
São Paulo é campeão do Maresia Brasileiro de Surf 2009, que teve a quarta e última etapa disputada na praia da Vila, em Imbituba (SC), de sexta-feira até o início da tarde deste domingo. A equipe paulista, vencedora das três primeiras provas do ano – São Gonçalo do Amarante (CE), Ubatuba (SP), Salvador (BA) -, porém, não conseguiu o inédito título invicto, pois os catarinenses fizeram prevalecer o fato de competirem em casa para saírem vencedores da praia da Vila.
"Estou emocionado de fazer parte deste trabalho. A vitória em casa é mérito dos atletas. Os resultados individuais foram importantes para nossa equipe", afirmou Fred Leite, presidente da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf). "O bicampeonato mostra que o surfe paulista está com uma nova geração promissora e, agora, é partir para o tri em 2010", comemorou Sílvio da Silva, o Silvério, presidente da Federação Paulista de Surf (FPS).
Neste domingo, também foram conhecidos os campeões do principal circuito do País destinado à nova geração de cinco categorias individuais. As catarinenses Gabriela Leite e Bárbara Mûller levantaram a taça, respectivamente, na Júnior Feminina e na Open Feminina. "Estou bastante feliz, pois queria muito ter sido campeã brasileira neste meu último ano neste circuito", afirmou Bárbara. "Consegui meu objetivo pessoal e ainda ajudei Santa Catarina a vencer a etapa", declarou Gabriela, destaque da competição, com vitórias nas duas categorias femininas do circuito.
Os outros campeões brasileiros conhecidos neste domingo foram os também catarinenses Vicente Romero (na Júnior), João Paulo de Abreu (na Mirim) e o paulista Deivid Silva, na Iniciante. "Este título é para o pessoal da Prainha Branca, no Guarujá", dedicou o atleta para a família que mora em uma pequena comunidade na divisa com o município de Bertioga. No sábado, o capixaba Kristian Kimmerson já havia conquistado o título na Open.
Esta última etapa do Maresia Brasileiro de Surf também definiu os atletas classificados pelo ranking da Confederação Brasileira de Surf para os Jogos Pan-Americanos, que acontece em novembro, na cidade baiana de Olivença, e também para o Mundial Júnior da International Surfing Association (ISA), em janeiro, na Nova Zelândia. Para o Pan de Surf, garantiram vaga Kristian Kimmerson e Marco Fernandez, campeão e vice da Open; Vicente Romero e Jessé Mendes na Júnior, e Gabriela Leite na categoria Feminina. Vão representar o Brasil nos mares neozelandês Kristian Kimmerson e Jessé Mendes, na Júnior; Gabriela Leite e Juliana Meneghel na Feminina. Na formação da equipe, eles se juntam aos surfistas convidados pela CBS.
A quarta etapa do Maresia Brasileiro de Surf 2009 foi uma realização da Confederação Brasileira de Surf (CBS) em conjunto com a Associação de Surf de Imbituba e com o apoio da Bad Boy, Fluir, Waves, Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Governo do Estado de Santa Catarina, Prefeitura Municipal de Imbituba, Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Turístico (Sedetur), Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Seduce), Associação de Surf de Imbituba, Adhesion, Eduardo Surf Skate Shop (loja revendedora Maresia), New Millenniun, Silvestre Praia Hotel, Pousada Henrique Lage, Restaurante Marcão e Pizzaria Pedra Ferro.
Resultado da etapa
Equipes
1º Santa Catarina, 210 pontos
2º São Paulo, 186
3º Ceará, 96
4º Rio de Janeiro, 90
4º Espírito Santo, 90
6º Bahia, 84
7º Paraíba, 74
8º Rio Grande do Sul, 44
9º Rio Grande do Norte, 8
9º Alagoas, 8
Open
1º Jonathan Busetti (SC)
2º Thiago Guimarães (SP)
3º Marco Fernandez (BA)
4º Vicente Romero (SC)
Júnior
1º Jessé Mendes (SP)
2º Vicente Romero (SC)
3º Kristian Kimmerson (ES)
4º Samuel Igo (PB)
Mirim
1º João Paulo Abreu (SC)
2º Matheus Navarro (SC)
3º Jessé Mendes (SP)
4º Samuel Igo (PB)
Iniciante
1º Deivid Silva (SP)
2º Edgar Groggia (SP)
3º Luan Wood (SC)
4º Wesley Santos (SP)
Feminino Open
1ª Gabriela Leite (SC)
2ª Ana Cicarelli (PR)
3ª Bárbara Mûller (SC)
4ª Natalie Paola (SP)
Feminino Júnior
1ª Gabriela Leite (SC)
2ª Juliana Meneghel (SP)
3ª Estefani Freitas (CE)
4ª Isabela Lima (RJ)
Ranking Brasileiro – Final
Equipes
1º São Paulo, 3.900 pontos
2º Santa Catarina, 3.520
3º Espírito Santo, 3.520
4º Ceará, 2.858
Open
1º Kristian Kimmerson (ES), 2.531 pontos
2º Marco Fernandez (BA), 2.122
3º Vicente Romero (SC), 1.989
4º Thiago Guimarães (SP), 1.861
Júnior
1º Vicente Romero (SC), 2.629 pontos
2º Jessé Mendes (SP), 2.920
3º Ian Gouveia (SC), 2.556
4º Kristian Kimmerson (ES), 2.341
Mirim
1º João Paulo Abreu (SC), 2.800 pontos
2º Matheus Navarro (SC), 2.629
3º Jessé Mendes (SP), 2.520
4º Ítalo Ferreira (RN), 2.160
Iniciante
1º Deivid Silva (SP), 2.810 pontos
2º Wesley Santos (SP), 2.629
3º Edgar Groggia (SP), 2.629
4º Luan Wood (SC), 2.122
Feminino Open
1ª Bárbara Muller (SC), 2.710 pontos
2ª Estefany Freitas (CE), 2.466
3ª Bárbara Segatto (ES), 2.187
4ª Nayara Silva (CE), 1.997
Feminino Júnior
1ª Gabriela Leite (SC)
2ª Juliana Meneghel (SP)
3ª Estefani Freitas (CE)
4ª Isabela Lima (RJ)