terça-feira, 6 de outubro de 2009

Mouzinho regressa às vitórias no Amado

Fonte: Conquilha / Foto: Marco Domingos

O surfista de Lagos Miguel Mouzinho venceu a 5ª etapa do Circuito de Surf do Algarve que decorreu este fim de semana na Praia do Amado. Reforçou assim a liderança no ranking perfilando-se como principal candidato à vitória final numa altura em que faltam cumprir apenas duas etapas.

A costa ocidental do Algarve recebeu 108 atletas em dois dias de competição com excelentes condições para a prática do surf. Fizeram-se representar sete clubes com atletas divididos por seis categorias: Sub 12, Sub 14, Sub 16, Feminino, Longboard e Open. O evento foi organizado pelo Algarve Surf Club.

Durante os dois dias o tempo apresentou-se óptimo para a praia com ondas de metro e meio com sets a atingir os dois metros. O pico à frente do palanque proporcionava quer esquerdas, quer direitas oferecendo espectáculo aos presentes na praia.

Com os melhores surfistas do Algarve presentes em massa, o primeiro dia de prova registou a eliminação precoce de Alexandre Botelho e Manuel João que acabaram por ser vítimas da forte competitividade deste circuito na categoria rainha. Sem surpresa, nas restantes categorias, os favoritos conseguiram assegurar a presença nas baterias a realizar no domingo.

O segundo dia de prova foi iniciado com uma espectacular “Expression Session” que atribuiu um prémio de cinquenta euros ao vencedor, Leo Belime, que realizou um aerial backside capaz de arrancar um forte aplauso na praia.

Com a maré a encher e boas condições de mar seguiram-se as meias-finais Open que permitiram a qualificação de Joaquim Guichard e Leo Belime na primeira bateria e Miguel Mouzinho e Kalu Oliveira na segunda.

Francisco Duarte dominou uma vez mais a categoria Sub 12, somando mais uma vitória. Face a condições muito duras tendo em conta o tamanho das ondas para estes pequenos surfistas, todos lutaram até ao fim cativando a atenção do público durante toda a final.

Nos Sub 14, Pedro Alcobia não deu hipótese à concorrência. Aliás, este surfista tem vindo a conseguir resultados cada vez mais consistentes apesar da sua idade. Note-se que participou também na categoria acima onde obteve um notável segundo lugar. Um nome a reter.

Na categoria Sub 16, Basule Belime mostrou o porquê de ser uma das principais esperanças do surf do Algarve, superiorizando-se e garantindo a vitória na etapa reforçando a liderança do ranking.

Katherina Cardoso venceu a categoria Feminino aproveitando assim para se recolocar na luta pelo título do circuito uma vez que conquistou preciosos pontos face a Francisca Coutinho que foi terceira nesta etapa.

João Veríssimo que tem evoluído muito ultimamente fruto da participação em eventos dentro e fora de portas venceu no Longboard, superiorizando-se ao experiente Manuel Mestre. Esta final terminou de forma emotiva com todos os participantes a apanhar uma onda nos últimos momentos do heat, uns para a esquerda, outros para a direita.

A final Open apresentou um lote de atletas que garantiam espectáculo na praia. Com ondas a atingir dois metros mas com secções a fechar de forma inesperada, os surfistas revelaram pontualmente dificuldade na selecção das ondas e em alcançar a velocidade necessária para efectivar manobras.

Mouzinho mostrou-se em grande forma mostrando desde o início maior ritmo na água, quer no número de manobras realizadas em cada onda, quer na rápida recolocação para a onda seguinte. Com uma colocação perfeita, seguiu com prioridade numa onda onde surgiam mais dois surfistas com sucessivas batidas até à praia. Joaquim Guichard e Leo Belime mostraram estar em bom momento de forma com um surf tecnicamente evoluído, garantindo os restantes lugares do podium. Uma nota para Kalu Oliveira que procura sempre dar grande espectáculo na água e que teria conseguido melhor resultado com uma ainda melhor selecção de ondas.

A cerimónia de entrega de prémios realizou-se ao final da tarde no beach bar “Onda Livre” onde foi proporcionado um barbecue a toda a comitiva presente incluindo representantes dos clubes, sponsors, imprensa, familiares dos atletas e representantes autárquicos.

O professor Jorge Serpa, vereador do desporto da Camara Municipal de Lagos, esteve presente na Praia do Amado e teve ocasião de manifestar publicamente que “o surf é uma modalidade que merece todo o apoio da edilidade num concelho com grandes potencialidades nesta área”.

“Estamos orgulhosos da forma como decorreu esta etapa. A principal aposta do nosso clube é a formação de atletas e esta competição tem sido uma fábrica de talentos que se mostram já a nível nacional e internacional. Cá estaremos no próximo ano para mais um evento do Circuito do Algarve.” – declarou António Mouzinho, presidente do Algarve Surf Club.

Classificação final

Sub 12
1º Francisco Duarte
2º Martim Magalhães
3º Micael Duarte
4º Rafael Arnedo

Sub 14
1º Pedro Alcobia
2º Francisco Duarte
3º Frederico Femea
4º Tiago Nunes

Sub 16
1º Basile Belime
2º Pedro Alcobia
3º Gabriel Botelho
4º Tiago Nunes

Feminino
1º Katherina Cardoso
2º Mariana Fonseca
3º Francisca Coutinho
4º Inês Martins

Longboard
1º João Veríssimo
2º Manuel Mestre
3º Kasper Van Nuland
4º Pedro Barata

Open
1º Miguel Mouzinho
2º Joaquim Guichard
3º Leo Belime
4º Kalu Oliveira

O circuito voltará à costa sul para a 6ª e penúltima etapa em Novembro numa organização da Quebra Côco Surf School.