quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Léo Neves leva título do Carioca no Rio Surf Pro

Fonte: ASP South America / Por: Pedro Monteiro – Assessoria de Imprensa da FESERJ

As etapas do WQS masculina e feminina do Oakley apresenta Rio Surf Pro International foram encerradas no fim de semana com o bicampeonato do carioca Simão Romão em casa na Praia do Arpoador e a vitória da australiana Jessi Miley-Dyer no canto do Leblon. Mas, a maratona do maior campeonato de surfe da América do Sul esse ano continua até o fim desta semana.

Nesta quarta-feira foi encerrado o terceiro evento, valendo como segunda etapa do Circuito Estadual Profissional do Rio de Janeiro, com um verdadeiro clássico carioca que foi vencido por Leonardo Neves. E na sexta-feira, começa o Oakley Rio Pro Junior, penúltima seletiva sul-americana masculina para o próximo Mundial Pro Junior da ASP, reunindo até domingo os maiores talentos do continente com até 20 anos de idade.

Em um dia de ondas perfeitas, quatro surfistas do Rio de Janeiro que já representaram o Brasil na elite mundial do ASP World Tour decidiram o título na Praia do Arpoador e Léo Neves levou a melhor contra Yuri Sodré, Victor Ribas e Pedro Henrique. Normalmente, os campeonatos de surfe são disputados nos finais de semana. Mas, na maratona do Rio Surf Pro International com quatro grandes eventos em sequência, a terça e quarta-feira ficaram para a etapa do Estadual do Rio de Janeiro, que distribuiu 15.000 Reais em prêmios e valeu 250 pontos no ranking brasileiro do Brasil Tour.

Se no primeiro dia, o vento sudoeste e as ondas pequenas exigiram muito dos competidores, na quarta-feira as ondas apresentaram excelente formação e o sol brilhou. Resultado: um show de surfe. A maratona de baterias no último dia começou às 8 horas com os confrontos restantes da segunda fase. Em seguida aconteceram mais três fases para definir os quatro finalistas.

O bicampeão do Oakley apresenta Rio Surf Pro International no domingo, Simão Romão, foi até a semifinal e desta vez ficou fora do pódio, terminando em sétimo lugar. Nesta mesma fase, parou o bicampeão estadual e atual campeão brasileiro, Gustavo Fernandes. Em um evento repleto de estrelas do surfe carioca, não havia favoritos. A decisão reuniu Pedro Henrique, Yuri Sodré, Léo Neves e Victor Ribas, quatro competidores com experiência de WCT.

Quem saiu na frente foi Leonardo Neves, que surfou três ondas na sequência, todas acima dos 6 pontos, com a melhor valendo nota 8. Victor Ribas vinha logo atrás, mas quem colocou fogo na disputa foi Yuri Sodré, que em uma das melhores ondas do dia, arrancou um 8,67 dos juízes. Até o minuto final os quatro competidores ainda tinham condições de ultrapassar o líder Léo Neves.

Mas o dia era mesmo dele. Sem nenhum adversário conseguir outra onda excelente, para Léo Neves só restou levantar os braços e comemorar após o toque da buzina de término da bateria. “Gosto muito do Arpoador. Perdi a chance de fazer um bom resultado no WQS, mas estou satisfeito em ter vencido esta etapa do Carioca. Estou amarradão”, disse o campeão.

A terceira e decisiva etapa do Circuito Estadual Profissional do Rio de Janeiro acontece nos dias 6 a 8 de novembro em Grumari. Já o Rio Surf Pro International recomeça nesta sexta-feira com o Oakley Rio Pro Junior, certamente com show de surfe garantido até domingo na Praia do Arpoador.

A segunda etapa do Circuito Estadual Profissional do Rio de Janeiro no Oakley apresenta Rio Surf Pro International ofereceu premiação total de R$ 15.000,00, com patrocínio da Oakley e Skol, co-patrocínio do Metrô Rio, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Azul Linhas Aéreas, Suzuki, WQSurf e Sandálias Ipanema RJ. O maior campeonato da América do Sul é uma realização da Adding Sports e Acesso Soluções em Comunicação, com apoio da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro, Favela Surf Clube e Arpoador Surf Clube.