sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Salvador fecha passagem do Mundial WQS no Brasil

Fonte: ASP South America / Por: João Carvalho - Assessoria de Imprensa ASP South America

A Bahia volta a sediar um evento de surfe internacional entre os dias 20 e 25 de outubro. O Surf Eco Festival 2009, apresentado pela Billabong, contará com duas grandes provas da Association of Surfing Professionals (ASP) e marca o encerramento do calendário internacional do surf brasileiro deste ano. Na estréia da capital baiana no circuito mundial World Qualifyng Series (WQS), os melhores surfistas brasileiros e um batalhão de estrangeiros desembarcam na praia do Aeroclube, também conhecida como Pescador, para uma etapa de nível três estrelas, que distribuirá U$ 50 mil.

O Surf Eco Festival 2009 abrigará também a última etapa da seletiva Sul-Americana (masculina e feminina) para o Mundial Pro-Junior. Esta prova distribui U$ 15 mil de prêmio para os meninos, U$ 5 mil para as meninas e define seis atletas “brazucas” para representar o país no campeonato mundial para surfistas profissionais com idade abaixo dos 21 anos, que acontece em janeiro, na Austrália.

Desde 2005 a Bahia passou a fazer parte do calendário do WQS, porém, o Surf Eco Festival 2009 marca a estréia da capital baiana nesta competição. As provas anteriores aconteceram em Mata de São João, com duas competições no Costa do Sauípe e uma na Praia do Forte (o Billabong Surf Eco Festival do ano passado), e em Itacaré, com duas etapas do WQS feminino e duas do WCT da mesma categoria.

O Surf Eco Festival 2009 está, com certeza, na galeria dos grandes eventos esportivos de Salvador deste ano. Além de uma mega e confortável estrutura para atletas, imprensa e público e da premiação de cerca de R$ 140 mil para os competidores, o evento contará com um festival musical, no dia 24 (sábado), com as presenças dos grupos Natiruts, Cidade Negra, Diamba e Adão Negro.

“Depois da realização de um evento grandioso na Praia do Forte no ano passado, resolvemos premiar Salvador com a segunda versão do Surf Eco Festival. Além de uma opção de entretenimento para a população, o festival, que impressionou toda a comunidade do surfe internacional na versão anterior, consolida a Bahia no roteiro internacional do esporte”, explica o produtor do evento, Raílton Lemos, da Dendê Produções.

Lemos ressalta que um evento esportivo deste porte colabora com a geração de emprego e renda para a cidade, alavanca o turismo e contribui para a introdução de uma cultura esportiva saudável para a população, sobretudo para o público jovem. “Entre atletas, comissão técnica, imprensa e acompanhantes, teremos mais de 400 pessoas desembarcando em Salvador para os sete dias de prova”, calcula o produtor.

O festival será marcado também por diversas ações de caráter socioambiental. Em uma parceria com a Secretaria de Educação do Município de Salvador, estudantes de cerca de 30 escolas municipais visitarão o Surf Eco Festival 2009 para interagir com os atletas, com o público e com os profissionais do evento. Eles serão recepcionados em tendas ambientais.

Palco das Disputas

A praia do Aeroclube, também conhecida como Pescador, foi um dos principais palcos de disputas de surfe nos anos 80. O local, que fica em uma área privilegiada da capital baiana, tem um fundo de areia com ondas fortes e pesadas, que em dias perfeitos proporcionam direitas e esquerdas de sonho. Foi lá que aconteceu, em 1986, o Bahia Pro Contest. O memorável evento atraiu as maiores estrelas do surfe profissional brasileiro da época e teve ondas de até três metros de altura.

Briga de cachorro grande

A prova do WQS do Surf Eco Festival 2009 marca o encerramento da “perna” brasileira de fim de ano. A competição baiana encerra a seqüência de quatro provas consecutivas no país e representa a possibilidade dos surfistas brasileiros e de alguns gringos conquistarem alguns pontinhos e colocarem mais uns dólares no bolso, já que o campeão sai do Pescador com U$ 7 mil.

O Billabong Surf Eco Festival da Praia do Forte, realizado em junho do ano passado, teve como campeão o paulista Adriano de Souza, o Mineirinho. Sexto colocado no ASP World Tour, circuito que define o campeão mundial, Mineirinho não deve competir em Salvador por causa do calendário. Porém a etapa baiana contará com a presença dos principais atletas do país.

As duas provas serão também uma boa oportunidade para os surfistas da Bahia conquistarem bons resultados. No Pro-Junior as maiores apostas locais são o ilheense Franklin Serpa, oitavo colocado no ranking até o momento, e Marco Fernandez, de Arembepe (Camaçari), que ocupa a 10ª colocação. Para o WQS, além dos dois nomes citados, Rudá Carvalho, Bruno Galine, Bernardo Lopes, Wilson Nora, Denis Tihara, Heloy Júnior, Alandresson Martins, Flávio Costa, Christiano Spirro e Armando Daltro são grandes esperanças baianas.

Molecada na disputa

A etapa derradeira da Seletiva Sul-Americana para o Mundial Pro-Junior será a mais valiosa das quatro provas realizadas no Brasil nesta temporada. Serão 2000 pontos para o campeão da categoria masculina e 1500 pontos para o campeã do feminino. Por isso, toda a “nata” do surf profissional brasileiro sub-21 marcará presença no Pescador.

O paulista Miguel Pupo e a paraibana Diana Cristina são os atuais líderes do circuito. Além das duas provas que já aconteceram em Santa Catarina, os surfistas disputam ainda uma etapa no Rio de Janeiro (entre 16 e 18 de outubro) antes do Surf Eco Festival 2009. Vale ressaltar que todas as provas anteriores têm premiação e pontuação inferiores à competição baiana.

O Billabong apresenta: Surf Eco Festival 2009 é uma realização da Dendê Produções e da Axé Mix e conta com o patrocínio do Governo Federal, através da Petrobras, e do Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo (Setur). O evento conta com o apoio da Prefeitura de Salvador, da Bahiatursa, do Shopping Iguatemi, da Surfing Series, da Rede Outlight e da Gol Linhas Aéreas. As provas são homologadas pela Association of Surfing Professionals (ASP), ASP South America e Federação Baiana de Surf (FBSurf).