Fonte: ZDL Assessoria / Por: Roberto Pierantoni
A segunda etapa do Circuito Petrobras de Surf Feminino 2009, que o acontece sábado e domingo, na praia do Tombo, no Guarujá (SP), contará com uma série de ações sociais e ambientais. A competição, que está em sua oitava temporada consecutiva, sempre se caracterizou em mostrar para a sociedade a importância de se preservar o meio ambiente e também em se conscientizar a população sobre problemas de saúde e de interesse comum às mulheres.
A Uidú Produções, organizadora do evento, programou diversas atividades paralelas para o final de semana. Entre elas está uma exposição e uma oficina sobre fibras naturais, gincana ambiental, coleta seletiva de lixo, conversas com especialistas sobre prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e também um trabalho de conscientização com surfistas e público na areia sobre a importância do cuidado em se evitar a gravidez na adolescência.
Durante os dois dias do campeonato, artesãos de três comunidades do Guarujá apresentam trabalhos em cipó e taboa na Mostra de Artesanato em Fibras Naturais, além de realizar oficinas para ensinar os interessados como utilizar estas duas plantas para a confecção de utensílios domésticos e peças de decoração. A iniciativa integra o Ano Internacional das Fibras Naturais, instituído pela Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura.
A Secretaria Municipal de Saúde do Guarujá – através do Centro de Testagem, Aconselhamento, Prevenção e Treinamento – estará presente na praia do Tombo para dar informações sobre DSTs e métodos anticonceptivos, enfatizando a importância de se evitar a gravidez precoce. Já a Secretaria Municipal do Meio Ambiente da cidade do litoral paulista realizará diversas atividades, que inclui a distribuição de materiais informativos sobre as questões socioambientais e de sustentabilidade, o plantio de sementes de abricó e uma gincana ecológica.
Outra ação paralela preparada para a segunda etapa do Circuito Petrobras de Surf Feminino 2009 estará sob responsabilidade da Cooperbem – Cooperativa de Coleta Seletiva. A organização fará uma exposição sobre os trabalhos realizados pela organização no que se refere à reciclagem de materiais e produtos produzidos a partir de tais materiais, como camisetas confeccionadas com garrafas pet e telhas feitas com embalagens tetra pak. Também está programada a apresentação do Grupo de Batuque Infanto-Juvenil Pracatá, projeto social dirigido para crianças e adolescentes do Guarujá.