domingo, 9 de maio de 2010

A australiana Tyler Wright foi o grande destaque do 1º dia do Estoril Surf Billabong Girls

Fonte: Surf Total

Começou ontem o Estoril Surf Billabong Girls 2010 com a realização das primeiras três fases da quarta etapa do circuito mundial feminino de qualificação (WQS), a primeira este ano na Europa.

Devido à ausência de ondulação em S. Pedro do Estoril, onde se encontra a estrutura principal do Estoril Surf Billabong Girls, a Praia do Guincho (palco alternativo para a prova) recebeu as melhores surfistas do mundo com ondas de 0,5m a 1m, o suficiente para um bom espectáculo de surf.

A australiana Tyler Wright, de 16 anos, a atleta mais jovem de sempre a vencer uma etapa do World Tour feminino, foi a grande figura do dia.

Tyler competiu em três baterias, conseguindo a melhor onda e pontuação da prova até agora, isto logo no primeiro heat da primeira fase, respectivamente 9,5 em 10 pontos possíveis e 17,25 em 20, graças a uma performance impressionante.

"É a primeira vez que estou em Portugal, mas já tinha ouvido falar muito bem das vossas ondas, pelo meu irmão e pelo meu pai, que me acompanha" comentou a jovem australiana. " O dia correu-me muito bem… estou a surfar sem pressão, pois este é o meu primeiro ano no WQS, por isso vamos ver o que acontece" concluiu.

Outro dos destaques foi a sua compatriota Sally Fitzgibbons, atualmente na segunda posição do ranking mundial e vencedora desta prova em 2009, que entrou diretamente como pré-classificada na terceira fase e mostrou o porquê de ser a cabeça-de-chave número um, com uma prestação de alto nível e a vitória no seu heat.

"Portugal tem sido muito bom para mim, em termos competitivos, disse a atleta à saída da água. Já venci aqui dois títulos mundiais nos campeonatos por equipas e em 2009 venci esta prova, por isso sinto-me muito bem cá. O primeiro heat foi um bom aquecimento… ainda tenho coisas para afinar, mas quero manter a minha média portuguesa", afirmou Sally.

Muito confiante esteve também a campeã europeia Pro Junior, a francesa Joanne Defay, que venceu as duas baterias em que entrou hoje, eliminando, entre outras, a sul-africana Rosy Hodge, uma das duas atletas do World Tour a perder de primeira no Estoril Surf Billabong Girls 2010, contrariando a sequência de bons resultados que obteve nos anos anteriores. A outra competidora do World Tour a perder hoje, na última bateria do dia, foi a francesa Lee-Ann Curren, campeã europeia em título.

Joanne Defay, de 16 anos, que foi a terceira classificada no mundial Pro Junior deste ano, na Austrália, foi das poucas surfistas europeias a passar ao Round de 24 atletas, juntamente com a ex-campeã mundial Pro Junior e sua compatriota Pauline Ado, o que lhes abre boas perspectivas para a liderança do ranking europeu, uma vez que esta é a primeira etapa a contar para o título feminino do Velho Continente.

Entre as quatro portuguesas em prova, infelizmente nenhuma conseguiu passar à fase seguinte. As jovens Carina Duarte e Ana Sarmento, bem como as habituais competidoras do circuito mundial Joana Rocha e Francisca Pereira dos Santos, não conseguiram sobrepor o seu surf ao das adversárias.

"A única onda boa que consegui apanhar, surfei-a bem", afirmou Joana Rocha, exausta, à saída do seu heat. "O nível de surf no circuito mundial está cada vez mais elevado e isso nota-se bastante nestas provas de seis estrelas. Há que treinar mais!" concluiu a campeã nacional em título.

Amanhã o Estoril Surf Billabong Girls 2010 tem o seu check-in marcado para as 8h30m, na estrutura principal, em S. Pedro do Estoril, com possível arranque por volta das 9h30m, hora a que se dará também início ao Troféu de Surf Feminino, uma competição por equipas entre sócias/alunas de clubes e escolas de surf, naquela que será a maior prova de surf feminino realizada em Portugal até hoje, com cerca de 120 inscritas confirmadas a prometerem muita animação.

UPCOMING QUARTER-FINAL MATCH-UPS ESTORIL SURF BILLABONG GIRLS
Heat 1: Sally Fitzgibbons (AUS) Vs Alana Blanchard (HAW)
Heat 2: Courtney Conlogue (USA) Vs Tyler Wright (AUS)
Heat 3: Jacqueline Silva (BRA) Vs Jessi Miley-Dyer (AUS)
Heat 4: Sage Erickson (USA) Vs Nikita Robb (ZAF)

RESULTS ROUND 5 ESTORIL SURF BILLABONG GIRLS
Heat 1: Sally Fitzgibbons (AUS) 11.75, Courtney Conlogue (USA) 9.05, Bianca Buitendag (ZAF) 7.85
Heat 2: Tyler Wright (AUS) 13.00, Alana Blanchard (HAW) 10.00, Claire Bevilacqua (AUS) 7.40
Heat 3: Jacqueline Silva (BRA) 8.30, Sage Erickson (USA) 7.90, Laura Enever (AUS) 1.60
Heat 4: Nikita Robb (ZAF) 8.70, Jessi Miley-Dyer (AUS) 8.35, Paige Hareb (NZL) 6.65

RESULTS ROUND 4 ESTORIL SURF BILLABONG GIRLS
Heat 1: Courtney Conlogue (USA) 15.75, Tyler Wright (AUS) 11.65, Erica Hosseini (USA), 8.50, Nage Melamed (HAW) 7.40
Heat 2: Sally Fitzgibbons (AUS) 15.25, Claire Bevilacqua (AUS) 10.00, Nicola Atherton (AUS) 6.85, Bruna Schmitz (BRA) 6.65
Heat 3: Alana Blanchard (HAW) 11.15, Bianca Buitendag (ZAF) 9.05, Joanne Defay (FRA) 9.00, Pauline Ado (FRA) 8.40
Heat 4: Sage Erickson (USA) 9.80, Jessi Miley-Dyer (AUS) 9.75, Sarah Baum (ZAF) 7.50, Bethany Hamilton (HAW) 7.35
Heat 5: Laura Enever (AUS) 10.75, Nikita Robb (ZAF) 10.25, Tarryn Chudleigh (ZAF) 7.75, Laurina McGrath (AUS) 6.00
Heat 6: Paige Hareb (NZL) 10.30, Jacqueline Silva (BRA) 9.15, Ornella Pellizzari (ARG) 9.00, Anastasia Ashley (USA) 6.90