quarta-feira, 31 de março de 2010

Igor Morais vence etapa de Campos do Estadual do RJ

Fonte: Abrasp / Por: Pedro Falcão - FESERJ

No primeiro píer do Farol de São Thomé, o local da Barra da Tijuca bateu Simão Romão, Alandreson Martins e Marcelo Bispo, garantindo a maior fatia dos R$ 15 mil de prêmio e assumindo a liderança do ranking estadual 2010. Depois de passar por São João da Barra e Quissamã o Circuito Estadual de Surf Profissional continuou no norte fluminense. Agora para a terceira etapa da temporada, que aconteceu nos dias 27 e 28 de março, no Farol de São Thomé, em Campos dos Goytacazes..

Uma verdadeira elite do surfe do Rio de Janeiro compareceu. Raoni Monteiro, Victor Ribas, Leandro Bastos e Simão Romão estavam entre os 48 inscritos. E o espetáculo estava garantido já na sexta-feira. Quando as ondas quebravam com um metro “clean”, fazendo a cabeça daqueles que chegaram cedo para treinar.

A disputa começou no sábado, com as duas primeiras fases da categoria Profissional, sendo que na segunda estrearam os Top 16, cabeças de chave da competição. Foi um longo dia, sendo que à tarde ainda foi instalada uma estrutura auxiliar para o início dos confrontos locais, pela categoria Open, que teve 40 inscritos. Também estavam previstas as categorias: Sênior, Junior e Iniciantes.

Conforme anunciava a previsão, o mar amanheceu ainda menor no domingo, dia de decisão. O longo cronograma obrigou a organização novamente a dividir o evento em duas estruturas para acelerar o andamento. Com a maré enchendo as ondas estavam cada vez mais escassas, o que levou a direção de prova a adiantar a final Profissional.

Quando Simão Romão, Alandreson Martins, Marcelo Bispo e Igor Morais entraram na água as séries já demoravam. Seriam, então, 30 minutos de um verdadeiro jogo de paciência. Nessa disputa quem entrou em sintonia foi Igor Morais, que achou as duas melhores ondas, ficando em uma posição confortável, apesar da qualidade dos adversários, que tentaram atacar de todas as maneiras, mas esbarravam nas difíceis condições do mar.

Resultado, Igor Morais, foi o primeiro, seguido do sempre aguerrido Simão Romão. O terceiro colocado foi Marcelo Bispo, seguido de Alandreson Martins, que fez a terceira final no Estadual profissional do Rio de Janeiro em três eventos disputados.

Com a vitória Igor assumiu a liderança do Estadual e está na frente na briga pela vaga na primeira divisão nacional em 2011. Flavio Costa está em segundo, seguido de Anselmo Correia, Marcelo Bispo e Cristiano Silva, o quinto colocado.

Entre os amadores, nas categorias válidas pelo Circuito da União do Surf Norte-Fluminense, na Open o melhor foi o local de São João da Barra, Renato Praiano, seguido de Rafael Teixeira, Arthur Souza e Marcelo Ribeiro. Na Sênior quem levou a melhor foi o representante de Campos dos Goytacazes, Jonatan Rangel, com Daniel Leça em segundo, Deivison Ferreira em terceiro e Cristiano Dinele na quarta posição.

O evento foi aberto para amadores de outras regiões e na categoria Junior o local de Búzios, Pedro Henrique, ficou com o título, seguido de Daniel Gonçalves, Arthur Souza e Johnny Botelho. Já na Iniciantes deu Rio de Janeiro na cabeça, na conquista de Ney Medeiros, deixando pra trás Felipe Manhães, o vice, Erian Alves, o terceiro, e Gabriel Vilela, o quarto colocado.

A terceira etapa do Circuito Estadual de Surfe Profissional foi uma realização da Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro, com apoio da União do Surf Norte Fluminense. O patrocínio do evento foi da Prefeitura de Campos dos Goytacazes, através da Fundação Municipal de Esportes. O apoio foi da Wetworks e da Sport Up.