domingo, 30 de agosto de 2009

Peterson Crisanto bate recordes do Mormaii Pro

Fonte: ASP South America / Por: João Carvalho – Assessoria de Imprensa do Mormaii Pro Junior

O paranaense Peterson Crisanto completou um incrível aéreo 360 que valeu nota 9,9 e bateu também o maior placar do Mormaii Pro Junior com os 16,15 pontos da vitória na bateria que tirou o atual campeão sul-americano do campeonato, o paulista da Equipe Mormaii, Alex Ribeiro. Antes disso, o catarinense Alejo Muniz já havia ampliado as marcas da sexta-feira, quando tirou uma nota 9,25 e somou 15,50 pontos no confronto que fechou a fase anterior. No sábado de ondas de meio metro de altura na Praia da Ferrugem, com a formação prejudicada pelo forte vento nordeste que soprou o dia inteiro em Garopaba, foram realizadas duas fases de cada categoria.

Foram definidas as semifinais femininas e as quartas-de-final masculinas, mas o domingo decisivo da primeira seletiva sul-americana para o Mundial Pro Junior da ASP será inaugurado com as semifinais do Air Show, competição de aéreos que vale uma passagem para o Peru. A atual campeã sul-americana, Diana Cristina, da Paraíba, continua defendendo o título no Mormaii Pro Junior e vai enfrentar a paulista Camila Cássia na primeira semifinal feminina. Já a segunda será disputada pela catarinense Gabriela Leite e pela capixaba Barbara Segatto.

“Estou muito feliz por ter passado essas duas baterias hoje. De manhã estava mais difícil do que essa agora, mas deu tudo certo e continuo aí na briga pelo título de novo”, confirmou a índia Diana Cristina, da Tribo Potiguara da Baía da Traição, na Paraíba. Ela tirou as maiores notas entre as meninas, fazendo a melhor apresentação do Mormaii Pro Junior em sua estréia na Praia da Ferrugem, quando recebeu uma nota 7,25. Nessa bateria, Camila Cássia passou em segundo lugar e agora as duas vão se enfrentar num confronto direto nas semifinais.

Apenas quatro meninas seguiram para o domingo, enquanto no masculino oito ainda estão na briga pelo título em Garopaba. Os primeiros a garantirem classificação foram os recordistas da sexta-feira, o baiano Franklin Serpa e o paulista Miguel Pupo. “Bateria muito dificil. O Peterson Thomas também tava quebrando, fez uma manobra alucinante ontem, galera toda com alto nível”, enalteceu Franklin Serpa. “O funil ta apertando e tive sorte de achar duas ondas legais e vencer”, contou o baiano, que pega o pernambucano Ian Gouveia na primeira quarta-de-final.

Já Miguel Pupo vai encarar o novo recordista absoluto do Mormaii Pro Junior, Peterson Crisanto, na segunda. “O mar ficou difícil pra caramba com esse vento forte e agora vamos pra fase do homem-a-homem. É outra tática, o jogo é mais difícil, então tem que jogar bem para poder chegar na final. Como disse ontem, meu objetivo aqui é a vitória e vou atrás dela amanhã”, prometeu Miguel, que é filho de um surfista de grande renome nacional, Wagner Pupo, assim como o pai de Ian Gouveia é um dos maiores ídolos do surfe brasileiro, Fábio Gouveia.

Ian ganhou a disputa pela segunda vaga na bateria do show de Peterson Crisanto, do atual campeão sul-americano Alex Ribeiro, que terminou em nono lugar no evento do seu patrocinador. O paranaense quebrou todos os recordes do Mormaii Pro Junior com a nota 9,90 que recebeu no fantástico aéreo 360 que arriscou nas difíceis condições do mar no sábado ensolarado em Garopaba.

“Me machuquei na minha primeira bateria hoje aqui. O Charlie Brown não viu e passou por cima do meu pé com a prancha, mas o pessoal do Salva Surf fez um curativo legal e competi sem problemas”, contou Peterson Crisanto, que também falou sobre a maior nota do campeonato. “A manobra foi irada. Estou com essa manobra no pé, treino bastante ela, mas é bem difícil, um aéreo rodando sem as mãos na borda. Quase cai na finalização, mas tive a felicidade de completar e estou muito feliz por ter conseguido bater os recordes do campeonato”.

Antes, o catarinense Alejo Muniz já tinha estabelecido novas marcas para o Mormaii Pro Junior no fechamento da terceira fase, ganhando nota 9,25 numa onda destruída por fortes batidas e rasgadas. Ele já faturou o título brasileiro sub-20 esse ano na Praia do Atalaia, em Itajaí, também em Santa Catarina. Agora, quer o título sul-americano e, principalmente, a classificação para o Mundial Pro Junior da Austrália. Seu primeiro adversário no domingo é outro catarinense, Magno Pacheco, na última quarta-de-final. A terceira terá o baiano Marco Fernandez e o carioca Jerônimo Vargas, que passou junto com Alejo na última bateria masculina do sábado.

“Eu já vim para cá com objetivo da vitória e vou dar meu máximo amanhã para conseguir vencer essa etapa”, prometeu Alejo Muniz. “Eu treinei bastante para fazer um bom resultado aqui e foi bem difícil hoje (sábado). O mar nessa última bateria então ficou mais difícil ainda. O vento muito forte atrapalha, não dá para ouvir as notas e eu nem sabia se tinha passado ou não. Quando cheguei na praia é que fui saber que tinha vencido, então estou muito feliz”.

O Mormaii Pro Junior está sendo realizado com patrocínio da Mormaii, da Prefeitura Municipal de Garopaba e do Governo do Estado de Santa Catarina, através do Fundesporte - Fundo de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com apoio da ACIG - Associação Comercial e Empresarial de Garopaba, ASG - Associação de Surf de Garopaba, FECASURF - Federação Catarinense de Surf e a ASP South America, além de outros colaboradores locais importantes para a realização do campeonato.

QUARTAS-DE-FINAL MASCULINAS:
1.a: Franklin Serpa (BA) x Ian Gouveia (PE)
2.a: Miguel Pupo (SP) x Peterson Crisanto (PR)
3.a: Marco Fernandez (BA) x Jerônimo Vargas (RJ)
4.a: Alejo Muniz (SC) x Magno Pacheco (SC)

SEMIFINAIS FEMININAS:
1.a: Diana Cristina (PB) x Camila Cássia (SP)
2.a: Gabriela Leite (SC) x Bárbara Segatto (ES)

PROGRAMAÇÃO DO DOMINGO:
08:00 hs – Semifinais do Air Show
08:40 hs – Quartas-de-final masculinas
10:00 hs – Semifinais Femininas
10:50 hs – Semifinais Masculinas
11:40 hs – Final do Air Show
12:05 hs – Final Feminina do Mormaii Pro Junior
12:25 hs – Final Masculina do Mormaii Pro Junior
12:50 hs – Cerimônia de Premiação no Pódio

Postagens Relacionadas: