
Os júniores Frederico Morais, de 17 anos, e Francisca Pereira dos Santos, de 20, venceram as suas respectivas categorias no O’Neill Ribeira Grande Pro presented by Nissan, a terceira etapa do Campeonato Nacional de Surf Open e quarta etapa do Feminino, que hoje terminou na Praia do Monte Verde, Ribeira Grande, ilha de S. Miguel.
Como previsto, as ondas hoje aumentaram para 1,5m e o vento manteve-se off-shore, fraco, o que, aliado a uma manhã de sol e calor, proporcionou um cenário perfeito para as últimas fases da prova. O maior destaque vai claramente para Frederico Morais, que não só venceu pela primeira vez uma etapa do Campeonato Nacional Open, como fê-lo em grande estilo, com algumas das melhores notas e pontuações totais de todo o evento, derrotando atletas bem mais cotados pelo caminho.
Nos quartos-de-final, que tiveram início logo pelas 8h15m locais, “Kikas” começou por eliminar ninguém menos que João Guedes, o líder do ranking até então. Embora lesionado, Guedes avançou até à fase das baterias homem-a-homem, terminando num honroso quinto lugar, ex-aequo com Edgar Nozes, David Raimundo e João Antunes.
Nozes e Guedes estiveram claramente abaixo das suas possibilidades nas suas respectivas baterias, não conseguindo encontrar ondas superiores a 5 pontos, mas para Raimundo e Antunes este foi um resultado algo inglório, uma vez que ambos conseguiram a melhor onda dos seus heats, ficando no entanto a necessitar de uma segunda onda do mesmo calibre para avançarem.
Já nas meias-finais, Frederico bateu o campeão desta etapa em 08, Eduardo Fernandes, com a melhor nota da prova, 9,33 pontos em 10 possíveis. Eduardo, que vinha a fazer uma boa prestação até ali, viu-se “apanhado” numa zona de corrente forte durante bastante tempo da bateria e acabou por não conseguir melhor que o terceiro lugar este ano, a par de Nuno Telmo.
No heat final, Frederico Morais voltou a fazer magia nas boas direitas que quebravam no pico principal da prova, selando o resultado da bateria logo nas suas duas primeiras ondas, um 9 e um 8,83, para alcançar a maior pontuação da prova (17,83 pontos em 20 possíveis) e conquistar a primeira vitória da sua carreira no Nacional Open.
“Estou super feliz com este resultado, que vem no seguimento do bom momento de forma que também me levou recentemente a uma importante final nas Canárias, na última etapa do Europeu Pro Júnior,” afirmou o jovem surfista, que assim entrou para um clube restrito de apenas quatro atletas com 17 anos a vencerem provas nacionais Open – Tiago Pires, João Guedes, Nicolau Von Rupp e, agora, ele próprio.
“As ondas estiveram sempre óptimas e hoje estiveram mesmo de gala! Diverti-me bastante, mas também devo agradecer ao David Raimundo a dica para ir surfar naquelas direitas,” concluiu o agora sétimo colocado do ranking nacional Open.
“Xaninho” Ferreira teve de se contentar com a segunda posição pela segunda vez este ano, como tinha acontecido na primeira etapa, depois de uma final onde demorou algum tempo a esboçar uma resposta ao arranque fantástico de “Kikas”, conseguindo apenas uma onda boa, de 7,5 pontos, o que o deixou a precisar de uma combinação de duas ondas para vencer. Xaninho está agora na primeira posição do ranking.
Na prova feminina, Francisca Pereira dos Santos venceu a sua segunda etapa consecutiva, subindo à quarta posição do ranking nacional feminino, que continua fortemente liderado por Joana Rocha, segunda classificada na prova açoriana.
O O’Neill Ribeira Grande Pro presented by Nissan foi organizado pela União de Surfistas e Bodyboarders dos Açores (USBA) e pela DAAZ Eventos e contou com o patrocínio da Câmara Municipal da Ribeira Grande, da O’Neill, da Nissan, da Sumol e da TMN, bem como com os apoios da SATA, Açores Piscinas, Homelife, Marques, Segma, CrediTotal, Surf Portugal, Diário de Notícias, 24 Horas, Surf Total, RTP Açores e RDP Açores.
RESULTADOS FINAIS:
OPEN
1º Lugar - Frederico Morais
2º Lugar - Alexandre Ferreira
3º Lugar - Nuno Telmo / Eduardo Fernandes
FEMININO
1º Lugar - Francisca Santos
2º Lugar - Joana Rocha
3º Lugar - Carina Duarte
4º Lugar - Ana Sarmento