terça-feira, 6 de outubro de 2009

Começou o Billabong Pro Mundaka 2009

Fonte: Surf Total

Começou ontem a oitava etapa do World Tour de 2009, o Billabong Pro Mundaka que vai até 17 de Outubro no País Basco, nomeadamente na afamada onda de Mundaka ou em outra praia caso não haja swell.

Fora Kekoa Bacalso que realizou o melhor total combinado do dia, 15.80, eliminando o sempre perigoso wildcard Hodei Collazo, o grande destaque do dia foi o português Tiago Pires que protagonizou a segunda melhor onda e o heat mais dramáticos do dia.

Vindo de um excelente terceiro lugar em França, Tiago teve como adversário no primeiro heat deste que é o segundo de três eventos em praias europeias, o australiano Phill MacDonald.

“The portuguese Tiger” não começou o heat da melhor forma, tendo mesmo levado com a sua própria prancha na cabeça logo nos minutos iniciais. Após ter-se recomposto da pancada, Tiago juntou-se a Phil na luta pela passagem à próxima fase, contudo o português parecia com alguma falta de ritmo comparativamente com o australiano que realizou cedo uma onda de 7 pontos que lhe deu a liderança. A cerca de 10 minutos do fim Tiago munindo de uma já habitual inteligência táctica, apanhou uma das poucas ondas de set que chegaram a Mundaka e com um excelente tubo e mais duas batidas fortes assegurou a melhor nota do heat, 8.33, ficando ainda a precisar de uma segunda boa onda para assumir a liderança.

Apesar dos bancos de areia estarem praticamente perfeitos, a escassez de ondas era evidente quando faltava pouco tempo para o soar da buzina. Contudo, a cerca de 15 segundos do final, entrou uma boa onda e o paciente Saca apanhou-a, surfou-a com comprometimento realizando duas boas batidas e terminando com um enorme floater, garantindo desta forma uma pontuação de 6.33, a liderança do heat e a passagem ao round 2.

No final do heat e após se ter confirmado que o português não precisava de levar pontos na cabeça, Tiago comentou que “A perna europeia é super importante para mim. Sinto-me muito confortável em todos os spots e é muito importante dar-me bem aqui. Tive um bom resultado em França e estou a tentar continuar neste bom momento até ao final da época.”

No heat que se seguiu ao de Tiago e MacDonald, entraram o algarvio Marlon Lipke e Ben Dunn. Face às condições e à inconsistência das ondas Lipke manteve-se muito activo durante todo o heat, contudo não apanhou as melhores ondas e não surfou de forma muito convincente, ficando-se assim pelo segundo lugar no heat que seria ganho pelo australiano com um score de 13.16 contra os 9.10 do alemão.

Uma vez que os organizadores optaram por adoptar o novo sistema que não conta com uma fase de repescagens, Marlon Lipke terminou a sua prestação neste evento com um 33º lugar e irá agora certamente para Peniche preparar-se para o Rip Curl Pro Search.

BILLABONG PRO MUNDAKA ROUND 1 RESULTS:
Heat 1: Jihad Khodr (BRA) 13.60 def. Roy Powers (HAW) 11.10
Heat 2: David Weare (ZAF) 13.50 def. Tim Boal (FRA) 7.17
Heat 3: Drew Courtney (AUS) 11.67 def. Heitor Alves (BRA) 10.17
Heat 4: Tiago Pires (PRT) 14.66 def. Phillip MacDonald (AUS) 13.17
Heat 5: Ben Dunn (AUS) 13.16 def. Marlon Lipke (DEU) 9.10
Heat 6: Kekoa Bacalso (HAW) 15.80 def. Hodei Collazo (EUK) 10.96
Heat 7: Michel Bourez (PYF) 13.34 def. Damien Fahrenfort (ZAF) 10.00
Heat 8: Kai Otton (AUS) 13.84 def. Reubyn Ash (GBR) 11.50

REMMAINING BILLABONG PRO MUNDAKA ROUND 1 MATCH-UPS:
Heat 9: Dean Morrison (AUS) vs. Dean Bowen (AUS)
Heat 10: Mick Campbell (AUS) vs. Marcos San Segundo (EUK)
Heat 11: Chris Davidson (AUS) vs. Nathaniel Curran (USA)
Heat 12: Tim Reyes (USA) vs. Michael Picon (FRA)
Heat 13: Josh Kerr (AUS) vs. Nic Muscroft (AUS)
Heat 14: Dustin Barca (HAW) vs. Aritz Aranburu (EUK)
Heat 15: Chris Ward (USA) vs. Dayyan Neve (AUS)
Heat 16: Jay Thompson (AUS) vs. Greg Emslie (ZAF)

BILLABONG PRO MUNDAKA ROUND 2 MATCH-UPS:
Heat 1: C.J. Hobgood (USA) vs. TBA
Heat 2: Dane Reynolds (USA) vs. TBA
Heat 3: Jordy Smith (ZAF) vs. TBA
Heat 4: Bede Durbidge (AUS) vs. TBA
Heat 5: Bobby Martinez (USA) vs. TBA
Heat 6: Damien Hobgood (USA) vs. TBA
Heat 7: Adrian Buchan (AUS) vs. TBA
Heat 8: Joel Parkinson (AUS) vs. TBA
Heat 9: Mick Fanning (AUS) vs. TBA
Heat 10: Fredrick Patacchia (HAW) vs. TBA
Heat 11: Adriano de Souza (BRA) vs. TBA
Heat 12: Taylor Knox (USA) vs. TBA
Heat 13: Kelly Slater (USA) vs. TBA
Heat 14: Tom Whitaker (AUS) vs. TBA
Heat 15: Taj Burrow (AUS) vs. TBA
Heat 16: Kieren Perrow (AUS) vs. TBA