quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Billabong Surf ECO Festival é inaugurado

Fonte: ASP South America / João Carvalho – Assessoria de Imprensa da ASP South America

O Billabong Surf ECO Festival decide três títulos sul-americanos profissionais em Salvador nesta semana. O primeiro é o feminino sub-20 que foi iniciado às 13 horas da terça-feira e será definido nesta quarta-feira na Praia do Psiu, no Jardim de Alah, Salvador. Já os campeões do masculino sub-20 e do principal título, do ASP South America Surf Series 2009, serão conhecidos no domingo, pois eles só competem a partir de quinta-feira na capital baiana. Vale lembrar que o Nordeste não usa o horário de verão brasileiro, então na Bahia é 1 hora a menos do que nas regiões Sul e Sudeste do país.

A atual campeã sul-americana sub-20, Diana Cristina, que venceu as duas seletivas para o Mundial Pro Junior realizadas em Santa Catarina, inaugurou o Billabong apresenta Surf ECO Festival com vitória. Nas outras três baterias da primeira fase disputada na terça-feira, ninguém superou a nota 7,5 da índia Tininha da Tribo Potiguara da Baía da Traição, norte da Paraíba. E nenhuma menina conseguiu bater os 12,50 pontos que Diana somou contra as baianas Clarissa Torres e Alessandra Alcântara.

“As ondas estão fechando um pouco rápido demais, mas consegui achar uma boa ali que me rendeu a nota 7,5 para passar em primeiro lugar na bateria”, falou Diana Cristina, que está invicta na categoria sub-20 desde o título sul-americano conquistado no ano passado. “Com certeza, o objetivo é esse, de vencer essa etapa também para fechar o ano com 100%. Achei muito manera a estrutura montada aqui, enorme, além de toda a preocupação ambiental que tem o evento, pois é muito importante que a praia continue limpa e preservada”, destacou Tininha, como é mais conhecida a índia da Baía da Traição.

A única surfista que pode lhe tirar a chance do bicampeonato sul-americano é a catarinense Gabriela Leite, vice-campeã nas duas etapas de Santa Catarina, em Garopaba e São Francisco do Sul. Ela não conseguiu estrear com vitória no Billabong apresenta Surf ECO Festival, mas garantiu a última vaga nas quartas-de-final que abrem a quarta-feira decisiva para o Feminino Sub-20 no Jardim de Alah.

Com isso, ela praticamente vai disputar a segunda vaga para o Mundial Pro Junior da Austrália no duelo direto que fará contra a paulista Camila Cássia, terceira colocada no ranking das seletivas, na terceira bateria do dia. “Tudo bem ter ficado em segundo, pois o importante agora era passar. Eu vim para cá atrás de um objetivo maior que é tentar ser campeã sul-americana, além de confirmar minha vaga para a Austrália, então vamos ver como vai ser amanhã, quando tudo será decidido”, falou Gabriela Leite.

A baiana Renata Tambom acabou derrotando a catarinense na bateria que fechou a primeira rodada de baterias do Billabong apresenta Surf ECO Festival na ensolarada Praia do Psiu, no Jardim de Alah. “Foi importante pra mim começar com vitória, mas é só o início e amanhã o bicho vai pegar, porque as meninas estão disputando vaga pra Austrália e eu não, pois não disputei a primeira etapa em Garopaba e estou aqui só pra embolar o meio de campo”, falou Renata Tambom, que só participou da seletiva de São Francisco do Sul, onde foi até as quartas-de-final e conseguiu o quinto lugar na competição.

Ela também comentou sobre a realização deste evento em Salvador e da enorme estrutura montada no Jardim de Alah para o Billabong apresenta Surf ECO Festival, superando até a da maioria das etapas do Circuito Mundial. “Realmente o Railton (Lemos, da Dendê Produções) está de parabéns por realizar este campeonato com esta estrutura gigante na praia. Acho que ele é o único na Bahia com condições de fazer um evento deste porte e bom para a gente daqui. Tomara que ano que vem tenha mais e mais destes, porque nosso estado merece grandes eventos como esse”, deseja Renata, que vai disputar a última quarta-de-final nesta quarta-feira contra outra baiana, Tiala Rocha.

Assim como na terça-feira, a primeira chamada para o início da competição foi marcada as 12 horas por causa da maré, que influencia bastante a condição do mar na Praia do Psiu. Além das quartas-de-final, serão disputadas as semifinais e a final feminina sub-20, fechando a primeira parte da programação do Billabong apresenta Surf ECO Festival em Salvador. Na quinta-feira, começa o masculino sub-20 e a etapa do WQS inédita na capital baiana, com nível 3 estrelas, que vai definir o campeão sul-americano profissional da temporada 2009 do ASP South America Surf Series.

TAG TEAM - Outra atração do primeiro dia foi o Tag Team, competição especial de equipes formadas por quatro atletas. O time da Billabong participou com suas principais estrelas, a vice-líder do ASP Tour, Silvana Lima, e o também cearense Pablo Paulino, que lidera a corrida pelo principal título sul-americano no ranking dos resultados das etapas do WQS realizadas pela ASP South America. Mas, os vencedores foram os surfistas da Equipe Nordeste, da paraibana Diana Cristina e dos pernambucanos Luel Felipe, Alan Donato e César Aguiar, que também superaram as equipes da Bahia e do Sudeste. O prêmio de cada um foi uma passagem da Gol Linhas Aéreas Inteligentes para qualquer destino da América do Sul.

O Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009 é uma realização da Dendê Produções e da Axé Mix e conta com patrocínio do Governo Federal, através da Petrobras; Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Turismo (Setur) e Bahiatursa; Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria de Educação; Gol Linhas Aéreas; Shopping Iguatemi; Surfing Series e Rede Outlight. Os apoiadores do evento são: Uranos; Anônima; Makai; AL2; Vereador Alberto Braga; Pacific Beach; Pipeline; Litoral 655; K & K; Overboard; Star Point; Hot Water; Backwash; Tent Beach; Billabong Salvador; KYW e Drill. As provas são homologadas pela ASP South America e Federação Baiana de Surf (FBSurf).

QUARTAS-DE-FINAL FEMININAS – 5.o lugar – US$ 225 e 915 pontos:
1.a: Diana Cristina (BRA-PB) x Barbara Segatto (BRA-ES)
2.a: Susã Leal (BRA-SC) x Clarissa Torres (BRA-BA)
3.a: Gabriela Leite (BRA-SC) x Camila Cássia (BRA-SP)
4.a: Renata Tambom (BRA-BA) x Tiala Rocha (BRA-BA)

PRIMEIRA FASE FEMININA – 3.a=9.o lugar (750 pts) / 4.a=13.o lugar (675 pts):
1.a: 1-Diana Cristina (BRA), 2-Clarissa Torres (BRA), 3-Alessandra Alcântara (BRA)
2.a: 1-Susã Leal (BRA), 2-Barbara Segatto (BRA), 3-Janine Santos (BRA), 4-Jasmin Lanker (BRA)
3.a: 1-Camila Cássia (BRA), 2-Tiala Rocha (BRA), 3-Geovanna Pires (BRA), 4-Noelani Circenis (BRA)
4.a: 1-Renata Tambom (BRA), 2-Gabriela Leite (BRA), 3-Sofia Mirabelli (BRA)