domingo, 18 de outubro de 2009

Miguel Pupo passa invicto para o domingo no Oakley

Fonte: ASP South America / Por: João Carvalho – Assessoria de Imprensa da ASP South America

O paulista Miguel Pupo passou invicto nas duas defesas da liderança do ranking sul-americano Sub-20 no sábado de boas ondas de 3-4 pés na Praia do Arpoador. Na primeira, Gabriel Medina fez dobradinha com o amigo e os dois estão entre os 16 classificados para o domingo final do Oakley Rio Pro Junior. O paulista Caio Ibelli e o catarinense Alejo Muniz dividem a terceira posição na briga pelas quatro vagas para o Mundial Pro Junior da Austrália e também avançaram. Já o vice-líder Jerônimo Vargas competia em casa e foi eliminado no penúltimo confronto do dia, já debaixo de muita chuva na capital carioca.

Toda a arena do Oakley apresenta Rio Surf Pro International está instalada no calçadão do Arpoador desde o dia 05, completando duas semanas de competições num dos berços do esporte das ondas no Brasil. A série de eventos foi iniciada no 6 estrelas masculino e na grande final do WQS Feminino 2009, passou pela etapa do Circuito Estadual Profissional do Rio de Janeiro encerrada na quarta-feira e o Oakley Rio Pro Junior fecha a longa programação neste domingo com os melhores sub-20 do país.

“É a minha primeira experiência aqui no Arpoador e estou me sentindo bem. Fui bem no WQS, não tão muito bem no Carioca, mas neste campeonato agora espero ir bem de novo”, deseja Miguel Pupo, que falou sobre a disputa pelas ondas no Arpoador. “É briga de cachorro grande ali no pico. O espaço só dá para um, dois, pegarem onda, então bateria com quatro surfistas é complicado. Mas é ali que você tem que mostrar se você disputa as ondas ali, ou morre na competição. Eu peguei uma onda boa no canto e na volta peguei outra boa, então acho que a sorte contou bastante e espero que continue comigo até a final”, deseja Miguel Pupo, que venceu as duas baterias que disputou no Oakley Rio Pro Junior.

Ao contrário do líder, o vice Jerônimo Vargas, que competia em casa, parou na terceira fase, sendo barrado pelo pernambucano Cesar Aguiar e o baiano Marco Fernandez. O carioca agora vê sua posição no G-4 ameaçada por vários surfistas neste domingo Já os vencedores das duas seletivas realizadas em Santa Catarina avançaram e podem ser os primeiros a ultrapassa-lo. Caio Ibelli, campeão da etapa de São Francisco do Sul, voou bonito num aéreo e surfou um belo tubo para vencer a sua bateria.

“Quase não peguei onda no começo da bateria, só onda ruim, então tive que usar todas as manobras que vieram na minha cabeça no momento, para conseguir passar a bateria que tava muito difícil. Só no final consegui até achar duas ondas boas e o mais importante era classificar”, disse Caio Ibelli, após a vitória confirmada com um tubo nota 7,17. “O mar melhorou depois da chuva, ficou lisinho e começou a dar altas ondas, condições muito boas para o campeonato. Espero que continue assim amanhã”.

No confronto seguinte, o catarinense Alejo Muniz, que venceu a primeira seletiva do ano em Garopaba e já conquistou o título brasileiro sub-20 deste ano no Oakley Pro Junior realizado no Atalaia, em Itajaí, também passou em primeiro lugar, mas numa bateria bem fraca de ondas. “Acho que não consegui me achar no mar aqui no Arpoador esse ano ainda. Ano passado foi minha primeira vez aqui e fui bem, até então era meu melhor resultado no WQS, me encontrei no pico. Hoje eu não achei a onda certa, mas estou feliz por estar passando as baterias e somando pontos para chegar no Mundial”, falou Alejo.

O líder Miguel Pupo e os terceiros do ranking, Caio Ibelli e Alejo Muniz, seguiram para o domingo e será grande a briga pela vaga de Jerônimo Vargas. O quinto e o sexto colocados, Alex Ribeiro (SP) e Luel Felipe (PE), também ficaram na terceira fase do Oakley Rio Pro Junior. Então, Magno Pacheco (SP) e Franklin Serpa (BA), que chegam no domingo dividindo o sétimo lugar no ranking das seletivas, são os principais concorrentes do carioca. Serpa chegou a bater até um dos favoritos, Gabriel Medina.

“Era uma das baterias mais esperadas, até entrei nervoso e foi muito difícil porque quase não veio onda pra ninguém. Usei a tática de ir lá fora, eu e o Medina disputamos bastante e estou feliz que deu tudo certo”, falou Franklin Serpa, que deixou Gabriel Medina em segundo lugar, com ambos eliminando o nono e o 16.o colocados no ranking, Ian Gouveia (PE) e Peterson Thomaz (SC), respectivamente. E o baiano terá outra vantagem, pois o time sul-americano será definido em Salvador na próxima semana.

As seletivas classificam quatro surfistas e a ASP South America reservou duas vagas para os surfistas da América do Sul mais bem colocados no WQS. Uma delas é do potiguar Jadson André, vice-líder deste ranking e novidade já confirmada no ASP World Tour de 2010, que novamente surfou a melhor onda do campeonato: nota 9,33. Ele recuperou um dos seus recordes no Oakley Rio Pro Junior, mas o placar de 15,43 pontos da sexta-feira foi batido pelos 15,83 do paulista Leandro Santos Jesus.

“O mar hoje ficou melhor e a galera quebrou geral, mas dei sorte de pegar uma primeira onda muito boa que foi a melhor da bateria. Nela tirei um 9,33 e estou amarradão por continuar na briga”, disse Jadson, que confessa estar participando do evento mais por ser realizado pelo seu patrocinador, Oakley, além de poder ajudar seus companheiros de equipe, Miguel Pupo e Caio Ibelli, se classificarem pro Mundial. “Eu quero passar as baterias e o melhor é se for tirando caras que estão disputando vagas com eles”.

O Oakley Rio Pro Junior fecha a série de eventos do Oakley apresenta Rio Surf Pro International iniciada no dia 5 com as etapas do WQS masculina e feminina sancionadas pela ASP South America, com patrocínio da Oakley, co-patrocínio do Metrô Rio, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Azul Linhas Aéreas, Suzuki, WQSurf e Sandálias Ipanema RJ. O maior campeonato de surfe da América do Sul é uma realização da Adding Sports e Acesso Soluções em Comunicação, em conjunto com a Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro, Favela Surf Clube e Arpoador Surf Clube.

PROGRAMAÇÃO DO OAKLEY RIO SURF PRO - DOMINGO:

08:00 / 09:20 hs – QUARTA FASE – 3.o=9.o lugar (500 pts) / 4.o=13.o (450 pts):
1.a: Miguel Pupo (BRA), Franklin Serpa (BRA), Jessé Mendes (BRA), Victor Valentim (BRA)
2.a: Caio Ibelli (BRA), Gabriel Medina (BRA), Krystian Kymerson (BRA), Filipe Braz (BRA)
3.a: Alejo Muniz (BRA), Marco Fernandez (BRA), Magno Pacheco (BRA), Ricardo dos Santos (BRA)
4.a: Jadson André (BRA), Santiago Muniz (BRA), Thiago Guimarães (BRA), Cesar Aguiar (BRA)

09:20 / 11:00 hs – QUARTAS-DE-FINAL
11:00 / 11:50 hs – SEMIFINAIS
12:10 / 12:40 hs – GRANDE FINAL DO OAKLEY RIO PRO JUNIOR
12:40 horas – CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO NO PÓDIO

RESULTADOS DO SÁBADO NA PRAIA DO ARPOADOR:

TERCEIRA FASE – 3.o=17.o lugar (400 pts) / 4.o=25.o lugar (360 pts):
1.a: 1-Miguel Pupo (BRA), 2-Krystian Kymerson (BRA), 3-Pedro Husadel (BRA), 4-Daniel Gonçalves (BRA)
2.a: 1-Franklin Serpa (BRA), 2-Gabriel Medina (BRA), 3-Ian Gouveia (BRA), 4-Peterson Thomaz (BRA)
3.a: 1-Filipe Braz (BRA), 2-Jessé Mendes (BRA), 3-Alex Ribeiro (BRA), 4-Junior Lagosta (BRA)
4.a: 1-Caio Ibelli (BRA), 2-Victor Valentim (BRA), 3-Yan Guimarães (BRA), 4-Yuri Gonçalves (BRA)
5.a: 1-Alejo Muniz (BRA), 2-Thiago Guimarães (BRA), 3-Thiago Barcellos (BRA), 4-Matheus Navarro (BRA)
6.a: 1-Ricardo dos Santos (BRA), 2-Santiago Muniz (BRA), 3-Luel Felipe (BRA), 4-Yan Daberkow (BRA)
7.a: 1-Cesar Aguiar (BRA), 2-Marco Fernandez (BRA), 3-Jerônimo Vargas (BRA), 4-Charlie Brown (BRA),
8.a: 1-Jadson André (BRA), 2-Magno Pacheco (BRA), 3-Leandro S. Jesus (BRA), 4-Gustavo Araujo (BRA)

SEGUNDA FASE – entrada dos 32 cabeças-de-chave – 3.o=33.o lugar (320 pts):
1.a: 12.83=Miguel Pupo (BRA), 11.10=Gabriel Medina (BRA), 7.90=Aurélio Santana (BRA)
2.a: 10.60=Daniel Gonçalves (BRA), 10.27=Peterson Thomaz (BRA), 9.20=Tamaê Bettero (BRA)
3.a: 15.17=Ian Gouveia (BRA), 9.13=Pedro Husadel (BRA), 9.07=Mariano Arreyes (BRA)
4.a: 10.83=Franklin Serpa (BRA), 9.73=Krystyan Kymerson (BRA), 7.43=Bruno Lopes (BRA)
5.a: 14.34=Alex Ribeiro (BRA), 12.17=Yuri Gonçalves (BRA), 8.27=Ítalo Ferreira (BRA)
6.a: 13.17=Jessé Mendes (BRA), 9.57=Victor Valentim (BRA), w.o=Jonathan Busseti (BRA)
7.a: 9.84=Yan Guimarães (BRA), 8.67=Junior Lagosta (BRA), 5.97=Peterson Crisanto (BRA)
8.a: 12.67=Caio Ibelli (BRA), 8.60=Filipe Braz (BRA), 5.36=Samuel Igo (BRA)
9.a: 13.10=Alejo Muniz (BRA), 10.93=Ricardo dos Santos (BRA), 8.22=Nathan Brandi (BRA)
10: 9.20=Thiago Guimarães (BRA), 6.43=Santiago Muniz (BRA), 0.43=Diego Silva (BRA)
11: 11.60=Yan Daberkow (BRA), 5.90=Thiago Barcellos (BRA), 4.70=Emerson Silva (BRA)
12: 13.93=Luel Felipe (BRA), 9.93=Matheus Navarro (BRA), 6.37=Gustavo Sanches (BRA)
13: 15.10=Cesar Aguiar (BRA), 11.67=Magno Pacheco (BRA), 8.60=Cauê Wood (BRA)
14: 12.20=Marco Fernandez (BRA), 7.96=Gustavo Araujo (BRA), 7.07=Guilherme Ramalho (BRA)
15: 13.50=Jadson André (BRA), 10.83=Charlie Brown (BRA), 5.36=Bruno Moraes (BRA)
16: 15.83=Leandro S. Jesus (BRA), 5.80=Jerônimo Vargas (BRA), 4.97=Ícaro Ronchi (BRA)