quarta-feira, 14 de outubro de 2009

ISA leva o Surf ao Congresso Olímpico

Fonte: Surf Total

O Presidente da ISA (International Surfing Association), Fernando Aguerre esteve no início deste mês na Dinamarca para participar no XIII Congresso Olímpico.

Neste evento todos os participantes foram convidados a apresentar propostas para os “Jogos Olímpicos na sociedade atual” como forma de manter o acontecimento em sintonia com o presente e futuro.

Foram aceitas e publicadas as duas propostas apresentadas por Aguerre, cujo objetivo era demonstrar a importância dos Jogos Olímpicos como um evento de primeira classe e na sua relação com os jovens.

O surf e o skate foram dois esportes defendidos por Aguerre para serem introduzidos como modalidades olímpicas, uma vez que são praticadas por milhões de jovens em todo o mundo. Refira-se que o snowboard foi introduzido com sucesso em 1998 nos Jogos Olímpicos de Inverno que aconteceu em Nagano, no Japão.

Sabia-se que, à partida, seria prioritário existir piscina de ondas para a realização de provas de surf, caso contrário, cidades como Beijing ou Londres não teriam condições naturais para a competição.

Posteriormente, foi anunciada a cidade vencedora dos Jogos Olímpicos de 2016, o Rio de Janeiro. O Brasil tem excelentes condições naturais para a prática do surf e conta com cerca de 5 milhões de surfistas, o que traz esperança que este desporto de ondas seja uma das novas modalidades a serem introduzidas no mega-evento.

Outro dos fatores importantes é que o brasileiro Carlos Nuzman, que liderou a campanha vitoriosa do Brasil de candidatura aos Jogos Olímpicos, foi a personalidade que abriu a cerimónia dos World Surfing Games de 2000 que ocorreram no Brasil. Nessa altura, Nuzman afirmou: “Acredito que o surf reúne todas as condições para fazer parte do programa olímpico.”

Esperamos que seja já em 2016.