
A Baía de Maracaípe já está preparada para o show das estrelas dos pranchões no Pena Pernambuco International Longboard Classic, que começa nesta sexta-feira e vai até domingo em Ipojuca, no belo litoral sul pernambucano. Os 46 participantes da segunda etapa inédita do ASP Longboard Series (LQS) seguida no Brasil, já estão divididos nas duas fases de oito baterias cada. Semifinalista no último domingo em Salvador, o paulista Jefson Silva vai disputar a bateria inaugural do campeonato junto com Rogério Vasconcelos e Gabriel Vicente. A outra revelação da etapa baiana que dividiu o terceiro lugar no pódio com Jefson, o carioca André Luiz Deca, fecha essa primeira fase com Rodrigo Sphaier e Gabriel Vitorino. Depois começam a entrar os cabeças-de-chave do evento.
E o primeiro deles a estrear será o campeão mundial de 2007, Phil Rajzman, carioca que fez a final do Pena Bahia International Longboard Classic na Praia de Jaguaribe, contra o santista Picuruta Salazar, que colecionou sua 157.a vitória, pelas suas próprias contas. O outro cabeça-de-chave da primeira bateria é o venezuelano Ronald Reyes e Picuruta está na última com o peruano Piccolo Clemente. Mais dois competidores de outros países também são cabeças-de-chave da segunda fase no Pena Pernambuco International Longboard Classic.
O jovem norte-americano Tony Silvagni foi um dos destaques na Bahia e encabeça a sétima e penúltima bateria junto com o atual campeão brasileiro Jeremias da Silva. O argentino Martin Perez entra com o paulista Jaime Viúdes na terceira. A previsão é de que todos se apresentem no primeiro dia da competição que será iniciada nesta sexta-feira, mas tudo vai depender das condições do mar na Baía de Maracaípe. A primeira chamada está marcada para as 8 horas em Ipojuca.
O Pena Pernambuco International Longboard Classic oferece 15.000 dólares de prêmio para a categoria profissional, com patrocínio da marca Pena, da EMPETUR - Secretaria de Turismo do Governo do Estado de Pernambuco e da Prefeitura Municipal de Ipojuca, através da Secretaria de Turismo; co-patrocínio da Power Balance e Shark Epoxi; além do apoio do Bar do Marcão, Pousada Maracaípe, Pousada dos Coqueiros e Pousada Maraca Beach; com divulgação do Sportv, ESPN, Canal Woohoo, Transamérica FM e sites Waves, Cearasurf e Surf Bahia. O evento é uma realização da Associação Nordestina de Surf (ANS), ASP South America, Confederação Brasileira de Surf (CBS) e Federação Pernambucana de Surf.
PRIMEIRA FASE – 3.o=33.o lugar (320 pontos) / 4.o=41.o (280 pts):
1.a: Jefson Silva, Rogério Vasconcelos e Gabriel Vicente
2.a: Geraldo Lemos, Jonas Lima, Augusto Olinto e Wenderson Biludo
3.a: Cristiano Aladim, Alex Salazar, Alexsandro Abolição e Johnson Jacques
4.a: Augusto Saldanha, Jeferson Silva, Rodnei Costa e Ricardo Farias
5.a: Adriano Lima, Rodrigo de Sousa, Alexandre Wolthers e Léo Macedo
6.a: Marcelo Freitas, Tássio Rocha, Marcos Reis e Alex Leco
7.a: Matheus S. Cunha, Junior Manteiga, Alexandre Cebola e Kleber Silvano
8.a: André Luis Deca, Rodrigo Sphaier e Gabriel Vitorino
SEGUNDA FASE – estréia dos cabeças-de-chave:
1.a: Phil Rajzman (BRA) e Ronald Reyes (VNZ) + 1.o da 1.a bateria da 1.a fase + 2.o da 2.a
2.a: Roger Barros (BRA) e Robledo Oliveira (BRA) + 2.o da 1.a + 1.o da 2.a bateria da 1.a fase
3.a: Carlos Bahia (BRA) e Rafael Cavalcanti (BRA) + 1.o da 3.a + 2.o da 4.a
4.a: Amaro Matos (BRA) e Carlos Silveira (BRA) + 2.o da 3.a + 1.o da 4.a
5.a: Jaime Viúdes (BRA) e Martin Perez (ARG) + 1.o da 5.a + 2.o da 6.a
6.a: Danilo Rodrigo (BRA) e Gabriel Nascimento (BRA) + 2.o da 5.a + 1.o da 6.a
7.a: Jeremias da Silva (BRA) e Tony Silvagni (EUA) + 1.o da 7.a + 2.o da 8.a
8.a: Picuruta Salazar (BRA) e Piccolo Clemente (PERU) + 2.o da 7.a + 1.o da 8.a