segunda-feira, 28 de junho de 2010

MCD Charger In Memory of Zeca Scheffer

Fonte: Ondas do Sul

No dia 10 de junho aconteceu, na Ilha dos Lobos (em Torres/RS) um evento muito especial para o surf brasileiro: o MCD Charger In Memory of Zeca Scheffer, que serviu para demonstrar que o esporte também pode ser uma ferramenta de consciência ambiental. O simples prazer de surfar ondas de 2metros na remada e homenagear um ícone do surf gaúcho uniu a comunidade e trouxe grandes estrelas do surf nacional à cidade.

Entre alguns dos participantes estavam os surfistas: Stephan Figueiredo, Rodrigo “Pedra” Dornelles, Marco Giorgi, Marcelo Trekinho, Alemão de Maresias e Paulo Moura, sendo que os locais ocuparam as primeiras posições. Em quarto lugar ficou Daison Pereira, em terceiro Emerson Peres, em segundo Felipe “Kita” Martins e, em primeiro lugar, para a surpresa de todos, foi anunciado o nome de Zeca Scheffer, sendo sua família convidada pra receber o troféu.

A idéia de Zeca Scheffer sempre foi conciliar surf e consciência ecológica, mostrando que o esporte pode ser um aliado da preservação da Ilha dos Lobos, razão pela qual, não houve premiação em dinheiro aos atletas, mas apenas uma contrapartida ambiental. Um bote inflável de quatro lugares e motor de 40 hp foi entregue ao ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) pela organização do evento e pela comunidade de Torres, para auxiliar na preservação do local. Brindes especiais do evento também foram doados às crianças da rede pública de ensino.

Todos os cuidados ambientais foram tomados durante a realização do MCD Charger. A organização do evento, orientada pelo ICMBio, adotou as medidas necessárias para que a prática do esporte não afetasse o comportamento dos leões e lobos marinhos, de acordo com as restrições e limitações da autorização. A Ilha dos Lobos, categorizada como Refúgio da Vida Silvestre em 2005, abriga, em sua maioria, machos adultos e juvenis de lobos e leões marinhos que migram do Uruguai e Argentina, principalmente durante o inverno, além de diversas espécies de peixes e aves.

O MCD Charger contou ainda com a participação do Procurador da República Ricardo Trunfo, do Corpo de Bombeiros de Torres, do biólogo Christian Linck Luz e do oceanógrafo João André de Mendonça Furtado, que publicarão análises sobre o evento. Cabe ressaltar que o surf na Ilha dos Lobos segue proibido. O formato do evento serviu para demonstrar que a prática ordenada do esporte no local pode ocorrer de forma sustentável, guiada pelo ICMBio e dentro das leis do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação).