
Manter a liderança do ranking. Este é o objetivo da equipe de São Paulo na terceira etapa do Maresia Brasileiro de Surf, que será disputada entre os dias 21 e 23 de agosto, na praia de Stella Maris, em Salvador (BA). A expectativa da Confederação Brasileira de Surf (CBS) é que 192 surfistas, de pelos menos 12 estados, participem do evento patrocinado pela marca de surfwear (moda surfe) genuinamente nacional Maresia.
Ganhadora das duas primeiras provas do ano, realizadas na praia da Taíba, em São Gonçalo do Amarante (CE), e na praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP), o time da Federação Paulista de Surf (FPS) pretende conquistar a terceira vitória consecutiva no principal torneio amador do País e assim ficar bem próximo do bicampeonato.
"Vamos para a Bahia com a equipe completa, com os melhores valores da nova geração do surfe do Estado, pois sabemos que, quem está atrás da gente na classificação geral, vai fazer de tudo para evitar que conquistemos o título novamente”, afirma Silvio da Silva, o Silvério, presidente da FPS.
Segundo o dirigente, os principais adversários de São Paulo na terceira etapa do Maresia Brasileiro de Surf são Santa Catarina, vice-líder do ranking, do Ceará e do Rio Grande do Norte, respectivamente, terceiro e quarto colocados. "O time catarinense é muito forte e os nordestinos levam vantagem de estarem mais acostumados com o tipo de onda que quebra em Stella Maris”, avalia.
Silvério disse que a definição dos integrantes da equipe paulista só acontecerá no final de semana. Contudo, já adiantou que nomes como Jessé Mendes, Caio Ibeli, Thiago Guimarães, Aline Vieira, Natalie Paola e Juliana Meneghel já estão confirmados. Esta última é a única representante de São Paulo que lidera o ranking de uma – Júnior Feminino - das seis categorias individuais em disputa no Maresia Brasileiro de Surf.
O grande destaque da competição até o momento é o capixaba Kristian Kimmerson, primeiro colocado na Open e também na Júnior. Os catarinenses Matheus Navarro e Luan Wood estão na ponta da Mirim e da Iniciante, respectivamente, enquanto a cearense Estefany Freitas encabeça a lista na Open Feminino. "A briga promete esquentar, pois quem sair da Bahia na frente do ranking terá mais chance de levantar o título na última etapa – acontece entre 18 e 20, e, Imbituba (SC)”, acredita Juca de Barros, presidente da CBS.
A terceira etapa do Maresia Brasileiro de Surf 2009, que tem o patrocínio exclusivo da Maresia, é uma realização da Confederação Brasileira de Surf (CBS). Os apoiadores são Bad Boy, Fluir, Waves, B. Souza, Two Doore, New Look, Shark Blocos, Rede de hotéis Sol Express, Liquid Soul, Petro Bahia, Faz Atleta, Federação Baiana de Surf, Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, Prefeitura de Salvador, Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECULT), Governo do Estado da Bahia, Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Ranking por Equipes – após duas etapas
1º São Paulo, 2.000 pontos
2º Santa Catarina, 1.620
3º Ceará, 1.458
4º Rio Grande do Norte, 1.430
5º Rio de Janeiro, 1.385
6º Espírito Santo, 1.378
7º Paraíba, 1.068
8º Bahia, 1.062
9º Pernambuco, 779
10º Rio Grande do Sul, 590
11º Alagoas, 387