sábado, 17 de outubro de 2009

Gabriel Medina inaugura o Oakley Rio Pro Junior

Fonte: ASP South America / Por: João Carvalho – Assessoria de Imprensa da ASP South America

O paulista Gabriel Medina venceu a bateria que inaugurou o Oakley Rio Pro Junior na manhã desta sexta-feira de ondas pequenas na Praia do Arpoador. A nova sensação do surfe brasileiro agora irá enfrentar seu grande amigo, Miguel Pupo, que lidera o ranking das seletivas sul-americanas do Mundial Pro Junior da ASP e é um dos 32 cabeças-de-chave que vão estrear na segunda fase neste sábado. O baiano Aurélio Santana completa o confronto que abre a rodada de baterias de três surfistas do Oakley Rio Pro Junior, que fecha a série de eventos do Oakley apresenta Rio Surf Pro International iniciada na segunda-feira da semana passada no Arpoador, com as etapas do WQS masculina e feminina.

Esta é a primeira participação de Gabriel Medina nas seletivas sul-americanas para o Mundial Sub-20 da ASP na Austrália. Ele se apresentou para o mundo quando se tornou o mais jovem vencedor de uma etapa na história do WQS, em julho com apenas 15 anos de idade em Florianópolis (SC). E, semanas atrás, voltou a impressionar com as duas notas 10 no show de aéreos incríveis na final de um evento da categoria Grommets realizada logo após a etapa do ASP World Tour na França. O também paulista Caio Ibelli estava nessa decisão e os dois competem no Oakley Rio Pro Junior.

Em sua estréia nas pequenas ondas do Arpoador, Medina não precisou se esforçar tanto para derrotar o carioca Daniel Gonçalves e o cearense Artur Silva. “Estou amarradão em estar correndo o Pro Junior e pena que as ondas hoje não estão muito boas, bem pequenas, mas quando ela aumenta fica muito boa. Acho que amanhã entra um swell e o campeonato promete ficar bem bom no fim de semana”.

As condições realmente estavam difíceis na Praia do Arpoador e o Oakley Rio Pro Junior chegou até a ser paralisado após a quinta bateria da primeira fase. Ficaram faltando três, com Jadson André, nova atração do Brasil já confirmada na elite mundial do ASP World Tour em 2010, escalado na última delas. A previsão da organização era fechar essa primeira fase ainda na tarde da sexta-feira no Arpoador.

Gabriel Medina, pelo menos, já garantiu passagem para a segunda fase e agora vai enfrentar o líder do ranking e grande amigo Miguel Pupo. “Vai ser difícil e vamos ver se a gente passa junto de novo. Já competi três vezes com ele esse ano e passamos juntos em todas, então tomara que a gente consiga repetir isso aqui”, falou Medina. O líder Miguel Pupo assistiu a bateria e também comentou sobre o novo encontro dos dois: “Vai ser uma bateria boa. Tem o Aurélio (Santana) também, três goofies surfando de frente nessa onda, com certeza será um grande confronto e espero que a gente passe junto de novo”.

Miguel tem chances até de garantir sua classificação para o Mundial Pro Junior no Rio de Janeiro, sem precisar de resultado na etapa final das seletivas sul-americanas, semana que vem em Salvador (BA). Só os quatro primeiros colocados se classificam para a Austrália e outras duas vagas são reservadas para os surfistas da América do Sul mais bem colocados no ranking WQS do dia 31 de outubro. Uma delas já é do vice-líder Jadson André, potiguar que é outra grande atração do Oakley Rio Pro Junior.

“Com certeza quero carimbar meu passaporte aqui já, para chegar na Bahia só para curtir, surfar sem pressão só pensando em Sydney, esse é o objetivo”, afirmou Miguel Pupo. O carioca Jerônimo Vargas também tem grande chance de garantir seu nome em casa. Ele está apenas 10 pontos abaixo do líder, com os vencedores das duas etapas das seletivas realizadas em Santa Catarina, o catarinense Alejo Muniz em Garopaba e o paulista Caio Ibelli em São Francisco do Sul, empatados em terceiro lugar.

Os quatro começam a defender suas vagas no Oakley Rio Pro Junior no sábado, pois fazem parte dos 32 cabeças-de-chave da segunda fase. Os principais concorrentes também integram o grupo que folgou no primeiro dia da competição na Praia do Arpoador. A maior ameaça é o atual campeão sul-americano sub-20 profissional, Alex Ribeiro, quinto colocado, enquanto outro paulista, Magno Pacheco, divide a sexta posição com o pernambucano Luel Felipe, vice-campeão na Prainha de São Chico.

O Oakley Rio Pro Junior fecha a série de eventos do Oakley apresenta Rio Surf Pro International iniciada no dia 5 com as etapas do WQS masculina e feminina sancionadas pela ASP South America, com patrocínio da Oakley, co-patrocínio do Metrô Rio, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Azul Linhas Aéreas, Suzuki, WQSurf e Sandálias Ipanema RJ. O maior campeonato de surfe da América do Sul é uma realização da Adding Sports e Acesso Soluções em Comunicação, em conjunto com a Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro, Favela Surf Clube e Arpoador Surf Clube.

PRIMEIRA FASE – 3.o=49.o lugar (240 pts) / 4.o=57.o lugar (200 pts):
1.a: 1-Gabriel Medina (BRA), 2-Daniel Gonçalves (BRA), 3-Artur Silva (BRA)
2.a: 1-Mariano Arreyes (BRA), 2-Krystyan Kymerson (BRA), 3-Mark Kronig (BRA), w.o-Sidney Guimarães (BRA)
3.a: 1-Ítalo Ferreira (BRA), 2-Victor Valentim (BRA), 3-Magnum Neves (BRA), 4-Willian Freiden (BRA)
4.a: 1-Junior Lagosta (BRA), 2-Samuel Igo (BRA), 3-Ícaro Lopes (BRA), 4-Rafael Teixeira (BRA)
5.a: 1-Nathan Brandi (BRA), 2-Diego Silva (BRA), 3-Ian Costa (BRA)
6.a: Matheus Navarro (BRA), Thiago Barcellos (BRA), João Paulo Zampieri (BRA), Saul Senna (BRA)
7.a: Gustavo Araujo (BRA), Cesar Aguiar (BRA), Luan Braga (BRA), Paulo Andrade (BRA)
8.a: Jadson André (BRA), Leandro S. Jesus (BRA), Caio Vaz (BRA)

SEGUNDA FASE – entrada dos 32 cabeças-de-chave:
1.a: Miguel Pupo (BRA), Aurélio Santana (BRA), Gabriel Medina (BRA)
2.a: Peterson Thomaz (BRA), Tamaê Bettero (BRA), Daniel Gonçalves (BRA)
3.a: Ian Gouveia (BRA), Pedro Husadel (BRA), Mariano Arreyes (BRA)
4.a: Franklin Serpa (BRA), Bruno Lopes (BRA), Krystyan Kymerson (BRA)
5.a: Alex Ribeiro (BRA), Yuri Gonçalves (BRA), Ítalo Ferreira (BRA)
6.a: Jessé Mendes (BRA), Jonathan Busseti (BRA), Victor Valentim (BRA)
7.a: Peterson Crisanto (BRA), Yan Guimarães (BRA), Junior Lagosta (BRA)
8.a: Caio Ibelli (BRA), Filipe Braz (BRA), Samuel Igo (BRA)
9.a: Alejo Muniz (BRA), Ricardo dos Santos (BRA), Nathan Brandi (BRA)
10: Santiago Muniz (BRA), Thiago Guimarães (BRA), Diego Silva (BRA)
11: Emerson Silva (BRA), Yan Daberkow (BRA) + 1.o da 6.a
12: Luel Felipe (BRA), Gustavo Sanches (BRA) + 2.o da 6.a
13: Magno Pacheco (BRA), Cauê Wood (BRA) + 1.o da 7.a
14: Marco Fernandez (BRA), Guilherme Ramalho (BRA) + 2.o da 7.a
15: Charlie Brown (BRA), Bruno Moraes (BRA) + 1.o da 8.a
16: Jerônimo Vargas (BRA), Ícaro Ronchi (BRA) + 2.o da 8.a

RANKING ASP SOUTH AMERICA PRO JUNIOR – 2 etapas:
01: Miguel Pupo (BRA-SP) – 1.470 pontos
02: Jerônimo Vargas (BRA-RJ) – 1.460
03: Alejo Muniz (BRA-SC) – 1.400
03: Caio Ibelli (BRA-SP) – 1.400
05: Alex Ribeiro (BRA-SP) – 1.230
06: Magno Pacheco (BRA-SP) – 1.220
06: Luel Felipe (BRA-PE) – 1.220
08: Franklin Serpa (BRA-BA) – 1.130
09: Ian Gouveia (BRA-PE) – 1.110
10: Marco Fernandez (BRA-BA) – 1.010