terça-feira, 20 de outubro de 2009

Picuruta Salazar embarca pro Mundial nas Maldivas

Fonte: FMA NOTICIAS / Por: FÁBIO MARADEI

Com a sua vaga à elite mundial já garantida para 2010 e sem chances de brigar pelo título, o santista Picuruta Salazar, da equipe Local Motion, embarcou nesta segunda-feira (19) para a final do Circuito Mundial de Longboard Profissional, nas Ilhas Maldivas, com um pensamento nobre. O veterano atleta quer garantir um bom resultado, para se firmar entre os top 16 do ranking e, assim, abrir mais uma vaga brasileira no Tour.

A competição decisiva será disputada entre os dias 26 e 31, em Pasta Point, “pico” de ondas perfeitas, e ele decidiu antecipar a viagem para uma melhor adaptação. “Como não tenho chances mais de ser campeão e já garanti minha vaga para o próximo ano no LQS (ASP Longboard Qualifying Series), quero ajudar outro brasileiro da nova geração, no caso do Jeferson Silva a também disputar o Mundial”, afirmou Picuruta, vencedor da etapa do LQS, em Salvador, em setembro.

Após a etapa, ele quer aproveitar as ondas das várias ilhas para treinar a modalidade que vem se dedicando, o Stand-Up. “Já estive nas Maldivas há uns dois anos e surfei de long, pranchinha, biquilha. Desta vez, quero usar o Stand-Up. As ondas lá são sensacionais”, afirmou o surfista, que encara o australiano Josh Constable no primeiro round no Mundial.

NO TOUR AOS 50 - Prestes a completar 49 anos em novembro, o santista é hoje o mais velho e experiente do tour e o único a ter disputado todas as temporadas do Circuito Mundial. Em 2010, ele festejará a realização de um de seus sonhos. “Completarei 50 anos de idade e ainda entre os melhores do Mundo. Acho que isso é inédito. Era um sonho que tinha e vou realizar”, revelou Picuruta.

Ainda este ano, ele pode concretizar o outro sonho, a conquista do emblemático décimo título brasileiro profissional, na disputa decisiva na Praia da Macumba, de 20 a 22 de novembro. Após três etapas, ele lidera o Circuito, com a vitória na etapa inicial, em Santos, o vice na segunda etapa, em Jacaraípe, e o terceiro na competição válida pelo ranking novamente em Santos.

A vantagem para o segundo colocado é de 310 pontos. “No ano passado fiquei muito perto e esse ano quero comemorar. Estou com o foco total na etapa final, após esses bons resultados, como as vitórias no Brasileiro e no LQS”, frisou o atleta, que além da Local Motion no bico de suas pranchas, tem os patrocínios de Surftrip, Oakley, Reef e New Advance.