sábado, 14 de janeiro de 2012

FGSurf muda o sistema de disputas do Gaúcho Amador de Surf

A Federação Gaúcha de Surf (FGSurf) preparou uma série de mudanças para o circuito Gaúcho Amador em 2012 buscando dinamizar as disputas, e atrair novos competidores do esporte dos reis polinésios, além de preservar a natureza. Todas as mudanças poderão ser conferidas já nos dias 21 e 22 de janeiro na praia de Imbé junto ao quiosque Secret, durante o Matte Leão Surf Festival.

O Matte Leão Surf Festival terá como diferencial a busca pela preservação ambiental, pois será feito sob a base da sustentabilidade. Toda a estrutura, dentro do possível, será construída com madeira de reflorestamento, buscando reaproveitar materiais que seriam descartados. O evento também será utilizado para conscientizar o público que acompanha o circuito Gaúcho de Surf Amador da necessidade da preservação do meio ambiente através de pequenos atos.
 
O Matte Leão Surf Festival será dividido em quatro etapas, sendo a primeira em Imbé nos dias 21 e 22 de janeiro; a segunda em Tramandaí nos dias 28 e 29 de janeiro; a terceira em Atlântida nos dias 11 e 12 de fevereiro; a quarta e decisiva em Torres nos dias 25 e 26 de fevereiro.
 
Entenda as mudanças,  Sai o individual e entra a equipe:

Anteriormente o atleta para se tornar campeão precisava derrotar uma série de adversários de forma individual em baterias formadas por até quatro surfistas. A partir de 2012 para chegar ao pódio continua sendo necessário vencer muitos outros competidores, no entanto as disputas são em equipe. O formato Tag Team reunirá em um mesmo grupo dois atletas da categoria Open, dois Júnior, um Iniciante e um Mirim, reforçados por um surfista Profissional. Eles buscarão derrotar outra equipe de igual
 
Sistema de notas:
 
Ao invés de surfar até doze ondas e suas duas melhores entrar para o somatório, agora o atleta terá 10 minutos para surfar sozinho até três ondas, e sua melhor será computada. No caso de um atleta entra no mar e surfar suas três ondas e sair antes de seu tempo (10 minutos) acabar, o próximo integrante da equipe poderá usar os minutos restantes do colega, além de seus 10 minutos. Ao todo a equipe terá 70 minutos para que seus sete surfistas procurem a manobra mais arrojada e mais valorizada.
 
Pontuação para definir os campeões:
 
Cada surfista entrará no mar por quatro vezes, e suas duas melhores notas da competição valerão para a disputa individual da categoria. Em caso de empate no somatório, o atleta que tiver em sua primeira onda com a melhor nota será declarado campeão. Se o empate persistir, serão somadas as quatro etapas, depois as duas melhores, depois, uma melhor e se persistir o empate será considerado os pontos feitos pelos atletas em cada etapa do circuito.

Mais interação com o público:

O locutor oficial deixará de ter o foco na interação com o atleta dentro do mar para interagir com o público, detalhando as manobras, animando a torcida e garantindo que todos possam estar por dentro de tudo que acontece dentro do mar. Claro que o locutor terá a missão de informar tempo, notas e outras informações necessárias para o bom andamento da competição.

Aulas de Surf para o público:

Durante o primeiro dia do Matte Leão Surf Festival profissionais de Educação Física, que são surfistas, ministrarão aulas gratuitas de surf para o público que acompanhar o evento. No domingo estes alunos farão uma bateria de apresentação com o apoio de seus professores.

Futebol e recreação:

Um profissional de Educação Física estará à disposição do público para realizar diversas atividades recreacionistas. As crianças e adolescentes poderão jogar o FuteSurf, uma partida de futebol em que a bola possui mais de um metro de circunferência e o que conta é a diversão.

Espaço Arte & Cultura:

Unir o Esporte, a Arte e a Cultura, sempre foi o sonho de qualquer surfista que busca viver o Lifestyle Surf de beira de praia. O Matte Leão Surf Festival terá um espaço especial para que artistas, como o Wavetoon, que trará 10 gravuras impressas em plástico reciclado, possam se expressar através da arte, cultura e muita música. Diversos DJ`s estarão tocando seu som e ensinando quem quiser se aventurar nas pick-ups na beira da praia. Tudo sem custo algum para o público.

Inscrições para os atletas e equipes no Matte Leão Surf Festival:

 
Para participar o atleta deverá montar sua equipe e realizar a reserva de suas vagas enviando um e-mail para os endereços do Tour Manager da FGSurf, Jéferson Rabassa ( lab.rs2@daruma.com.br), e para o presidente da Federação, Orlando Carvalho ( orlandocarvalho@fgsurf.com.br), indicando os nomes completos dos sete integrantes. O pagamento será realizado no sábado (21/01) às 9 horas na beira da praia de Imbé. O atleta/equipe que realizar a reserva e não comparecer ou desistir de competir deverá pagar o valor da inscrição ou ficará impedido de participar de qualquer competição homologada pela Federação Gaúcha de Surf. É obrigação da equipe garantir que todos os integrantes compareçam no evento.

O valor da inscrição para toda a equipe é de R$ 280,00 (duzentos e oitenta reais) para os sete integrantes. O atleta poderá se inscrever individualmente pagando R$ 50,00 (cinquenta reais), desde que realize a reserva da vaga.
 
O Matte Leão Surf Festival conta com a apresentação da Prefeitura Municipal de Imbé; com o patrocínio da Matte Leão, i9 Hidrotônico e Excelsior; o apoio é da Auckland Surfboards, Kahana e da Associação dos Surfistas de Imbé (ASIB); a cobertura oficial é da Atlântida, SulSports, Solto e Revista Moinho; a realização é da Federação Gaúcha de Surf (FGSurf).
 
Por: Gabriel de Mello

0 comentários: