.

Sobre a volta de Saquarema ao Circuito Mundial, Victor Ribas comentou: “É super importante. Saquarema é o lugar que na década de 70 aconteciam os campeonatos que decidiam o título brasileiro, palco dos festivais de surfe que marcaram a história do esporte no Brasil. Tem muita tradição e a qualidade da onda é internacional, uma das melhores do Brasil com certeza. A gente até chama de Maracanã do surfe brasileiro porque Itaúna agüenta qualquer ondulação, além de ser muito constante. Espero que venha um grande swell pra deixar os gringos de boca aberta”.

Aos 37 anos de idade, Vitinho é o competidor mais experiente entre os 144 inscritos no Coca-Cola Saquarema Pro. Ele avançou para completar a última bateria da segunda fase, encabeçada pelo único concorrente de Jadson André na briga pela liderança do ranking WQS em Saquarema, o australiano Adam Melling, além do vencedor da etapa encerrada no domingo na Praia Mole de Florianópolis (SC), Gabriel Medina. O jovem paulista é um dos convidados da Rip Curl para a fase dos cabeças-de-chave. Ele é patrocinado pela marca, que também está apresentando o campeonato de Saquarema.

O feito de Medina, que se tornou o campeão mais jovem em toda a história das séries qualificatórias para o ASP World Tour ,com apenas 15 anos de idade, serviu de inspiração para outros atletas, como Nathan Brandi. O guarujaense de 17 anos bateu até o líder do WQS, Jadson André. Mas, o potiguar passou em segundo lugar, despachando os paulistas Robson Santos e Odirlei Coutinho no confronto que abriu a fase dos cabeças-de-chave do Coca-Cola Saquarema Pro.

“O Jadson é muito bom, tem grande potencial, tanto que ele está liderando o ranking. Eu sou amador ainda, mas estou aí dando o gás como o Medina fez a semana passada lá em Santa Catarina”, comparou Nathan Brandi, que comemorou sua primeira vitória na Praia de Itaúna, pois na primeira fase passou atrás do catarinense Diego Rosa. “No ano passado eu disputei o Brasileiro Amador aqui, o mar estava grandão e fiquei na semifinal porque minha prancha se quebrou ao meio na bateria. Gosto bastante daqui, as ondas são pesadas e tomara que entre o swell que está previsto”.

Apesar de não estrear com vitória no Coca-Cola Saquarema Pro, Jadson André saiu tranqüilo do mar, dizendo que o importante era passar para a próxima fase. “O mar está bastante difícil, não consegui pegar boas ondas, mas com duas notas razoáveis consegui passar e isso é o que importa nesse momento. Parece que as ondas vão melhorar e torço por isso para que a galera possa mostrar seu surfe”, deseja o surfista de Natal que pela primeira vez está defendendo a liderança do WQS conquistada na etapa igualmente de nível 6 estrelas na Ilha de Santa Catarina, semana passada.

“A meta é continuar na ponta, mas não quero ficar pensando muito nisso e só me concentrar em cada bateria por vez. O foco é continuar trabalhando duro, fazendo as coisas certas pra me manter na frente do WQS”, falou Jadson, após a classificação para a rodada dos 48 melhores surfistas do campeonato. O potiguar também confidenciou que nunca tinha competido na Praia de Itaúna. “Em 2007 eu disputei o Oakley Pro Junior em Saquarema, mas o evento rolou lá na Praia da Vila e não aqui. Achei o mar bastante difícil, senti um pouco de dificuldade, mas também, hoje não está bom. Vou continuar treinando para tentar uma melhor adaptação e tomara que o mar suba nos próximos dias”.

BATALHA PARA O G-15 - Apenas o australiano Adam Melling ameaça a ponta do WQS de Jadson André na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Já a batalha para entrar na zona de classificação para o ASP World Tour está aberta para mais surfistas no Rip Curl apresenta Coca-Cola Saquarema Pro. O brasileiro mais próximo do G-15 era o catarinense Marco Polo em 16.o lugar, mas ele acabou em último na terceira bateria da segunda fase e deve cair mais posições. E o primeiro a ultrapassá-lo pode ser o australiano Jarrad Howse, que venceu o confronto que fechou a primeira fase na manhã da quarta-feira de céu nublado na “Cidade do Surf” do Rio de Janeiro.

“É a minha primeira vez aqui em Saquarema e está show. A onda parece ser bem forte, parecida com as da Austrália. Acho que é muito melhor do que as outras ondas que já surfei no Brasil, com mais força, mais parede para manobrar e se o mar aumentar nos próximos dias vai ser show de surfe. Competi com uma prancha nova muito boa do shaper brasileiro Ricardo Martins que andou muito bem aqui. Vou continuar com ela”, revelou Jarrad Howse, que chegou em Saquarema em 18.o lugar no WQS.

Outro estrangeiro que estreou com uma bela vitória foi o norte-americano Tanner Gudauskas, que defende a quinta posição no ranking no Coca-Cola Saquarema Pro. Ele e o também cabeça-de-chave Hizunomê Bettero passaram juntos na quinta bateria da segunda fase, com ambos eliminando o neozelandês Richard Christie e o catarinense Felipe Ximenes para avançarem para a rodada dos 48 melhores, última de confrontos formados por quatro competidores. Tanner disputa o WQS junto com seus dois irmãos, Patrick e Dane, sendo o mais bem colocado no ranking neste momento.

“Estou super feliz por estar aqui em Saquarema e é muito bom viajar com os irmãos, porque cada um fala dos erros e acertos que fazemos nas baterias para tentar sempre ir melhorando para as próximas”, falou Tanner Gudauskas. “As ondas não estão tão boas como no início da semana quando chegamos aqui. Na segunda-feira, as séries estavam bem volumosas, lembrando um pouco a força das ondas do Havaí. Hoje estão bem menores, mas consegui achar uma muito boa que deu para fazer um high-score (nota alta) que me garantiu a vitória na bateria”.

O Rip Curl apresenta Coca-Cola Saquarema Pro é uma realização da Adding Sports com patrocínio da Coca-Cola, Rip Curl e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, além do impor-tante apoio da Prefeitura de Saquarema, do Ministério do Turismo do Governo Federal e da Unimed Araruama. O evento homologado pela Association of Surfing Professionals (ASP) como 20.a etapa do WQS, também conta com apoio da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ) e Associação de Surf de Saquarema e será transmitido ao vivo pela ESPN Brasil.

SEGUNDA FASE – 3.o=49.o lugar (US$ 600 e 625 pts) / 4.o=73.o lugar ($ 500 e 563 pts):
01: 1-Nathan Brandi (SP), 2-Jadson André (RN), 3-Robson Santos (SP), 4-Odirlei Coutinho (SP)
02: 1-Masatoshi Ohno (JAP), 2-Diego Rosa (SC), 3-Adam Robertson (AUS), 4-Martins Bernardo (CE)
03: 1-Patrick Beven (FRA), 2-Brent Dorrington (AUS), 3-Danilo Costa (RN), 4-Marco Polo (SC)
04: 1-Hugo Bittencourt (RJ), 2-Blake Wilson (AUS), 3-Leigh Sedley (AUS), 4-Alan Donato (PE)
05: 1-Tanner Gudauskas (EUA), 2-Hizunomê Bettero (SP), 3-Richard Christie (NZL), 4-Felipe Ximenes (SC)
06: 1-Shaun Gossmann (AUS), 2-Tomas Hermes (SC), 3-Beto Mariano (SC), 4-Dane Gudauskas (EUA)
07: 1-Pablo Paulino (CE), 2-Davi do Carmo (SP), 3-Bruno Rodrigues (PE), 4-Jean da Silva (SC)
--------------------confira os próximos resultados no www.ripcurl.com.br:
08: Austin Ware (EUA), Bobby Hansen (NZL), Manuel Selman (CHL), Lincoln Taylor (AUS)
09: Joan Duru (FRA), Shaun Ward (EUA), Thiago de Sousa (CE), Jeronimo Vargas (RJ)
10: Gony Zubizareta (ESP), André Silva (CE), Igor Morais (RJ), Saulo Junior (SP)
11: Yuri Sodré (RJ), Brian Toth (PRI), Yan Guimarães (RJ), Royden Bryson (AFR)
12: Matt Wilkinson (AUS), Bruno Santos (RJ), Jano Belo (PB), Messias Felix (CE)
13: Patrick Gudauskas (EUA), Pedro Henrique (RJ), Bernardo Lopes (BA), Marcelo Trekinho (RJ)
14: Marco Giorgi (URU), Paulo Moura (PE), Romain Cloitre (FRA), Miguel Pupo (SP)
15: Dusty Payne (HAV), Rhys Bombaci (AUS), Marcio Farney (CE), Adilton Mariano (CE)
16: Travis Logie (AFR), Simão Romão (RJ), Diogo Leão (ES), Luke Campbell (AUS)
17: Blake Thornton (AUS), Raoni Monteiro (RJ), Cory Lopez (EUA), Gustavo Fernandes (RJ)
18: Wiggolly Dantas (SP), Eric Rebiere (FRA), Dunga Neto (CE), Davi de Jesus (SC)
19: Leonardo Neves (RJ), Rodrigo Dornelles (RS), Shaun Burrell (EUA), Marco Fernandez (BA)
20: Brett Simpson (EUA), Neco Padaratz (SC), Charlie Brown (CE), Jack Perry (AUS)
21: Nathan Yeomans (EUA), Bernardo Pigmeu (PE), James Wood (AUS), Heitor Pereira (SP)
22: Dion Atkinson (AUS), Renato Galvão (SP), Leandro Bastos (RJ), Daniel Redman (AFR)
23: Yadin Nicol (AUS), Willian Cardoso (SC), Thiago Camarão (SP), Tamae Bettero (SP)
24: Adam Melling (AUS), Gabriel Medina (SP), Victor Ribas (RJ), Jarrad Howse (AUS)

PRIMEIRA FASE – 3.o=97.o lugar (375 pts) / 4.o=121.o lugar (313 pts):
--------------------baterias restantes que abriram a quarta-feira:
17: 1-Cory Lopez (EUA), 2-Dunga Neto (CE), 3-Martin Passeri (ARG), 4-Flávio Lima (ES)
18: 1-Davi de Jesus (SC), 2-Gustavo Fernandes (RJ), 3-Hira Teriinatoofa (TAH), 4-Junior Lagosta (PE)
19: 1-Shaun Burrell (EUA), 2-Charlie Brown (CE), 3-Marcelo Demantova (SC), 4-Krystian Kymerson (ES)
20: 1-Jack Perry (AUS), 2-Marco Fernandez (BA), 3-Peterson Crisanto (PR), 4-Gutemberg da Cunha (RJ)
21: 1-James Wood (AUS), 2-Leandro Bastos (RJ), 3-Dean Randazzo (EUA), 4-Robson Gobbato (RS)
22: 1-Daniel Redman (AFR), 2-Heitor Pereira (SP), 3-Emerson Piai (SP), 4-Luel Felipe (PE)
23: 1-Thiago Camarão (SP), 2-Victor Ribas (RJ), 3-Gustavo Schlickmann (SC), 4-Tony Adams (EUA)
24: 1-Jarrad Howse (AUS), 2-Tamae Bettero (SP), 3-Guilherme Herdy (RJ), 4-Guillermo Satt (CHL)

Postagens Relacionadas: