segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Frederico Morais e Francisca Santos são os novos campeões nacionais do circuito Pro Junior Lightning Bolt.

Fonte: Surf Total

Concluída a quarta e última etapa do Lightning Bolt Pro Júnior 2009, estão encontrados os novos Campeões Nacionais – Frederico Morais e Francisca Santos. Dois exemplos de jovens talentos que passaram há muito o estatuto de promessas para aspirarem a altos voos além fronteiras.

Na água as condições estiveram longe de estar ideais, mas nem isso foi obstáculo ao talento dos principais protagonistas da edição de 2009 do Lightning Bolt Pro Júnior. A última etapa disputou-se este fim-de-semana (10/11 Outubro) na Praia do CDS – Costa de Caparica – com muito sol e ondas pequenas a exigiram aplicação máxima em termos técnicos. Nas contas finais para os títulos, os resultados da etapa acabaram por ter uma relevância relativa, embora a analise dos números seja demonstrativa do elevado nível competitivo por que se pautou o circuito.

Em masculinos, bastou a Frederico Morais um modesto quarto lugar na Caparica para cantar vitória. Aos 17 anos, o sobrinho do seleccionador nacional de rugby Tomaz Morais vive um momento de ouro; “Depois de no ano passado ter sido Vice-Campeão, consegui agora concretizar mais um objectivo e assim reforçar aquela que é a minha melhor época de sempre. Sinto-me agora muito motivado para ir em frente e lutar por um lugar na etapa portuguesa do WCT. Quanto ao futuro, penso que em 2010 vou centrar-me sobretudo na minha carreira internacional – com destaque para a participação nos Mundiais de Sub-21 que vão decorrer na Austrália e para os quais já me apurei”. Vasco Ribeiro, o vencedor na Costa e detentor do melhor score combinado (16 pontos), ficou em segundo lugar do ranking final seguido de José Ferreira e Ivo Cação.

Menos participada e com algumas ausências de peso, caso de Ana Dória Sarmento (devido a lesão) e de Francisca Santos, a competição feminina foi dominada na Costa pela Campeã de 2008 Francisca Sousa. Como a atribuição do título estava indexada aos três melhores resultados da época, Francisca Santos acabou por sair vitoriosa mesmo estando a competir do outro lado do Atlântico (Brasil) num WQS, despedindo-se assim da melhor forma do escalão júnior, onde conquistou ao todo três títulos nacionais. Francisca Sousa ficou com o segundo lugar do ranking de 2009, seguida, respectivamente, de Ana Dória Sarmento e de Carina Duarte.

Tal como no ano passado, os melhores classificados no Lightning Bolt Pro Júnior 2009 (3 primeiros masculinos e 2 primeiros femininos) vão beneficiar de uma bolsa no valor total de 8.000 euros (gerida pela Associação Nacional de Surfistas) com vista a reforçar a sua formação e internacionalização.