Fonte: Surf Total
Já estão abertas as inscrições para a 3ª e penúltima etapa do Circuito Nacional de Surf Lightning Bolt Pro Junior 2009 que se realiza nos próximos dias 8 e 9 de Agosto na Praia Grande, em Sintra.
A prova é uma organização da Natural Factor/Quebra Onda e da ANS – Associação Nacional de Surfistas – sob a égide da Federação Portuguesa de Surf (FPS).
Depois da 1ª etapa realizada no Porto e da 2ª que decorreu na Ericeira, os melhores surfistas nacionais com idades compreendidas entre os 12 e os 20 anos vão voltar a demonstrar o seu talento, desta vez, nas potentes ondas da Praia Grande, uma das mais consistentes do país, mesmo em pleno Verão. Com o calor a apertar e a convidar a uma ida à praia esta vai ser uma oportunidade para o público assistir aos melhores surfistas nacionais juniores em ação com idades compreendidas entre os 12 e os 20 anos.
As inscrições já podem ser efetuadas através do site da FPS em http://www.surfingportugal.com. O campeonato é limitado ao número máximo de 64 atletas masculinos e 24 femininos.
Após as duas primeiras etapas, o ranking é liderado por José Ferreira e Leo Belime e por Francisca Pereira dos Santos nas categorias masculina e feminina, respectivamente. José Ferreira, local do Guincho está numa luta acesa com o algarvio Leo Belime tendo ambos 1590 pontos e são seguidos de perto por Ivo Cação, da Figueira da Foz, vencedor da etapa do Porto, que ocupa agora a terceira posição. Já nas meninas, a surfista da Costa de Caparica, ex-campeã nacional e Pro Júnior que corre atualmente o circuito mundial de qualificação feminino lidera tendo em 2º lugar a sua amiga e atual detentora do título, Francisca Sousa e em 3º a atual campeã nacional open, a ericeirense Carina Duarte.
Recorde-se que na anterior edição do evento o sul-africano Josch Schmeltzer (que este ano já não compete no circuito) e a capariquense Francisca Sousa foram os grandes vencedores tendo esta última aqui conquistado o título nacional por antecipação.
Tal como tem sido norma nas restantes etapas do Lightning Bolt Pro Júnior, o público em geral tem aqui a oportunidade de experimentar as emoções do Surf sob a orientação de monitores especializados. Além das aulas de Surf gratuitas, irá decorrer na praia uma ação de sensibilização dos mais jovens para os malefícios do consumo de tabaco, no âmbito da Campanha Europeia Help.
Com o patrocínio exclusivo da Lightning Bolt Europe e a organização da Natural Factor/Quebra Onda, o Circuito Nacional Lightning Bolt Pro Junior, depois da Praia Grande, segue para a derradeira prova do circuito que está marcada para 10 e 11 de Outubro, na Costa de Caparica.
O Lightning Bolt Pro Júnior pode ser também seguido em direto através da internet na página oficial do evento em http://www.lbprojunior.com.