sábado, 28 de novembro de 2009

Começa penúltima batalha do título mundial feminino

Fonte: ASP South America / Por: João Carvalho – Assessoria de Imprensa da ASP South America

Passado o mar storm sem condições para campeonatos no Havaí, na sexta-feira foi iniciada a penúltima batalha pelo título do ASP Women´s Tour 2009 em sólidos 4-6 pés de ondas em Sunset Beach. Já a grande final do WQS masculino foi adiada mais uma vez. A brasileira Silvana Lima avançou para as quartas-de-final, assim como Jacqueline Silva e Bruna Schmitz. Já a peruana Sofia Mulanovich ficou na repescagem e praticamente saiu da briga para impedir o tricampeonato de Stephanie Gilmore na decisão da temporada em Maui.

A australiana também passou direto para as quartas-de-final, mas quase teve que encarar uma rodada extra na bateria que a havaiana Carissa Moore (foto) fez o maior placar do dia, 14,83 pontos. Gilmore somou 8,90 contra 8,23 da compatriota Rebecca Woods, com Jacqueline Silva ficando em último sem surfar nenhuma onda.

As duas foram para a repescagem continuar lutando na ponta de baixo da tabela, pelas últimas vagas na lista das 10 primeiras do ranking que são mantidas na elite para o ano que vem. A catarinense chegou no Havaí em 11.o e Woods era a décima. A sul-africana Rosanne Hodge é a nona e ficou em último na estréia vitoriosa da cearense Silvana Lima. As três entraram juntas no mar para disputar três vagas para as quartas-de-final com as havaianas Melanie Bartels e Coco Ho no primeiro confronto da repescagem.

Desta vez Jacqueline achou algumas ondas para somar 9,50 pontos e passar em segundo lugar, abaixo só dos 10,87 de Bartels. Coco Ho fez 8,14 e despachou as concorrentes da brasileira, que já ganhou a vaga de Rebecca Woods no G-10 para 2010. A australiana até tem sua permanência garantida pelo WQS e aí vai sobrar para a sul-africana Nikita Robb, que acaba saindo do grupo das seis que sobem pelo ranking de acesso para o ASP Tour.

Na segunda bateria da repescagem, última do dia, a peruana Sofia Mulanovich viu diminuir sua chance de tentar um segundo título mundial ao ser barrada por três surfistas que estão participando do Gidget Pro como convidadas dos organizadores, as havaianas Malia Manuel e Bethany Hamilton e a australiana Laurina McGrath. Agora, a maior adversária para o tricampeonato consecutivo de Stephanie Gilmore é Silvana Lima.

As duas não conseguiram mostrar o que sabem, mas estrearam passando direto para as quartas-de-final. A australiana foi em segundo, atrás de Carissa Moore, na segunda bateria do dia. E a brasileira começou com vitória na quarta e penúltima da fase classificatória, mesmo com apenas 9,17 pontos. A veterana Samantha Cornish escapou da repescagem, superando a havaiana Malia Manuel e a sul-africana Rosanne Hodge.

GIDGET PRO – PRIMEIRA FASE CLASSIFICATÓRIA:
1.a: 8.00=Sally Fitzgibbons (AUS), 5.57=Bruna Schmitz (BRA), 5.07=Coco Ho (HAW), 4.77=Laurina McGrath (AUS)
2.a: 14.83=Carissa Moore (HAW), 8.90=Stephanie Gilmore (AUS), 8.23=Rebecca Woods (AUS), 1.53=Jacqueline Silva (BRA)
3.a: 12.66=Megan Abubo (HAW), 8.50=Chelsea Hedges (AUS), 6.77=Melanie Bartels (HAW), 6.60=Jessi Miley-Dyer (AUS)
4.a: 9.17=Silvana Lima (BRA), 8.24=Samantha Cornish (AUS), 7.00=Malia Manuel (HAW), 6.20=Rosanne Hodge (AFR)
5.a: 9.60=Alana Blanchard (HAW), 8.90=Paige Hareb (NZL), 8.84=Bethany Hamilton (HAW), 2.07=Sofia Mulanovich (PER)

SEGUNDA FASE – REPESCAGEM – 4.a e 5.a=17.o lugar:
1.a: 10.87=Melanie Bartels (HAW), 9.50=Jacqueline Silva (BRA), 8.14=Coco Ho (HAW), 6.97=Rebecca Woods (AUS), 6.80=Rosanne Hodge (AFR)
2.a: 9.23=Malia Manuel (HAW), 8.90=Bethany Hamilton (HAW), 6.80=Laurina McGrath (AUS), 6.70=Sofia Mulanovich (PER), 6.26=Jessi Miley-Dyer (AUS)

QUARTAS-DE-FINAL DO GIDGET PRO SUNSET BEACH:
1.a: Melanie Bartels (HAW), Chelsea Hedges (AUS), Megan Abubo (HAW), Laurina McGrath (AUS)
2.a: Stephanie Gilmore (AUS), Jacqueline Silva (BRA), Samantha Cornish (AUS), Carissa Moore (HAW)
3.a: Silvana Lima (BRA), Paige Hareb (NZL), Alana Blanchard (HAW), Malia Manuel (HAW)
4.a: Coco Ho (HAW), Sally Fitzgibbons (AUS), Bruna Schmitz (BRA), Bethany Hamilton (HAW)