A briga pela liderança da categoria profissional do Circuito Petrobras de Surfe Feminino 2009 – Troféu Débora Farah continua acirrada entre a paraibana Diana Cristina e a paulista Suelen Naraísa. As duas surfistas se classificaram, na tarde deste sábado, para as semifinais da segunda etapa do torneio, que está sendo realizada na praia do Tombo, no Guarujá (SP).
Ambas não sofrem mais a perseguição direta das terceira e quarta colocadas no ranking, a catarinense Juliana Quint e a carioca Andrea Lopes, que foram eliminadas na primeira bateria das quartas-de-final pela representante do Rio de Janeiro Gabriela Teixeira, primeira colocada, e pela catarinense Gabriela Leite.
Diana Cristina, vencedora da primeira etapa, realizada em junho, em Natal (RN) - e portanto líder da classificação geral -, não teve dificuldades para vencer a segunda bateria, que também classificou a paulista Luana Coutinho. A parananese Nathalie Martins e a capixaba Bárbara Segatto foram eliminadas. "Estou com o tricampeonato na mão e não posso dar mole”, disse a atleta da Paraíba, que conquistou o título do Circuito Petrobras de Surfe Feminino em 2007 e 2008.
Suelen Naraísa, segundo lugar na capital potiguar, também avançou para as semifinais ao vencer a terceira bateria das quartas-de-final. Em segundo lugar - e classificada - ficou a carioca Brigitte Mayer, a mais experiente entre todas as participantes da etapa do Guarujá. "Como o mar está pequeno, usei a estratégia de logo pegar duas ondas e, depois, tentar melhorar as notas. Deu certo”, explicou a surfista de Ubatuba (SP).
A maior somatória entre as profissionais foi alcançada pela atleta do Rio de Janeiro Taís Almeida. Nas duas ondas computadas, ele alcançou 14,84 e avançou para as semifinais. A outra classificada no quarto confronto das quartas-de-final foi a paulista Cláudia Gonçalves. A "local” do Guarujá contou com a torcida especial do namorado, o "top 10” do Circuito Mundial da Association of Surfing Professionals (ASP) Adriano "Mineirinho” de Souza. "Passei no último minuto, no sufoco, mas continuo na briga”, avisou a surfista.
No sábado, também foram disputadas as fases iniciais das categorias Open, Júnior (até 18 anos), Mirim (até 15 anos) e Longboard. As meninas da Infantil (até 12 anos) competirão apenas neste domingo, quando serão conhecidas as seis campeãs da segunda etapa do Circuito Petrobras de Surfe Feminino 2009 – Troféu Débora Farah. A expectativa dos organizadores é que o evento termine por volta das 14 horas.
A segunda etapa do Circuito Petrobras de Surf Feminino tem o patrocínio exclusivo da Petrobras. A transportadora oficial do campeonato é a GOL - Linhas Aéreas Inteligentes e o apoio é da Roxy Acessórios, Revista Ehlas, Woohoo, Prefeitura do Guarujá, Secretaria de Esportes do Guarujá, Governo do Estado de São Paulo, Marcha Mundial das Mulheres Católicas pelo Direito de Decidir; Abrasp, CBS, Federação Paulista de Surf, Associação de Surf do Guarujá, Ministério do Esporte, Secretaria Especial de Políticas Públicas para Mulheres.