
O Rip Curl Grom Search já se consolidou como um dos mais tradicionais campeonatos destinados à nova geração de surfistas de todo planeta. O circuito nacional de 2010, que tem início nos dias 20 e 21 de fevereiro, na praia de Itaúna, no município fluminense de Saquarema reunirá atletas de diversos estados e será a 11ª edição no Brasil consecutiva do evento que é aberto para atletas nas categorias Mirim e Feminina (até 16 anos de idade), Iniciante (até 14 anos) e Grommets (12 anos ou menos). A segunda e decisiva etapa acontece nos dias 6 e 7 de março, na praia das Pitangueiras, no Guarujá (SP).
O evento é promovido no Brasil pela Rip Curl desde o ano 2000. Nestes 11 anos de realização, contou com a participação de mais de 3.500 competidores, muitos brilhando hoje no cenário do surfe mundial como o paulista Adriano de Souza, expoente nacional integrante do World Tour Masculino da Association of Surfing Professionals (ASP); a paranaense Bruna Schmitz, que disputa pelo segundo ano o World Tour Feminino, e o campeão brasileiro profissional Jihad Kohdr, do Paraná.
Outros nomes revelados no Rip Curl Grom Search que estão fazendo história são Gabriel Medina, de São Paulo, que sagrou-se campeão mundial da International Surfing International (ISA), em janeiro, na Nova Zelândia e o catarinense Alejo Muniz, medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Praia, em dezembro, no Uruguai. "O objetivo do circuito, que é revelar novos valores do esporte, vem sendo cumprido e não será diferente na edição deste ano, pois reunirá os melhores atletas da nova geração do surfe brasileiro", comentou Fernando Gonzalez, do Marketing da Rip Curl.
A edição inaugural do Rip Curl Grom Search foi realizada em 1998, na Austrália, sede até hoje da grande final do torneio, que conta com a participação de surfistas campeões nas categorias Mirim e Feminino do Brasil, dos Estados Unidos, África do Sul, Indonésia, Nova Zelândia e da Europa (com etapas na Inglaterra, França, Irlanda, Itália, Portugal e Espanha) e claro, nos mares australianos. A disputa decisiva que reunirá os vencedores destes países em 2010, ocorrerá no próximo ano, durante o Rip Curl Pro Bell´s Beach, a mais tradicional etapa da elite do Circuito Mundial da ASP.
A partir de 2004, o Rip Curl Grom Search brasileiro passou a ser um circuito. Em seis anos de disputas, os paulistas levaram 14 dos 24 títulos. Na edição inicial do novo formato os campeões foram o catarinense Giancarlo Zampieri, na Mirim; o paranaense Rafael Teixeira, na Iniciantes; o paulista Nathan Brandi, na Grommets, e Bruna Schmitz, na Feminina. No ano seguinte, Bruninha repetiu a dose entre as meninas e nas três categorias masculinas os títulos ficaram com representantes de São Paulo.
Em 2006, o paranaense Peterson Crisanto levou a Mirim e a Iniciantes de uma só vez. A paraibana Diana Cristina comemorou entre as meninas e Filipe Toledo, de Ubatuba (SP), iniciou a seqüência de títulos com 100% de aproveitamento na Grommets.
O circuito de 2007 teve Filipinho faturando o bicampeonato entre os mais novos. Na Mirim, o campeão foi o também paulista Miguel Pupo. Na Feminina, a catarinense Gabriela Leite foi imbatível, enquanto que na Iniciantes, mais um paulista ergueu a taça: Jessé Mendes.
Em 2008, o paranaense Victor Valentim foi campeão Mirim. Na Feminina, quem levou a melhor foi a paulista Juliana Meneghel. Filipe Toledo festejou pelo terceiro ano seguido no Rip Curl Grom Search, desta vez na Iniciantes, enquanto que na Grommets, mais um título para São Paulo, com Edgard Groggia.
Na edição do ano passado, teve como campeões os paulistas Gabriel Medina (Mirim), Filipe Toledo (Iniciante), pela quarta vez seguida levantando a taça; Victor Bernardo (Grommets) e a carioca Isabela Lima (Feminina). Ela e Medina garantiram presença na decisão internacional do torneio, que acontece este ano durante o Rip Curl Pro, entre os dias 30 de março e 10 de abril, em Bell’s Beach, na Austrália.
Inscrições - A inscrição para a etapa de Saquarema do Circuito Rip Curl Grom Search 2010 custa R$ 50,00 (cinquenta reais) e pode ser feita até as 17h do dia 19 de fevereiro, na sede regional da Feserj, situada à rua Rui Carneiro, 8 - Macumba, Rio de Janeiro/RJ - das 09:00 às 13:00 h.
Atletas de fora do Rio, ou que preferirem, podem fazer depósito na conta da Feserj (Unibanco - ag. 1392 - c.c. 173040-7) e devem enviar fax para (21) 2490-0754 do comprovante de depósito referente à inscrição e filiação, com *nome de bateria. Outras informações, ligue (21) 2490-0754.
A filiação será obrigatória para os atletas do Rio de Janeiro em 2010 e deverá ser feita no ato da inscrição em sua primeira apresentação na temporada. Valor da Filiação: R$ 50,00.
Importante - Na praia, o surfista deve apresentar a ficha de filiação devidamente preenchida e assinada (disponível no Site da FESERJ: www.feserj.com.br), além de duas fotos 3X4, cópia de Identidade, ou certidão de nascimento e CPF (caso possua).
O Rip Curl Grom Search 2010 é uma realização da Rip Curl com o patrocínio das lojas Overboard e 900 Graus. Os apoiadores são Jandaia, Study Way, Grupo Skygraf do Brasil, Movie Action, Prefeitura Municipal do Guarujá, Prefeitura Municipal de Saquarema. A cobertura oficial é da revista Fluir e do site Waves. A supervisão é da Confederação Brasileira de Surf, Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro, Federação Paulista de Surf com suporte da Associação de Surf de Saquarema e Associação de Surf de Guarujá.