
Ontem no último dia de prova do Rip Curl Pro Junior, evento do circuito europeu Pro Junior da ASP, o público presente em Hossegor assistiu a excelentes momentos de surf protagonizados por alguns dos melhores surfistas juniores da atualidade.
Os portugueses Luka Guichard, Vasco Ribeiro e Frederico Morais chegaram aos oitavos-de-final deste evento mas apenas o, Vasco Ribeiro, alcançaria as quartas-de-finais depois de ter vencido de forma categórica e surpreendente o seu heat com um expressivo score de 17.34 graças a uma onda de 8.17 e uma outra de 9.17, deixando atrás de si o francês Marc Lacomare.
Nas quartas-de-finais em heats de man-on-man Vasco voltaria a mostrar excelente nível de surf e muita atitude perante o mais experiente e então líder do ranking Jatyr Berasaluce, contudo seria o basco o vencedor deste heat extremamente renhido: 12.66 contra 12.60.
De resto o excelente score de Vasco conseguido nos oitavos-de-final só seria ultrapassado pelo havaiano John John Florence que nas quartas-de-finais venceu o seu heat quase de forma perfeita com 19.87 em 20 pontos possíveis contando com uma nota de 10 pontos.
Na final Florence encontrou-se com Marc Lacomare que se fez valer do seu conhecimento local para vencer este importante evento com um score de 12.67 contra os 9.67 de Florence que segue hoje para o WQS de 6 estrelas que se realiza nos Açores.
Desta forma Lacomare assumiu a liderança do circuito Pro Junior Europeu perante todos os seus amigos, remetendo para a segunda posição o basco Berasaluce que espera agora um excelente campeonato nas Canárias, a última etapa deste circuito.