terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Jonathan Paiva garante SP Trials Long e equipe Zona Oeste é definida

Fonte: Fama Assessoria

A Praia de Juquehy, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, encerrou neste domingo (06/12), o ciclo de cinco seletivas que definiram as equipes das regiões da Grande São Paulo. A Zona Oeste se juntará com a Sul, Norte, Leste e ABC, nos dias 19 e 20 de dezembro, em Ubatuba. Uma das cinco praias escolhidas para abrigar a competição será anunciada dois dias antes do evento. O Confronto Final acontece nas melhores ondas.

E os surfistas mostraram que estão bem preparados para a etapa decisiva. A definição da equipe da ZO, mais as categorias SP Trials Open e Long revelaram surfistas destruidores de ondas. No sábado foi formada a equipe Open ZO e Pedro Oliveira, da Zona Sul, garantiu o título da categoria SP Trials Open. Já no domingo, o primeiro a comemorar foi Jonathan Paiva. Surfista da Zona Leste, ele, assim como Oliveira, foi declarado campeão do SP Trials Long com a saída de seu concorrente, Glebson Siqueira, de Santo André (ABC).

“Ontem foi alucinante, altas ondas, o campeonato foi mágico. Corri cinco baterias de pranchinha, desgastante, mas consegui passar para a final”, comemorou Paiva que com a saída de Glebson Siqueira na segunda fase levou o caneco e uma viagem para o Peru como prêmio pelo título do SP Trials. “O lugar é alucinante, conheci no ano passado, é um paraíso que está pertinho da gente, é uma Indonésia gelada”, disse o atleta que estava empatado com Glebson na quarta posição do ranking.

Já as finais foram iniciadas com a Longboard ZO. Sem a presença de Fábio Chati, campeão em 2008, o título estava em aberto. Classificaram-se Alexandre Miranda, Marcelo Melo, Fabio Bacalhau e Emerson Couton. Com alternância de liderança, Bacalhau foi o primeiro a liderar, depois Miranda assumiu a pole position. Melo, fez a maior nota da bateria (6,25), e ficou na frente, porém revertida na última onda de Miranda.

“Corri três categorias e consegui uma vitória. Digo que estou meio frustrado de não ter ido para as outras finais. Eu realmente esperava ir, mas campeonato é assim, nunca dá pra você achar que vai ganhar sempre”, desabafou Miranda, satisfeito com a conquista, com o evento e com as ondas. “Alucinante! Juquehy mais uma vez deu boas ondas. Ela é diferente, balança um pouco, mas sempre tem uma parede. Demos sorte de entrar o swell. A associação está cada vez melhor, se adequando as melhores condições para surfarmos”.

Em segundo ficou Marcelo Melo. Lutador de jiu jitsu, batalhou nas três categorias. Na Open também não foi muito bem, mas fechou como terceiro melhor. Sua vez chegou na Master. Competindo pela primeira vez na categoria para surfistas com 35 anos em diante, única que teve seu campeão de 2008 na água, Beto Schina, Melo fez um balanço. “Primeiro ano de Master, estou feliz, não foi fácil. Todos os caras que correm a categoria fazem final na Open”.

De fato, não foi fácil. Antes de fechar com Melo, Schina também estava na frente. Precisando de 3,41 pontos para recuperar o prejuízo, Marcelo encontrou a direita salvadora e marcou 7 pontos. “Na Long, o Miranda virou na última onda, e na pranchinha estava no páreo, mas faltou onda, o mar deu uma parada e estava difícil de achar as ondas, parabéns para o Eder Garcia”, lamentou o campeão Master, de 36 anos, suas perdas nas outras categorias.

Já Eder Garcia, campeão Open ZO, ingressou na competição este ano. Seu objetivo era uma das vagas do Confronto Final, mas foi além. “É a terceira etapa que corro e tudo que eu queria era conseguir ficar entre os oitos para participar no confronto final, em Ubatuba. Ai consegui a vaga, ir pra final e ainda ser campeão, superou as minhas expectativas, estou super feliz”, disse. Garcia aprovou também o evento. “Ter um circuito exclusivo para quem mora em São Paulo é motivador para continuarmos a vir para a praia”.

Na divisão de acesso, a briga pelos títulos das categorias refletiu o crescimento do nível de surf dos paulistanos. Na SP Trials Open, que garantirá os oito melhores atletas rankeados no Confronto Final, Pedro Oliveira encarou Eduardo Maia, da Zona Norte, Jonathan Paiva, da Leste, e Bruno Vaz, de São Bernardo. E foi o representante do ABC que assumiu a primeira colocação, sem perder a posição.

“Competição é legal, mas o melhor de tudo é poder surfar altas ondas aqui em Juquehy, isso que é legal mesmo, estar com os amigos e pegar altas ondas, depois de uma semana corrida em São Paulo”, comemorou ele, dentro do espírito da competição mas sem negar que vencer mexe por dentro. “É muito legal ganhar um campeonato, uma sensação muito boa”, afirmou o surfista de 24 anos, projetista de tubulação industrial. Ao falar do campeão do ano, Pedro Oliveira, ele indica que a sorte é que decidi. “O cara surfa bem e não deu sorte de achar as ondas, mas surf é assim mesmo, quem acha, faz a nota e ganha”.

Se na Open, Pedro não conseguiu mais um título, Jonathan Paiva, no SP Trials Long, teve que ralar para não repetir o resultado do amigo. Danilo Silva começou na frente, Jonathan ocupou a posição na sua terceira onda. Rodrigo Donizete roubou a cena e tirou Paiva da liderança, mas não da disputa. Na seqüência, Jonathan Paiva recuperou o topo e comemorou mais um título, deixando Donizete em segundo. Leo Paioli, hexacampeão Long, em terceiro, e Danilo, em quarto.

O Confronto Final acontece nos dias 19 e 20 de dezembro, em Ubatuba. Cinco praias estão na mira: Itamambuca, Canto do Baguary, Vermelha do Norte e do Centro ou Toninhas. A que oferecer melhores condições será a escolhida. Participam desta etapa as equipes de cada região (Sul, Norte, Leste, Oeste e ABC), nas categorias Open, Longboard e Master. Os oito melhores colocados no SP Trials Open, não classificados pela seletiva, fazem parte, mais os quatro no SP Trials Long. As categorias Feminino e Junior também participam.

As inscrições serão abertas nesta semana nos pontos de inscrições. Os atletas classificados podem garantir suas vagas nas lojas autorizadas da Tent Beach e na fábrica de pranchas Glasser. O valor é de R$ 70 em todas as categorias. Os campeões das cinco categorias da Grande São Paulo serão premiados com uma viagem para o Peru, ao lado dos campeões do SP Trials.

Informações com Eduardo Nascimento pelo telefone: (11) 9527-7280. E-mail: eventtools@hotmail.com

O Circuito Tent Beach Local Motion SP Contest 09 conta com o patrocínio da Tent Beach e da Local Motion. Apoio: BHS, Glasser Future Surfboards, Surf Team, Granolas Cróqui, Própainel, Gardel, Deputado Federal William Woo, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria do Esporte, Lazer e Turismo. Divulgação: Waves.Terra. Organização: Event Tools Promoções e Eventos Ltda. Realização: Associação de Surf da Grande São Paulo e Federação Paulista de Surf. Esta etapa teve o apoio da Prefeitura de São Sebastião e da Associação de Surf de São Sebastião.

Resultados da quinta etapa:

Open ZO
1 – Eder Garcia
2 – Pedro Regatieri
3 – Marcelo Melo
4 – Carlos Tizon

Longboard ZO
1 – Alexandre Miranda
2 – Marcelo Melo
3 – Fabio Bacalhau
4 – Emerson Couton

Master ZO
1 – Marcelo Melo
2 – Beto Schina
3 – Marcelo Escobar
4 – Flavio Boca

SP Trials Open
1 – Bruno Vaz
2 – Pedro Oliveira
3 – Roberto Martins
4 – Jonathan Paiva

SP Trials Long
1 – Jonathan Paiva
2 – Rodrigo Donizete
3 - Leo Paioli
4 – Danilo Silva

Rankings finais do SP Trials:

SP Trials Open
1 – Pedro Oliveira - 3285
2 – Eduardo Maia - 3059
3 – Pedro Regatieri- 2861
4 – Jonathan Paiva - 2323
5 – Alexandre Miranda – 2241
6 – Marcio Aparecido – 1778
7 – Carlos Tizon – 1699

SP Trials Long
1 – Jonathan Paiva - 3187
2 – Alexandre Miranda – 2800
3 – Marcelo Lima – 2726
4 – Glebson Siqueira – 2718
5 – Marcelo Melo – 2385
6 – Danilo Silva – 2358
7 – Michel Asfo – 2279

Atletas classificados para o Confronto Final:

Zona Sul

Open: Pedro Oliveira, Ricardo Cersosimo, Diego Oliveira, Rafael Costa, Erick Proost, Gustavo Vinicius, Itamar Bastos e Gabriel Bonifácio.

Longboard: Leonardo Paioli, Paulo Giachetti, Maurício Barros e Chico Paioli.

Master: Eduardo Kutica, Itamar Bastos, Taciano Parri e Dodô.

Zona Norte

Open: Eduardo Maia, Danilo Rebello, Victor Lage, Raoni Del Pérsio, Fabrizio Parra, Marcio Aparecido, Felipe Cavalcante e Renato Fukace.

Longboard: Danilo Silva, Michel Asfo, Alexandre Ramires e Carlos Cardilho.

Master: Fábio Amicci, Alexandre Ramires, Tão da Glasser e Marçal Ricardo.

Zona Leste

Open: Jonathan Paiva, Everton Camilo, Marco Tuba, Higor Inaba, Marco Junior, Felipe Freire, Rafael Ormindo e Raul Inaba.

Longboard: Marco Tuba, Artur Marquezi, David Roberto e Jonathan Paiva.

Master: Marco Tuba, Alessandro Ishimoto, Hemerson Sabino e Claudemir Colato.

ABC

Open: Renato Botani, Daniel Jacques, Danilo Nunes, Edgar Belaz, Clóvis Magalhães, Robinson Silva, Ricardo Gimenes e Paulo Pipo.

Longboard: Daniel Jacques, Glebson Siqueira, Victor Banys e Alan Gregory.

Master: Clóvis Magalhães, Paulo Banys, Sandro Reis e Emerson Rivera.

Zona Oeste

Open: Eder Garcia, Pedro Regatieri, Marcelo Melo, Carlos Tizon, Freddy Jacob, Thiago Canhos, Beto Schina e Flavio Boca.

Longboard: Alexandre Miranda, Marcelo Melo, Fabio Bacalhau e Emerson Couton.

Master: Marcelo Melo, Beto Schina, Marcelo Escobar e Flavio Boca.

Classificados pelo SP Trials:

Open: Alexandre Miranda, Roberto Martins, Kadu Piolho, Murilo Bastos, Marcos Paulo Nardine, Fabiano Kobal, Ricardo Saheli e Sergio Leite.

Long: Marcelo Lima, João Renato, Carlos Diniz e Ricardo Castellari.